Questões de Administração Pública da Instituto Nacional de Educação (CETRO)

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Assinale a alternativa que apresenta a modalidade do programa que se destina a atender diretamente as demandas e necessidades da sociedade.

  • A. Programas de gestão de políticas públicas.
  • B. Programas de serviços ao Estado.
  • C. Programas finalísticos.
  • D. Programas de apoio administrativo.
  • E. Programas societários.

Um dos principais desafios que se impõe à gestão pública comprometida com resultados é o da produção de indicadores destinados às atividades de diagnóstico, monitoramento e avaliação de programas e projetos. Constituem-se, além disso, em subsídios para as atividades de planejamento público e formulação de políticas sociais, possibilitando o monitoramento das condições de vida e bem-estar da população. Há uma classificação dos indicadores. Os indicadores de avaliação da eficiência, eficácia e efetividade possuem especial interesse nos processos de planejamento, acompanhamento e avaliação dos programas públicos, e se propõem a mensurar

  • A. e qualificar o conjunto de recursos humanos, materiais, institucionais, econômico-financeiros, científicos, tecnológicos etc., necessários à implementação das iniciativas que compõem um plano e sua efetiva utilização no processo de produção.
  • B. o efeito das políticas sociais, ou seja, seu resultado. Buscam dimensionar o impacto dos produtos e serviços na realidade social, estando, portanto, relacionados aos objetivos finais dos programas públicos.
  • C. e traduzir o esforço operacional de alocação e organização dos recursos para obtenção de bens e serviços (produtos) a serem disponibilizados. Possibilita avaliar o percurso e, se necessário, redirecioná-lo.
  • D. e viabilizar a caracterização empírica do contexto socioeconômico e espacial, e evidenciar a gravidade dos problemas, carências e demandas. É preciso construir um retrato amplo e detalhado sobre a situação social vivenciada pela população, para orientar a definição das questões prioritárias a atender, os formatos dos programas a implementar, as estratégias e ações a desenvolver. Constitui-se no ponto a partir do qual se poderá avaliar se o programa está provocando as mudanças e os objetivos previstos.
  • E. a relação insumo-produto. Esse tipo de indicador está relacionado à dimensão da produtividade e tem por objetivo mensurar a relação entre o produto disponibilizado e o resultado alcançado.

Baseando-se nos modelos teóricos de Administração Pública, leia o trecho abaixo.

“A Revolução Industrial e o surgimento do Estado Liberal contribuíram para uma nova ótica sobre o papel do Estado, dando espaço ao surgimento desse modelo, baseado na impessoalidade, no profissionalismo e na racionalidade”.

O modelo a que se refere a descrição acima é o Modelo

  • A.

    Patrimonialista.

  • B.

    Burocrático.

  • C.

    Gerencial.

  • D.

    Racionalista.

Em relação ao poder discricionário do administrador público, assinale a alternativa correta.

  • A.

    É o poder conferido por lei, para que, nos limites nela previstos e com certa parcela de liberdade, adote, no caso concreto, a solução mais adequada para satisfazer o interesse público.

  • B.

    A discricionariedade nunca é parcial ou relativa, sendo totalmente livre, sem limitações por lei.

  • C.

    No que se refere aos atos discricionários, não há a necessidade de haver controle judicial em relação aos elementos vinculados.

  • D.

    Os critérios utilizados para a prática do ato discricionário são a adequação do ato com a situação prevista em lei.

Sobre os conceitos de Controle da Administração Pública, é correto afirmar que são formas de controle realizadas quanto à extensão do controle

  • A.

    o controle hierárquico e o controle finalístico.

  • B.

    o controle judiciário, o controle administrativo ou executivo e o controle parlamentar.

  • C.

    o controle interno e o controle externo.

  • D.

    o controle da legalidade ou legitimidade e o controle de mérito.

Fazem parte do Terceiro Setor organizações formalmente constituídas que tenham sua estrutura básica não governamental, com gestão própria e sem fins lucrativos. Entre as empresas mencionadas abaixo, assinale a alternativa que apresenta a que não se encaixa no conceito acima.

  • A.

    GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas).

  • B.

    Fundação S.O.S. Mata Atlântica.

  • C.

    Central Única dos Trabalhadores (CUT).

  • D.

    Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada).

Com base nos conceitos de Administração Pública Gerencial, é correto afirmar que

  • A.

    constitui um avanço e, até certo ponto, um rompimento com a Administração Pública Burocrática, negando todos os seus princípios anteriores.

  • B.

    a diferença fundamental entre a Administração Pública Gerencial e a Burocrática está na forma de controle.

  • C.

    apesar das mudanças implementadas com a Administração Pública Gerencial, o plano da estrutura organizacional não sofre nenhum tipo de alteração.

  • D.

    assim como na Administração Pública Burocrática, a Administração Pública Gerencial vê o cidadão somente como contribuinte de impostos.

Nas últimas décadas, a avaliação de políticas e programas governamentais assumiu grande relevância para as funções de planejamento e gestão governamentais. A avaliação das políticas públicas pode subsidiar diversos aspectos positivos e são classificadas segundo vários critérios. Considerando o critério quanto ao momento de realização, tem-se as seguintes avaliações:

  • A.

    Avaliação ex-ant e Avaliação ex-post.

  • B.

    Avaliação de Processos e Avaliação de Impactos.

  • C.

    Avaliação Formativa e Avaliação Somativa.

  • D.

    Avaliação Mista e Avaliação Participativa.

Baseando-se nos conceitos de efetividade, em relação à Gestão Pública, a efetividade tem como objetivo

  • A.

    a preocupação com o atingimento dos objetivos desejados por determinada ação estatal.

  • B.

    preocupação com os mecanismos utilizados para a obtenção das metas, buscando sempre meios mais viáveis e econômicos de realizar esses objetivos.

  • C.

    aferir em que medida os resultados de uma determinada ação trazem benefícios à população, averiguando a real necessidade e oportunidade de determinadas ações estatais.

  • D.

    manter o foco na relação custo/benefício das ações.

Na Administração Pública, orçamento-programa é aquele que

  • A.

    evidencia os graus de prioridade que foram dados aos programas de investimentos.

  • B.

    dá transparência ao que se pretende gastar ou comprar pelo relacionamento das receitas a arrecadar com as despesas de custeio programadas.

  • C.

    destaca as metas e objetivos que se propõe realizar por meio de um conjunto de programas para os quais devem ser definidos os objetivos a serem alcançados, os custos envolvidos e as fontes de recursos.

  • D.

    destaca o que se pretende realizar com os recursos provenientes das diversas fontes, pelo ato de restringir os gastos e as compras ao montante da receita estimada.

  • E.

    evidencia em primeiro lugar os recursos disponíveis por natureza e fonte de recursos e, em seguida, define a distribuição desses recursos na manutenção da rede de serviços públicos a que se propõe realizar por meio dos programas administrativos.

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