Questões sobre Opinião Pública

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No que se refere à opinião pública, assinale a alternativa correta.

  • A. A pesquisa de opinião ou sondagem só é feita presencialmente.
  • B. Apesar da abrangência limitada no tocante à temática a ser explorada, a pesquisa de opinião consolidou-se como uma confiável e eficiente forma de se saber o que as pessoas de um perfil definido pensam e como se comportam.
  • C. A pesquisa de opinião pública se dá apenas quando consultadas as percepções da população quanto às ações do governo ou às personalidades políticas.
  • D. No âmbito comercial, a sondagem permite levantar informações, até então ocultas, relativas ao mercado, aos concorrentes, ao próprio negócio ou clientela, subsidiando o planejamento estratégico do negócio.
  • E. A pesquisa de opinião mede o impacto de uma ação ou produto junto a um determinado público, após a execução da estratégia. Quando é feita antes do lançamento do produto ou da execução da ação, é chamada sondagem.

Em 1965, o pesquisador Harwood L. Childs fez uma análise comparativa dos vários conceitos acerca da opinião pública e concluiu que todos erravam ao restringir o sentido da expressão com base em alguma premissa limitante.

Em relação às conclusões de Childs referentes aos limites para os conceitos de opinião pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Conceito: a opinião pública trata das reações e das afirmações definidas em situações aferidas durante entrevistas realizadas por pesquisadores. Limite: não explica quais são os critérios para a realização dessas entrevistas.
  • B. Conceito: a opinião pública compõe-se das opiniões das pessoas que o governo acha por bem respeitar e seguir. Limite: não explica que características essas pessoas devem ter para o governo respeitá-las e segui-las.
  • C. Conceito: a opinião pública trata das atitudes, dos sentimentos e das ideias de um grande número de pessoas acerca de um assunto público importante. Limite: não define com exatidão que assuntos públicos importantes seriam esses e quais não seriam.
  • D. Conceito: a opinião pública é algo que, embora não seja necessariamente consensual, é majoritariamente aceito. Limite: não leva em consideração quais seriam os meios para se aferir com exatidão a opinião pública majoritária de um país, uma vez que mesmo as pesquisas mais minuciosas não conseguem abarcar contingentes populacionais muito numerosos e estabelecem estatísticas com base em uma média cotejada por amostragem.
  • E. Conceito: a opinião pública é um julgamento social ou uma consciência comunitária definida a respeito de uma questão de interesse geral, após discussão racional. Limite: não leva em conta que o processo de formação da opinião pública nem sempre é racional.

Quanto às várias definições de teóricos relativas à opinião pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Jean Jacques Rousseau, na metade do século 18, na obra O Contrato Social, contesta a afirmação de que a vontade do povo é a única origem da soberania e das leis. Para ele, a vontade do povo não pode ser mensurada e, portanto, não pode ser contemplada pelos legisladores, aos quais se destina a responsabilidade de conduzir o interesse público.
  • B. David Hume, no conhecido Ensaio sobre o Entendimento Humano, refuta a tese de que a soberania da opinião pública, longe de ser uma aspiração utópica, é o que pesa e pesará sempre, em todas as horas, nas sociedades humanas. Para ele, a opinião pública é e sempre será manipulada pelos interesses escusos dos legisladores.
  • C. Walter Lippmann, no livro The Phantom Public, admite que uma sociedade, independentemente das próprias leis, da cultura, do nível de formação e das crenças, inevitavelmente responderá homogeneamente a respeito das mesmas questões, uma vez que estas são comuns a toda a humanidade.
  • D. Harwood L. Childs contesta a definição de opinião pública como um juízo relativo aos sentimentos de grupos de indivíduos dos mais informados, inteligentes e moralmente superiores da sociedade a respeito de qualquer assunto. Segundo o referido teórico, tal definição elitiza o sujeito da opinião pública, uma vez que não existem critérios objetivos para definir quem sejam os “moralmente superiores”. Além disso, o conceito expõe clara visão discriminatória, pois estabelece uma distinção entre as opiniões de indivíduos que devem ser considerados com mais deferência, em detrimento dos pareceres de outros indivíduos julgados como pessoas de “segunda classe”.
  • E. John Dewey, na obra The Public and Its Problems, não concorda com a definição de que a opinião pública é o julgamento formado e levado em consideração por aqueles que constituem o público e diz respeito a negócios públicos. Segundo o teórico, determinados problemas comuns a toda uma coletividade, quando contemplados sob a ótica da dimensão privada de cada indivíduo, são apropriados de forma peculiar e particular e assumem nuances distintas, a partir da vivência e das experiências individuais, o que pode influenciar a opinião pública.

