Questões de Comunicação Social da FUNECE

Lista completa de Questões de Comunicação Social da FUNECE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Algumas das teorias mais recentes sobre o papel da Comunicação e da Cultura na contemporaneidade estão diretamente ligadas às ideias de pensadores latino-americanos como Néstor García-Canclini e Guillermo Orozco. Dentre as alternativas abaixo, escolha aquela cujo enunciado sintetiza o pensamento latino-americano sobre a Comunicação.

  • A. Os meios de comunicação de massa, por serem fundamentais como Aparelhos Ideológicos de Estado (conforme proposto pelo italiano Antonio Gramsci), acabam por limitar a capacidade de escolha dos indivíduos.
  • B. A noção de recepção é percebida como um processo ativo e que pode ser analisado também à luz dos processos designados pelo espanhol Jesús Martín-Barbero como “mediações”.
  • C. Os meios de comunicação e de entretenimento produzem um simulacro da realidade, conforme denuncia o francês Jean Baudrillard, criando a ilusão de uma atividade crítica por parte da recepção.
  • D. As mensagens midiáticas emitidas devem ser analisadas pelo pesquisador em Comunicação, com base na semiologia do suiço Ferdinand de Saussure e na semiótica do norte-americano Charles Peirce.

Em seu livro Jornalismo Econômico (1996), o jornalista e professor Bernardo Kucinski afirma que as agências de notícias “sempre foram o veículo principal de disseminação da informação econômica em escala mundial” e, mais adiante, que “a história das grandes agências coincide com a própria história dos impérios econômicos”. Tais passagens da obra de Kucinski nos levam a considerar que existe uma

  • A. tendencial padronização político-ideológica no noticiário econômico de grandes agências de notícias, como Reuters, United Press (UP) e Associated Press (AP).
  • B. ampla liberdade de informação econômica, uma vez que a maioria dos jornais brasileiros têm contratos com várias agências de notícias ao mesmo tempo, como Tass e EFE.
  • C. forte discriminação negativa das agências noticiosas em relação a instituições financeiras sérias, como BM&FBOVESPA, NYSE e NASDAQ.
  • D. forte discriminação negativa das agências noticiosas em relação a instituições financeiras sérias, como BM&FBOVESPA, NYSE e NASDAQ.

Vários autores, como Antônio Fausto Neto e Eliseo Verón, apontam para a existência de um fenômeno recente na história da humanidade, chamado “midiatização da sociedade”. Tal fenômeno é caracterizado

  • A. pelo impacto do advento da invenção da imprensa por Johann Gutenberg.
  • B. pelo crescimento exponencial da população mundial ao longo do século XX.
  • C. pela expansão da cultura de massa no período do pós-II Guerra Mundial.
  • D. pelo acesso crescente dos indivíduos às tecnologias de informação.

No campo do jornalismo, a expressão “pirâmide deitada” implica

  • A. que o trabalho jornalístico se tornou mais fácil, pois o repórter passa muito tempo à frente do computador coletando dados, o que gera a figura contemporânea do “jornalista sentado”.
  • B. que existe um novo jargão do campo jornalístico, que é equivalente a “acidente improvável”, como a queda de um avião logo ao levantar voo, por exemplo.
  • C. que o texto jornalístico deve buscar oferecer links, recursos digitais, infografias e matérias relacionadas ao assunto para o leitor poder se aprofundar.
  • D. que a expressão “pirâmide invertida” se tornou obsoleta nos meios jornalísticos de modo geral e independentemente do tipo de veículo ao qual nos referimos.

