Questão número 333596

Algumas das teorias mais recentes sobre o papel da Comunicação e da Cultura na contemporaneidade estão diretamente ligadas às ideias de pensadores latino-americanos como Néstor García-Canclini e Guillermo Orozco. Dentre as alternativas abaixo, escolha aquela cujo enunciado sintetiza o pensamento latino-americano sobre a Comunicação.

  • A. Os meios de comunicação de massa, por serem fundamentais como Aparelhos Ideológicos de Estado (conforme proposto pelo italiano Antonio Gramsci), acabam por limitar a capacidade de escolha dos indivíduos.
  • B. A noção de recepção é percebida como um processo ativo e que pode ser analisado também à luz dos processos designados pelo espanhol Jesús Martín-Barbero como “mediações”.
  • C. Os meios de comunicação e de entretenimento produzem um simulacro da realidade, conforme denuncia o francês Jean Baudrillard, criando a ilusão de uma atividade crítica por parte da recepção.
  • D. As mensagens midiáticas emitidas devem ser analisadas pelo pesquisador em Comunicação, com base na semiologia do suiço Ferdinand de Saussure e na semiótica do norte-americano Charles Peirce.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...