Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Uma das diretrizes das políticas sociais setoriais (saúde, assistência social e educação) na atualidade é a gestão democrática. Tais políticas são operacionalizadas por instituições prestadoras de serviço tanto governamentais como não governamentais. Nesse sentido, a democratização da gestão no interior dessas instituições passa a ser um aspecto fundamental para o qual faz-se necessário:

  • A.

    uso dos recursos institucionais de forma normatizada, critérios claros de elegibilidade e participação dos usuários.

  • B.

    economia no uso dos recursos, critérios claros de elegibilidade, acesso universal e direito à fala de todos.

  • C.

    transparência no uso dos recursos, participação nos processos decisórios e socialização de informações.

  • D.

    acesso universal, participação nos processos decisórios e garantia de estrutura hierarquizada e verticalizada.

  • E.

    implantação de novos programas, fim do conceito de concessão de benefícios e socialização de informações.

A concepção de seguridade social vem sendo amplamente discutida no âmbito da profissão do assistente social. Para garantir rigor na qualificação desse conceito, faz-se necessário considerar

  • A.

    a construção histórica da área da previdência social e seu atual processo de privatização.

  • B.

    as políticas de seguridade social, como estratégias de ação coletiva que concretizam direitos, vinculados aos valores da igualdade e justiça sociais.

  • C.

    a ampliação do conceito de seguridade social, com a diversificação das formas de aposentadoria e a inclusão da assistência social como direito universal para todos os brasileiros.

  • D.

    as políticas de seguridade social, como estratégias de intervenção individual que concretizam direitos e valores de igualdade e justiça sociais.

  • E.

    as políticas sociais como espaços que usurpam direitos dos trabalhadores.

A crise da seguridade social dos anos 1980, sob a ótica dos movimentos da economia e da política, indica dois vetores. São eles:

  • A.

    alto grau de especialização e o surgimento de novas profissões.

  • B.

    diminuição dos postos de trabalho no setor industrial e aumento no setor de serviços.

  • C.

    surgimento do mercado informal e da previdência privada.

  • D.

    mudanças no mundo do trabalho e na intervenção do Estado.

  • E.

    ações de corrupção no âmbito da previdência e a flexibilização na esfera dos serviços.

A luta pela democracia, bem como pela consolidação da cidadania, é uma tarefa primordial para toda a sociedade e também para os assistentes sociais, visto que estes atuam nos processos de

  • A.

    manutenção do status quo.

  • B.

    revisão da concessão de benefícios sociais.

  • C.

    manutenção e ampliação dos direitos sociais.

  • D.

    ampliação da flexibilização das relações trabalhistas.

  • E.

    fiscalização e controle das políticas de caráter municipal.

Durante sua atuação no Tribunal Regional do Trabalho, o assistente social foi chamado a oferecer o parecer social em uma ação rescisória. O parecer social caracteriza-se por tratar-se de

  • A.

    opinião isenta de julgamento, a fim de caracterizar a cientificidade do parecer, respeitando as referências teóricas das mais variadas ciências.

  • B.

    esclarecimentos analíticos, com base no conhecimento específico do serviço social; trata-se de exposição e manifestação sucinta, enfocando objetivamente a questão ou a situação social analisada.

  • C.

    relatório circunstanciado do caso, sem constar opinião do assistente social, com intuito de não apontar para tendência alguma.

  • D.

    opinião profissional do assistente social, sem apresentar uma situação específica, fornecendo elementos para melhor avaliação da ação em questão.

  • E.

    processo metodológico para conhecer em profundidade o caso em questão e, nesta situação, especificamente, aspectos da legislação trabalhista.

A complexidade da dinâmica dos atuais processos sociais traz à baila ao assistente social a necessidade de ampliar sua capacidade de conhecimento e de intervenção na realidade. Para tanto, faz-se necessário

  • A.

    priorizar a dimensão técnico-operativa da profissão.

  • B.

    reforçar as atribuições específicas da categoria profissional.

  • C.

    realizar investigações e pesquisas.

  • D.

    contratar assessorias especializadas, que tragam a dimensão da totalidade da realidade.

  • E.

    dominar os fenômenos subjetivos que interferem na vida dos sujeitos.

Dentre as diretrizes da política de atendimento previstas na Lei no 8.069/90, consta a criação de conselhos municipais, estaduais e nacional dos direitos da criança e do adolescente, concebidos como

  • A.

    órgãos governamentais, encarregados pela sociedade de zelar pelo cumprimento dos direitos da criança e do adolescente.

  • B.

    órgãos responsáveis por disciplinar a entrada e permanência de crianças e adolescentes, desacompanhados dos responsáveis, em estádios, estúdios cinematográficos, bailes, boates e congêneres.

  • C.

    responsáveis pela elaboração de programas de apoio sócio-educativo nas três esferas.

  • D.

    deliberativos e controladores das ações em todos os níveis.

  • E.

    consultivos e propositivos dos programas referentes à criança e ao adolescente nas três instâncias.

A política de assistência social, inserida na seguridade social a partir de 1988, tem sua organização pautada no sistema descentralizado e participativo. As entidades e organizações de assistência social devem

  • A.

    requerer ao órgão gestor municipal permissão para contratar profissionais da área social por meio de processo seletivo.

  • B.

    estar inscritas no respectivo Conselho Municipal de Assistência Social.

  • C.

    incluir em seu estatuto a condição de entidade filantrópica.

  • D.

    fazer constar em seu estatuto, explicitamente, o nome de seus representantes no Conselho Municipal de Assistência Social.

  • E.

    prestar constas de suas receitas, despesas e ações ao órgão gestor municipal, a cada biênio.

Especialmente após a promulgação da "Constituição Cidadã", a família tem sido considerada como destinatária preferencial de diversos programas sociais. No seu cotidiano profissional, o assistente social tem como um de seus desafios

  • A.

    discutir o atual processo de modernização e as transformações no seio da família, tornando-a agente principal da exclusão social no país.

  • B.

    conceber a família como instituição da macro-estrutura social e refletir sobre seu protagonismo na contemporaneidade.

  • C.

    ter como pressuposto básico a identificação da incidência da violência social nas relações intra e inter familiares.

  • D.

    estimular as famílias a buscarem soluções imediatistas, face aos parcos recursos destinados aos projetos de enfrentamento à pobreza.

  • E.

    conceber a família em suas múltiplas configurações e apreender suas particularidades como pertencentes a diferentes camadas sociais.

De acordo com o Estatuto do Idoso, é assegurada à pessoa com mais de sessenta anos de idade

  • A.

    o atendimento especial nas ações cíveis e criminais fundadas em interesses difusos, coletivos e individuais indisponíveis ou homogêneos.

  • B.

    a expedição de mandado de segurança contra instituições de atendimento a idosos que descumprirem os dispositivos constantes neste Estatuto.

  • C.

    a prioridade na tramitação dos processos e procedimentos e na execução de atos e diligências judiciais.

  • D.

    a proposição de ação indenizatória por responsabilidade e ofensa contra órgão do setor público ou privado que negar a alguém, por motivo de idade, sobretudo emprego ou trabalho.

  • E.

    o atendimento em todas as instâncias judiciárias no foro de domicílio do idoso.

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