Questões de Serviço Social da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Ao pensar uma Educação que forme indivíduos maduros e cidadãos responsáveis, num clima de liberdade e construção democrática, é correto afirmar que essa Educação deverá suscitar e potencializar nos professores e estudantes pontos essenciais, como:

I. rever paradigmas, modelos, teorias e métodos, adequando-os ou recriando-os em função das promessas e críticas da modernidade e do novo emergente na realidade em construção.

II. elaborar conhecimentos que integram ciência e senso comum, que capacitem os educandos a serem pessoas competentes, democráticas, éticas e solidárias no convívio social e no combate a pobreza e desigualdade.

III. fortalecer os mecanismos de controle dos Conselhos: de Escola, Direitos e Tutelares e, favorecendo sempre que possível a efetiva participação da comunidade.

  • A.

    Se apenas a alternativa I estiver correta.

  • B.

    Se apenas a alternativa II estiver correta.

  • C.

    Se apenas a alternativa III estiver correta.

  • D.

    Se apenas as alternativas I e II estiverem corretas.

  • E.

    Se as alternativas I, II e III estiverem corretas.

A atuação do Assistente Social em Comunidade na perspectiva do método diagnóstico consiste em

  • A.

    dispor-se a ouvir os esquemas e aspirações da comunidade para então apoiá-los.

  • B.

    estabelecer prioridades e motivar a comunidade para atuar sobre as mesmas.

  • C.

    partir de um pressuposto de alienação e desenvolver uma consciência crítica.

  • D.

    estudar, diagnosticar e planejar a ação com a participação da comunidade.

  • E.

    analisar e contribuir para a análise dos fenômenos significativos na medida em que ocorrem.

Um princípio básico de S. S. de Grupo consiste em respeitar a sua autonomia, o que se qualifica como

  • A.

    não interferência nas propostas e orientação do grupo.

  • B.

    necessidade de manipulação do grupo para que ele agindo aprenda a agir.

  • C.

    aceitação da direção e decisões do grupo, guardando clareza quanto às possibilidades de contribuição profissional nesse processo.

  • D.

    interferência no processo grupal somente quando solicitado explicitamente pelo grupo.

  • E.

    aceitação do caráter de autonomia do grupo, na medida em que o mesmo já tenha atingido o grau de maturidade esperado.

As maiores conquistas dos movimentos sociais, na última década, são circunscritas no âmbito da

  • A.

    política, educação e saúde.

  • B.

    cidadania, participação e educação popular.

  • C.

    cidadania, geração de renda e habitação.

  • D.

    participação, geração de renda e educação popular.

  • E.

    cidadania, organização social e trabalho.

O fio condutor de uma entrevista - o foco ou o tema a ser explorado - está ligado

  • A.

    aos motivos que determinaram a entrevista.

  • B.

    a metodologia na qual se apóia a entrevista.

  • C.

    a capacidade do entrevistador em aconselhar o entrevistado.

  • D.

    a curiosidade do entrevistador.

  • E.

    a história de vida do entrevistado.

No planejamento para a ação profissional do Assistente Social, freqüentemente, em sua primeira aproximação com a problemática, as informações preliminares são obtidas através de

  • A.

    pesquisa em profundidade de problemas específicos.

  • B.

    pesquisa de dados secundários e observação sistemática.

  • C.

    operacionalização dos conceitos básicos da ação programada.

  • D.

    análise de conteúdo do discurso da população.

  • E.

    correlação entre a oferta e a demanda de serviços.

O Serviço Social utiliza-se do planejamento muitas vezes como instrumento para as ações que pretende desenvolver. O projeto, nessa perspectiva,

  • A.

    é desnecessário para a intervenção.

  • B.

    controla a execução da ação.

  • C.

    é o meio para organizar as ações.

  • D.

    estipula os prazos de execução.

  • E.

    auxilia na consecução das etapas do plano.

A "Sociedade-Providência" no Brasil tem como lógica

  • A.

    a rede de solidariedade.

  • B.

    o direito proclamado e adquirido.

  • C.

    o direito e as normas.

  • D.

    a rede de prestação de serviços.

  • E.

    a defesa e a proteção social.

Uma das grandes reclamações da população quanto à saúde é a dificuldade de atendimento em ambulatórios de especialidades, sobretudo quando se trata de doenças crônicas. Este fato implica que a população enfrente longas filas durante as madrugadas, ou que muitas vezes espere por meses a consulta especializada que necessita. Como Assistente Social você foi indicado para acompanhar um movimento reivindicatório no sentido de melhor eficiência e eficácia neste atendimento. Em qual dos príncípios e diretrizes o movimento deve se pautar para sustentar tal reivindicação?

  • A.

    Universalidade de acesso aos serviços de saúde e capacidade de solução dos serviços em todos os níveis de assistência.

  • B.

    Definição de instâncias e mecanismos de controle técnico e especializado junto aos serviços de saúde.

  • C.

    A legitimidade da criação de comissões intersetoriais de acompanhamento das ações do Sistema Único de Saúde.

  • D.

    Integração dos serviços em nível executivo de ações de saúde e organização de um sistema de avaliação e acompanhamento.

  • E.

    Participação popular no processo de formulação e execução das políticas de saúde e estabelecimento de prioridades de acordo com a realidade local.

Embora o Estatuto da Criança e do Adolescente proíba o trabalho de criança, o processo de pauperização brasileiro nas últimas décadas tem levado milhões de crianças a buscar na rua maneiras de ajudar na renda familiar. Estes são apenas dois fatores que levam a um crescente número na evasão escolar. Neste sentido, constata-se que

  • A.

    as famílias são as responsáveis pela educação dos filhos, cabendo a elas garantir a permanência da criança na escola.

  • B.

    o trabalho precoce ajuda as crianças e adolescentes a fortalecer o desenvolvimento emocional, físico e moral para a vida adulta.

  • C.

    a ausência dos serviços sociais adequados somada ao analfabetismo nas famílias das crianças e dos adolescentes são responsáveis pela evasão.

  • D.

    a pobreza, associada à falta de estímulos, limita a aprendizagem das crianças e dos adolescentes fator este que determina a evasão.

  • E.

    mantém-se a histórica dicotomia educação/trabalho o que facilita ainda mais a dupla exclusão.

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