Questões de Turismo do ano 2020

Lista completa de Questões de Turismo do ano 2020 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

As políticas públicas surgem como ferramenta do estado para gerir os bens públicos, a partir de ações que elabora e executa para atender aos interesses gerais da sociedade.


Em relação à Política de Turismo no Brasil, é incorreto afirmar:

    A) Em 1966, foi promulgado o Decreto-Lei n° 55, que estabeleceu diretrizes para a elaboração de uma política nacional de turismo e criou o Conselho Nacional de Turismo e a Empresa Brasileira de Turismo (Embratur).

    B) Em 1994, foi iniciado um processo de construção de uma diretriz nacional para a política de turismo no país, com a instituição do Programa de Turismo Doméstico Rodoviário (TDR), visando estimular viagens turísticas na baixa temporada.

    C) À posse do novo presidente da República, em 1° de janeiro de 2003, em Medida Provisória n° 103, que dispõe sobre a organização da Presidência da República e dos Ministérios, foi criado o Ministério do Turismo.

    D) Em 1991, foi sancionada a Lei n° 8.181, que deu nova denominação à Embratur, como Instituto Brasileiro do Turismo, transformando-a em autarquia e vinculando-a à Secretaria de Desenvolvimento Regional da Presidência da República.

De acordo com Petrocchi (2002), a análise macroambiental é um diagnóstico do sistema de turismo e está entre os primeiros passos do planejamento. Se ele falhar, os pontos eventualmente não levantados permanecerão sem solução, caso sejam impedimentos ao turismo. Se, ao contrário, forem potencialmente positivos, jamais poderão ser aproveitados.


São pontos fracos da análise macroambiental de um hipotético município brasileiro, exceto:

    A) Deficiência no sistema de limpeza local.

    B) Má qualidade na prestação de serviços.

    C) Deficiências na telefonia celular.

    D) Desinteresse dos setores públicos municipais pelo turismo.

De acordo com Boullón (2002), ao comparar os elementos que integram a teoria do espaço turístico ao tipo de superfície que abrangem e as formas gerais que adotam, em relação às características físicas, pode-se agrupá-los em três categorias: as que abrangem superfícies relativamente grandes, as pontuais, e as que abrangem superfícies relativamente pequenas e longitudinais.


São exemplos de elementos que integram a categoria que abrange superfícies relativamente grandes, exceto:

    A) Áreas.

    B) Núcleos.

    C) Centros de escala.

    D) Centros de distribuição.

“A percepção de uma cidade não é total e instantânea, mas se realiza no transcurso do tempo, pela soma das imagens parciais que o espaço físico transmite e que o homem registra em sucessivas vivências. Por meio de uma série de elementos formais constrói-se a imagem da paisagem urbana.”


BOULLON, Roberto. Planejamento do espaço turístico. Tradução de Josely Vianna Baptista. Bauru: EDUSC, 2002.


Segundo Boullón (2002), os espaços abertos ou cobertos de uso público, em que o turista pode entrar e percorrer livremente, são definidos como

    A) marcos.

    B) bordas.

    C) logradouros.

    D) setores.

Para que a atividade turística ocorra, é necessário que haja o deslocamento de pessoas do núcleo emissor para o núcleo receptor. Segundo Braga (2007), a pesquisa da demanda e a distinção entre os tipos de demanda são imprescindíveis na estruturação dos planos de desenvolvimento de uma destinação ou de um empreendimento turístico.


No universo da demanda turística, o conjunto de pessoas motivadas a viajar, mas que, no momento do estudo, não o fazem por motivos passageiros, é chamado de

    A) demanda futura.

    B) não turista absoluto.

    C) demanda potencial.

    D) demanda efetiva.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...