Um debate que vem se acirrando nos últimos tempos, também no campo do Jornalismo, é o referente à noção de “pós-verdade”, ou seja, ao fato de que determinados acontecimentos deliberadamente falsos são disseminados como sendo verdadeiros, reforçando as opiniões daqueles que neles creem. Um exemplo disso encontramos no livro Adeus à Verdade (2009), no qual o filósofo italiano Gianni Vattimo lembra que a guerra ao Iraque (2002-2003) foi pautada em uma mentira divulgada por George Bush (então presidente dos Estados Unidos) e Tony Blair (então primeiro-ministro britânico): a de que Saddam Hussein (então presidente do Iraque) possuiria armas de destruição em massa em seu poder (o que não foi confirmado). A partir de tudo isso, é correto afirmar que

  • A. a Internet, paradoxalmente, é tanto o espaço no qual as “pós-verdades” mais circulam quanto o espaço no qual o jornalista pode tentar melhor se informar sobre a veracidade delas.
  • B. os meios de comunicação devem repensar várias de suas rotinas produtivas, deixando de dar espaço para as notícias políticas, já que todas elas tendem contemporaneamente a ser “pós-verdades”.
  • C. o atual jornalista deve se tornar cada vez mais independente, trabalhando sozinho e sem fontes e auxiliares, para uma melhor e mais apurada checagem das informações que chegam até ele.
  • D. as assessorias de comunicação podem se beneficiar diretamente do expediente da “pós-verdade”, desde que isso implique a satisfação ética do(s) seu(s) assessorado(

Uma tendência do jornalismo contemporâneo é a preparação de conteúdos buscando a feitura de publicações multiplataforma. Atente ao que se diz a esse respeito:

I. É importante que os conteúdos jornalísticos produzidos se adequem a vários suportes.

II. Essas possibilidades caracterizam a chamada terceira geração do jornalismo na Internet.

III. A multimidialidade, pensada como combinação de linguagens, surge com a Internet.

IV. É secundária uma maior preocupação com o projeto gráfico de um produto multimídia.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I e IV.

Um conceito clássico em Sociologia é o de “profecia autorrealizável” (self-fulfiling prophecy), proposto por Robert K. Merton em fins dos anos 1940. Segundo ele, uma profecia autorrealizável é uma definição falsa de uma situação que suscita um novo comportamento, o qual faz com que a concepção originariamente falsa se torne posteriormente verdadeira. Em suma: algo é falso ou improvável, mas determinadas ações humanas fazem com que isso se torne possível e, consequentemente, realizável, portanto, “verdadeiro”. Por vezes, na área do jornalismo econômico, pode ocorrer tal situação. É o que ocorre quando, na imprensa, saem os seguintes tipos de informação:

I. especulação sobre a falta de uma determinada commoditie no mercado;

II. anúncio de um novo pacote econômico do governo federal;

III. troca do presidente do Banco Central no meio de um mandato;

IV. notícia de que um banco pode falir em algumas semanas.

Estão corretas somente as complementações contidas em

  • A. I e II.
  • B. II e III.
  • C. III e IV.
  • D. I e IV.

No livro Jornalismo de TV (2010), as autoras Luciana Bistane e Luciane Bacellar afirmam que, na TV, a reportagem não precisa ter início com o lide, pois ele está na “cabeça”. Dentro do jargão telejornalístico, dizer que o lide está na “cabeça” significa dizer que o lide está

  • A. espalhado pela reportagem.
  • B. no meio da reportagem.
  • C. no fim da reportagem.
  • D. no texto do apresentador.

Atente ao seguinte enunciado: “No âmbito do impresso, o título jornalístico _______ do texto que acompanha”.

Assinale a única opção que NÃO completa corretamente a lacuna do enunciado acima.

  • A. deve ser extraído ipsis litteris
  • B. logicamente é o início
  • C. é uma chave para a compreensão
  • D. pode ser entendido como um ‘superlide’

Alguns autores, como Pery Cotta (Jornalismo: teoria e prática, 2005), argumentam que algumas raízes “genéticas” do texto jornalístico estão presentes na Arte Retórica, de Aristóteles. O filósofo grego, por exemplo, fala daquilo que chama de “exórdio” como sendo o começo do discurso, no qual o orador deve expressar logo de entrada o que pretende dizer e apresenta o seu plano ao público. Os componentes do texto jornalístico que equivalem lógica e estruturalmente ao exórdio são

  • A. entretítulo e desfecho do texto.
  • B. título e lide.
  • C. foto e legenda.
  • D. serviço e calhau.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...