Questões sobre Gestão por resultado

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A implantação da gestão por resultados na administração pública envolve

  • A.

    orientar a avaliação da administração governamental pelos custos do serviço prestado.

  • B.

    difundir em toda a administração pública o controle por objetivos e metas.

  • C.

    adotar indicadores de produtividade dos servidores públicos, para poder demitir os improdutivos.

  • D.

    garantir uma ampla transparência dos serviços públicos, permitindo o controle pela sociedade.

  • E.

    orientar as políticas de recursos humanos pelos parâmetros de avaliação de pesquisas de opinião pública.

Assinale a opção correta no que se refere à gestão de resultados na produção de serviços públicos.

  • A.

    A implementação de mecanismos de avaliação institucional garante uma boa prática de gestão pública.

  • B.

    A gestão pública por resultados busca o alcance dos resultados, já que considera, para fins dessa técnica de gestão, resultado igual a produto.

  • C.

    Os indicadores utilizados na gestão pública por resultados têm como finalidade exclusiva o monitoramento do atingimento dos resultados propostos em seus objetivos.

  • D.

    A adoção da gestão pública por resultados limita a autonomia do gestor público na forma como implementar a produção dos serviços públicos, em função dos resultados acordados.

  • E.

    A gestão pública por resultados desenvolveu-se como uma estratégia que tem início no momento do planejamento estratégico e vai até o processo de feedback das políticas públicas.

A respeito da administração pública, julgue os itens a seguir.

Na gestão por resultados, deve-se procurar equilibrar os instrumentos de controle utilizados antes da ação governamental com aqueles voltados para o monitoramento e a avaliação a posteriori.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com base nos conceitos da administração pública e na legislação e experiência brasileiras nessa área, julgue os itens de 179 a 194.

O controle dos resultados de forma descentralizada, na administração pública, depende de um grau de confiança limitado nos agentes públicos, que, mesmo com estrito monitoramento permanente, devem ter delegação de competência suficiente para escolher os meios mais apropriados ao cumprimento das metas prefixadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão pública de resultados, assinale a opção correta.

  • A.

    Nos últimos anos, o mundo tem assistido ao nascimento da postura do governo empreendedor, que não se preocupa com o cidadão como cliente, mas busca padrões otimizados de eficiência e eficácia, com ética e transparência, na gestão dos recursos públicos com responsabilidade fiscal.

  • B.

    Caracterizado pela busca pró-ativa de resultados, pela eficiência e pela eficácia da gestão pública, o modelo do governo empreendedor se contrapõe ao modelo do governo burocrático, voltado para o controle interno e para a mera conformidade com os custos orçados.

  • C.

    A gestão empreendedora preocupa-se com o cidadão como cliente, mas não tem como premissa básica o gerenciamento eficaz dos recursos tributários coletados.

  • D.

    A gestão voltada para os resultados valoriza a quantidade em detrimento da qualidade do produto obtido.

  • E.

    O contrato de gestão, pela sua característica singular, não pode ser considerado um instrumento da gestão pública de resultados.

Com referência aos conceitos e situações aplicáveis à administração pública, bem como à experiência e à legislação brasileira nesse setor, julgue os itens de 191 a 205.

A avaliação de programas confronta os resultados alcançados com os objetivos e metas previamente estabelecidos. A importância da duração como um aspecto da avaliação de programas decorre do efeito de maturação nas medidas de avaliação. Assim, quanto mais longo for o programa em termos de efeito menor será a probabilidade de que fatores não previstos ou planejados, estranhos ou mesmo desconhecidos tenham influência nos seus resultados.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca da administração pública brasileira, julgue os itens subseqüentes.

Embora a gestão por resultados seja incentivada no atual modelo de administração pública brasileiro, a legislação em vigor veda a concessão aos servidores de qualquer parcela remuneratória que tenha por base a avaliação de desempenho ou os resultados obtidos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de resultados, ao paradigma do cliente e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.

Na análise do paradigma do cliente na gestão pública, é de grande relevância a distinção que cada sociedade estabelece entre bens públicos e privados. Aos bens considerados públicos, deve-se aplicar o princípio da não-exclusão, segundo o qual o consumo é efetuado individualmente, e não, coletivamente.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão de resultados, ao paradigma do cliente e à gestão estratégica, julgue os próximos itens.

A maioria dos autores reconhece que o novo perfil do Estado e, por conseqüência, o da administração pública têm de estar mais voltados para a sociedade, ou seja, para o cidadão, o que exige muito mais participação e transparência. Nesse sentido, vem-se recomendando a substituição da estrutura estatal piramidal pela estrutura de rede apontada como novo paradigma de gestão pública.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da abordagem da gestão de resultados na Administração Pública, é correto afirmar:

  • A. O Plano Plurianual prevê clara relação entre os resultados dos programas e os resultados das políticas públicas aos quais se relacionam.
  • B. Planejamento estratégico é uma abordagem de negócios centrada em variáveis de mercado e sua utilização em organizações públicas gera resultados distorcidos.
  • C. O componente institucional das avaliações de desempenho utilizadas para efeito de pagamento das gratificações variáveis considera, na maior parte das vezes, metas de ações e não de desempenho.
  • D. A gestão de resultados tem como vantagem a alta correlação entre complexidade do contexto geral e de setores específicos e a revisão de objetivos e metas.
  • E. A maior dificuldade na aplicação desse conceito, pela Administração Pública, consiste na ausência de instrumentos capazes de refletir os objetivos estratégicos do Estado.
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