Questão número 332857

A respeito do processo de preparação de originais, assinale a alternativa correta.

  • A. Consiste no segundo contato com o autor de uma publicação, após a primeira revisão, a fim de receber dele o briefing referente ao correto processo de edição da obra, com dicas quanto à linguagem a ser considerada e informações acerca de personagens e do estilo a ser respeitado, para que a normalização e a segunda revisão da publicação sejam direcionadas para o adequado fluxo editorial.
  • B. Refere-se à verificação de diagramação dos originais de uma obra, depois que os textos já passaram pelos processos de normalização, revisão e diagramação. Consiste em um processo atento, em que serão comparados os originais da publicação com os textos já diagramados, para que se verifiquem possíveis supressões de frases, parágrafos, páginas, imagens, gráficos, quadros, tabelas etc.
  • C. Refere-se à primeira revisão de uma publicação, que objetiva “limpar” o texto original, corrigi-lo e aperfeiçoá-lo, adaptando-o às normas editoriais, seguindo uma padronização para as citações, para a utilização de maiúsculas e minúsculas, para colocação pronominal, pontuação, estrangeirismos, siglas e topônimos em outros idiomas. Baseia-se em uma leitura minuciosa que considera questões como sintaxe, coerência, ortografia, ambiguidade, repetições desnecessárias, vícios de linguagem, ecos de estrangeirismos, falsos cognatos, ritmos frasais e outras implicações de cunho gramatical e literário.
  • D. É utilizado raramente, hoje em dia, tendo em vista que o advento da impressão digital tornou inúteis determinadas etapas do antigo processo de impressão analógica.
  • E. Era utilizado antigamente para comparar edições diferentes de uma mesma obra ou coleção, com o amparo dos textos da publicação original, assim como o autor a concebeu em seu início.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...