Questões sobre Gestão por resultado

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O sucesso da implementação da gestão por resultados depende de um conjunto integrado de fatores, muitos deles de natureza institucional.

Nesse sentido, a implementação será prejudicada caso o modelo:

  • A. preveja uma orientação normativa;
  • B. expresse uma decisão estritamente técnica;
  • C. esteja sintonizado com crenças e valores da organização;
  • D. represente efetivamente como os indivíduos serão avaliados;
  • E. contemple elementos que proporcionem estabilidade e gerem hábitos.

A gestão por resultados é parte da nova Administração Pública, altamente recomendada por se tratar da tradução dos objetivos das Políticas Públicas em resultados. Essa nova metodologia de gestão vai de encontro aos problemas e mecanismos comuns da Administração Pública. Alguns desses mecanismos são:

  • A. alta capacitação de funcionários e manutenção de estruturas burocráticas robustas;
  • B. coordenação por supervisão direta, padronização de procedimentos e de habilidades;
  • C. patrimonialismo, insulamento burocrático e clientelismo;
  • D. coordenação por supervisão indireta, flexibilização de procedimentos e multiplicidade de habilidades;
  • E. distribuição de funções, enrijecimento de estruturas burocráticas e práticas paternalistas.

No âmbito da administração pública no Brasil, é correto afirmar que ênfase nos resultados, no atendimento aos interesses reais do cidadão, redução de níveis hierárquicos e o conceito de cidadão-cliente são exemplos de premissas da

  • A. administração pública burocrática.
  • B. reengenharia de qualidade promovida pela reforma administrativa.
  • C. administração pública patrimonialista-burocrática.
  • D. administração pública patrimonialista.
  • E. administração pública gerencial.

Com relação à gestão por resultados na produção de serviços públicos, julgue os itens subsecutivos. Uma gestão eficaz de serviços públicos orientada por resultados implica a totalidade do atendimento das demandas da sociedade, sem margens a atendimentos parciais.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação à gestão por resultados na produção de serviços públicos, julgue os itens subsecutivos. A transparência dos objetivos, dos resultados e das metas da organização diminui problemas relacionados aos déficits de informação e permite o compartilhamento e o engajamento coletivo em torno dos mesmos propósitos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação à gestão por resultados na Administração Pública, assinale a alternativa correta.

  • A. Apesar de não estar previsto na Constituição Federal, poderá ser firmado contrato entre administradores da Administração direta ou indireta e o Poder Público, com vistas à fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade e à ampliação da autonomia gerencial, orçamentária e financeira.
  • B. O servidor público estável não poderá perder o cargo em razão de desempenho insuficiente observado na respectiva avaliação.
  • C. Os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidades dos dirigentes de órgãos e entidades da Administração direta e indireta podem ser estabelecidos negocialmente em cada contrato, não sendo objeto de disposição legal.
  • D. A gestão por resultados na Administração Pública passa pela estruturação dos processos do ciclo de gestão das políticas públicas, visando ao alcance de resultados, envolvendo o planejamento governamental, o orçamento, a administração financeira e contábil, a organização administrativa e normas de operação e o funcionamento para os órgãos que a compõem.
  • E. A avaliação especial de desempenho por comissão instituída para essa finalidade não é condição para a aquisição de estabilidade pelo servidor público.

Em relação à gestão de resultados na produção de serviços públicos, assinale a alternativa incorreta.

  • A. A Constituição Federal prevê que a autonomia gerencial, orçamentária e financeira dos órgãos e entidades da administração direta e indireta poderá ser ampliada mediante contrato, a ser firmado entre seus administradores e o poder público, que tenha por objeto a fixação de metas de desempenho para o órgão ou entidade.
  • B. Cabe à lei regular, em relação às entidades e órgãos submetidos aos contratos de gestão, o prazo de duração, os controles e critérios de avaliação de desempenho, direitos, obrigações e responsabilidade dos dirigentes, a remuneração do pessoal.
  • C. Orçamento orientado para resultados é uma das ferramentas para a implantação de gestão por resultados na Administração Pública e detalha, entre outros, objetivos estratégicos, programas, ações, produtos, indicadores e designação de gerentes.
  • D. Eficiência é a adequação racional entre os recursos disponíveis e os fins desejados, sendo que a busca de eficiência é um dos principais objetivos da nova gestão pública.
  • E. O princípio da efetividade foi introduzido na Constituição pela Emenda Constitucional no 19/1998, sendo um dos fundamentos da gestão por resultados na Administração Pública.

O modelo de excelência na gestão pública está alicerçado em fundamentos próprios da gestão de excelência contemporânea e condicionado aos princípios constitucionais próprios da natureza pública das organizações. Nesse contexto, dar autonomia para atingir metas e alcançar resultados, assumir riscos, criar oportunidades de aprendizado e desenvolvimento de competências são ações relacionadas

  • A.

    à cultura da inovação.

  • B.

    ao foco no cidadão e na sociedade.

  • C.

    ao comprometimento com as pessoas.

  • D.

    à gestão participativa.

  • E.

    ao pensamento sistêmico.

Quando introduzida a gestão por resultado em uma organização pública, é importante evitar a

  • A.

    definição de metas precisas que exijam constante avaliação e revisão dos planos.

  • B.

    segmentação das metas em objetivos menores sob a responsabilidade de setores específicos.

  • C.

    interdependência entre as metas de departamentos, favorecendo a autonomia gerencial.

  • D.

    ênfase na hierarquização da organização e os controles formais voltados a processos.

  • E.

    definição das responsabilidades pelos resultados em agentes específicos.

A respeito de gestão de resultados na produção de serviços públicos, balanced scorecard, comunicação na gestão pública e na gestão de redes organizacionais, e noções de elaboração, análise, avaliação e gerenciamento de projetos, julgue os próximos

Uma organização que pretende designar um gerente para projeto deverá selecioná-lo, necessariamente, entre os gestores da organização, em função da experiência pregressa na gerência funcional no âmbito organizacional.

  • C. Certo
  • E. Errado
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