Questões sobre Gestão por resultado

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Os conselhos de gestão responsáveis por estabelecer as diretrizes para as políticas públicas em suas respectivas áreas de atuação são conhecidos como

  • A. deliberativos.
  • B. executivos.
  • C. fiscalizadores.
  • D. normativos.
  • E. consultivos.

Quanto à gestão de resultados na produção de serviços públicos e ao paradigma do cliente na gestão pública, julgue os itens subsecutivos. No modelo de gestão de resultados, os objetivos genéricos estabelecidos durante a fase de formulação de políticas públicas devem ser convertidos em ações concretas que contenham indicadores de desempenho.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão por resultados e à gestão de pessoas no serviço público, julgue os itens seguintes. No setor público, a administração por objetivos preconiza um sistema de remuneração fixa, vinculado ao alcance dos objetivos e metas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Assinale a opção correta quanto à gestão por resultados na produção de serviços públicos, às redes organizacionais e à comunicação na gestão pública.

  • A. Nos contratos de gestão celebrados entre a administração pública e os interessados em executar determinado serviço público, o foco principal é o acompanhamento e o controle dos procedimentos legais, sendo facultativa a determinação de metas e resultados a serem alcançados.
  • B. A administração pública burocrática, pautada na gestão por resultados, prioriza manter a proporcionalidade entre a entrada de recursos e os resultados por eles gerados, a fim de alcançar maior eficácia e eficiência institucional.
  • C. A gestão por resultados na produção de serviços públicos contribui para o alinhamento entre o planejamento, a execução, a avaliação e o controle das ações governamentais, bem como para a melhoria do processo de accountability da gestão pública.
  • D. As redes organizacionais são representadas por canais de informação implementados, exclusivamente, quando a formulação de programas sociais envolve múltiplas organizações que demandam agilidade na troca de informações.
  • E. No desenvolvimento de parcerias público-privadas, a descentralização de decisões, o compartilhamento de competências e a pouca disseminação dos objetivos comuns dificultam a prestação de serviços com excelência.

A introdução da contratualização de resultados na administração pública atende a um conjunto de objetivos específicos relevantes, que podem servir para avaliar, controlar, orçar, promover, motivar, comemorar, aprender e melhorar.

A contratualização de resultados para adequada determinação de recursos a serem alocados em projetos de uma agência é associada ao objetivo de

  • A. aprender
  • B. comemorar
  • C. melhorar
  • D. orçar
  • E. promover

A gestão por resultados, na Administração pública brasileira, esteve relacionada com a seguinte mudança institucional e/ou legal:

  • A. descentralização das políticas sociais.
  • B. criação da burocracia.
  • C. criação do Departamento Administrativo do Serviço Público.
  • D. criação das Organizações Sociais.
  • E. expansão da Administração Indireta.

No processo de evolução da Administração pública, o paradigma pós-burocrático que conduziu ao modelo gerencial introduziu, como inovação em relação ao modelo anterior,

  • A. a meritocracia.
  • B. a impessoalidade.
  • C. a racionalidade.
  • D. a hierarquia.
  • E. o controle de resultados.

A contratualização de resultados começou a ser adotada de maneira mais intensa no Brasil a partir da década de 1990. É correto afirmar que a contratualização de resultados

  • A. é um instrumento usado no estabelecimento de metas dentro da Administração Direta.
  • B. requer necessariamente o estabelecimento de um contrato com metas e meios de como alcançá-las.
  • C. prioriza o estabelecimento de metas, característico da administração burocrática.
  • D. avançou mais nas áreas de segurança pública e meio ambiente do que nas demais políticas públicas.
  • E. esteve associada ao movimento de reforma administrativa no plano federal, mas não obteve sucesso nos governos subnacionais.

Sobre a gestão de resultados na Administração pública, é correto afirmar:

  • A. O estabelecimento de metas no setor público e no setor privado são semelhantes, na medida em que é orientado pelo cumprimento de procedimentos e normas.
  • B. A legalidade e a impessoalidade são características da administração burocrática e, consequentemente, orientam a elaboração de metas e o seu alcance.
  • C. A contratualização de resultados é um instrumento da administração burocrática e consiste no estabelecimento de parcerias público-privadas.
  • D. A hierarquia é essencial para o estabelecimento de um contrato de gestão, pois essa característica assegura o próprio cumprimento do contrato.
  • E. O controle por resultados é um instrumento da administração gerencial e pode envolver a contratualização de resultados e contratos de gestão.

Na gestão por resultados, de acordo com o Modelo de Excelência em Gestão Pública (MEGP), a avaliação é realizada em torno de nove dimensões subdivididas em categorias de itens de avaliação.

É um item de avaliação da dimensão sociedade:

  • A. análise de desempenho da organização;
  • B. capacitação e desenvolvimento;
  • C. ética e controle social;
  • D. governança e governabilidade;
  • E. relacionamento com os cidadãos-usuários.
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