Questão número 690478

A traqueostomia é um procedimento para tratamento de insuficiência respiratória por inúmeras razões, mas pode comprometer a deglutição, sendo considerada fator de risco para disfagia orofaríngea. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.

    A) A traqueostomia interfere diretamente na fase faríngea da deglutição, na qual o rebaixamento e a posteriorização da laringe têm importância fundamental para evitar aspiração.

    B) No início da deglutição, o osso hioide desloca-se para baixo e para trás, contraindo os músculos tíreo-hióideos que aproximam a laringe do osso hioide de forma sincronizada; todo esse processo é afetado pela traqueostomia.

    C) A contração dos músculos tíreo-hióideos faz girar a epiglote para uma posição vertical, porém esse mecanismo fica prejudicado em pacientes traqueostomizados, o que provoca aspiração em razão da diminuição da pressão subglótica.

    D) Com a traqueostomia há um prejuízo no transporte do bolo alimentar, ficando impedido o fechamento do esfíncter esofágico superior, o que leva o paciente à aspiração, já que o paciente traqueostomizado não apresenta reflexo da tosse.

    E) O desvio de ar pela cânula de traqueostomia leva à diminuição da sensibilidade da laringe e das pregas vocais, o que pode fazer que alguns pacientes não percebam resíduos alimentares na laringe e não apresentem reflexo de proteção ao aspirarem os resíduos.

Próxima Questão
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...