Questão número 330305

Para alguns teóricos, como Pierre Bourdieu, é polêmica e muito questionada a definição de opinião pública, bem como sua atribuição nas sociedades e culturas. Diversos estudiosos, no decorrer dos séculos, têm opiniões divergentes no tocante à acepção e ao papel da opinião pública em suas sociedades. Em famoso artigo, publicado em Les Temps Modernes, em janeiro de 1973, Bourdieu externa sua controvertida e lúcida tese quanto ao tema, já a partir do título de sua publicação.

Segundo Pierre Bourdieu, a opinião pública

  • A. tem como base da própria concepção um conceito estarrecedor, uma vez que constitui uma criação de sociedades alienadas, totalitárias e dirigidas para a homogeneidade de pensamentos, atitudes e leis.
  • B. não existe, uma vez que os métodos utilizados para a sua aferição – as pesquisas – são eivados de distorções e mesmo de manipulação, como ordenar que as pessoas respondam a uma pergunta diferente da pergunta feita, sendo que a interpretação apenas registra o mal-entendido.
  • C. é incapaz de expressar com exatidão as tendências de uma sociedade, considerando-se que existem particularidades individuais que tendem a mascarar os resultados de uma pesquisa bem-intencionada.
  • D. é fundamental para se conhecer como é a essência da cultura de uma sociedade, tendo-se em vista que, sem o estudo da opinião pública, dificilmente estratos sociais poderiam ser mapeados e conhecidos.
  • E. é confundida com senso comum, embora seja imprescindível sua desmistificação como acolhedora dos anseios de uma nação, pois tende-se a formulá-la com base em conceitos emanados de uma compreensão não embasada em contextos factíveis de mensuração.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...