Para alguns teóricos, como Pierre Bourdieu, é polêmica e muito questionada a definição de opinião pública, bem como sua atribuição nas sociedades e culturas. Diversos estudiosos, no decorrer dos séculos, têm opiniões divergentes no tocante à acepção e ao papel da opinião pública em suas sociedades. Em famoso artigo, publicado em Les Temps Modernes, em janeiro de 1973, Bourdieu externa sua controvertida e lúcida tese quanto ao tema, já a partir do título de sua publicação.

Segundo Pierre Bourdieu, a opinião pública

  • A. tem como base da própria concepção um conceito estarrecedor, uma vez que constitui uma criação de sociedades alienadas, totalitárias e dirigidas para a homogeneidade de pensamentos, atitudes e leis.
  • B. não existe, uma vez que os métodos utilizados para a sua aferição – as pesquisas – são eivados de distorções e mesmo de manipulação, como ordenar que as pessoas respondam a uma pergunta diferente da pergunta feita, sendo que a interpretação apenas registra o mal-entendido.
  • C. é incapaz de expressar com exatidão as tendências de uma sociedade, considerando-se que existem particularidades individuais que tendem a mascarar os resultados de uma pesquisa bem-intencionada.
  • D. é fundamental para se conhecer como é a essência da cultura de uma sociedade, tendo-se em vista que, sem o estudo da opinião pública, dificilmente estratos sociais poderiam ser mapeados e conhecidos.
  • E. é confundida com senso comum, embora seja imprescindível sua desmistificação como acolhedora dos anseios de uma nação, pois tende-se a formulá-la com base em conceitos emanados de uma compreensão não embasada em contextos factíveis de mensuração.

No contexto das pesquisas de opinião, as opções a seguir apresentam as técnicas de seleção de amostragem probabilísticas, à exceção de uma. Assinale-a.

  • A. Por conveniência.
  • B. Estratificada.
  • C. Por conglomerados.
  • D. Sistemática.
  • E. Aleatória simples.

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens subsequentes. A linguagem técnica e formal deve ser utilizada em instrumentos de coleta de dados quantitativos, uma vez que é a que melhor se adapta a qualquer tipo de público.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens subsequentes. As amostragens não probabilística e representativa, utilizadas em pesquisas com grupos focais, devem ser evitadas nos casos em que o objetivo da pesquisa seja avaliar as reações de consumidores a novos produtos ou serviços.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de pesquisas de opinião e de mercado, julgue os itens subsequentes. A confirmação ou a refutação de hipóteses formuladas na etapa de definição do problema de pesquisa podem ser obtidas por meio da análise de dados quantitativos ou qualitativos de estudos descritivos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Para Figueiredo e Cervellini, a opinião pública pode ser entendida como “todo fenômeno que, tendo origem em um processo de discussão coletiva e que se refira a um tema de relevância pública (ainda que não diga respeito a toda a sociedade), esteja sendo expresso publicamente, seja por sujeitos individuais em situações diversas, seja em manifestações coletivas”.

A partir dessa perspectiva, é correto afirmar que a opinião pública

  • A. pode ser expressa individualmente, mas deve refletir a opinião de um grupo.
  • B. pode versar sobre qualquer assunto independente de sua relevância.
  • C. não necessita de visibilidade nem de ser expressa publicamente.
  • D. é o somatório de diversas opiniões individuais aferidas por pesquisas de opinião.
  • E. pode se constituir por meio do debate público ou por uma crença individual não manifesta.

O maior investimento que uma organização pode fazer para minimizar o efeito de crises junto à opinião pública, através da empresa, consiste em:

  • A. melhorar os procedimentos operacionais para que não haja falhas nos processos da organização;
  • B. estabelecer uma política que centralize as informações em um setor específico de comunicação;
  • C. realizar um treinamento específico para crises com o corpo técnico-gerencial;
  • D. fazer uma pesquisa de imagem regular para orientar as publicações institucionais da organização;
  • E. manter um bom relacionamento profissional entre a assessoria de imprensa com os jornalistas dos veículos externos.
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