Existem diversos métodos consagrados para avaliação de  desempenho dos colaboradores de uma organização.  Alguns métodos são pautados por medidas objetivas com  foco no resultado alcançado pelo funcionário, enquanto  em outros a avaliação se dá por meio de medidas subjetivas  baseadas na percepção do avaliador sobre aspectos  do avaliado. O método que constitui exemplo da primeira  categoria é:
						
						-                              A.                                                  Escala gráfica, em que cada fator de desempenho  recebe uma avaliação quantitativa.
-                              B.                                                  Lista de verificação, no qual é utilizado um formulário  de dupla entrada com fatores de avaliação previamente  definidos e graduados.
-                              C.                                                  Escolha forçada, baseado na observação e registro  de comportamentos considerados extremos, tanto  positivos, como negativos.
-                              D.                                                  Incidentes críticos, no qual se compara pares binários  de funcionários, apontando aquele que apresenta  o melhor desempenho em situações desafiadoras.
-                              E.                                                  Avaliação participativa por objetivos, que considera o  estabelecimento consensual de objetivos entre gerentes  e subordinados.