Questão número 333596

Algumas das teorias mais recentes sobre o papel da Comunicação e da Cultura na contemporaneidade estão diretamente ligadas às ideias de pensadores latino-americanos como Néstor García-Canclini e Guillermo Orozco. Dentre as alternativas abaixo, escolha aquela cujo enunciado sintetiza o pensamento latino-americano sobre a Comunicação.

  • A. Os meios de comunicação de massa, por serem fundamentais como Aparelhos Ideológicos de Estado (conforme proposto pelo italiano Antonio Gramsci), acabam por limitar a capacidade de escolha dos indivíduos.
  • B. A noção de recepção é percebida como um processo ativo e que pode ser analisado também à luz dos processos designados pelo espanhol Jesús Martín-Barbero como “mediações”.
  • C. Os meios de comunicação e de entretenimento produzem um simulacro da realidade, conforme denuncia o francês Jean Baudrillard, criando a ilusão de uma atividade crítica por parte da recepção.
  • D. As mensagens midiáticas emitidas devem ser analisadas pelo pesquisador em Comunicação, com base na semiologia do suiço Ferdinand de Saussure e na semiótica do norte-americano Charles Peirce.
Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...