Questões de Administração Pública da Instituto Americano de desenvolvimento (IADES)

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A Secretaria de Administração de um órgão público decidiu adotar os preceitos da escola liderada por Fayol e irá implementá-los tão logo possa contar com a definição correta da função de controle. Com base nesse caso hipotético, é correto afirmar que a função de controle é a (o)

  • A. ferramenta para administrar as relações com o futuro.
  • B. realização das atividades planejadas, envolvendo dispêndio de energia física e intelectual.
  • C. acompanhamento e a avaliação do desempenho organizacional na realização da própria missão.
  • D. forma de dividir as tarefas entre os departamentos, a depender de critérios a serem seguidos.
  • E. maneira de encontrar, desenvolver e manter a harmonia na força de trabalho.

Com o intuito de melhorar a eficiência dos serviços prestados à sociedade, a presidência de um órgão público, em conjunto com as respectivas Secretarias de Administração, de Planejamento, Orçamento, Finanças e Contabilidade e de Gestão de Pessoas, definiu que o modelo de gestão por resultados seria o mais adequado. Com base nessa situação hipotética , assinale a alternativa que apresenta uma característica integrante desse modelo.

  • A. Contratualização de resultados, autonomias e sanções.
  • B. Planejamento dos resultados e retroalimentação do sistema de gestão para uma única correção de rota, constituindo uma ferramenta operacional.
  • C. Concessão de autonomias aos usuários das políticas públicas.
  • D. Manutenção do comportamento autorreferido da burocracia, alinhando-o com atenção a metas claras e contratualizadas.
  • E. rtimentalização de expectativas de forma clara e transparente, entre determinados agentes políticos internos, demonstrando quais são as diretrizes e os objetivos da organização.

A fim de atingir uma situação ideal, um órgão público pretende afastar as mazelas do paradigma de tempo de serviço para progressão funcional dos próprios servidores. Para alcançar esse objetivo, é necessário que

  • A. na montagem do perfil dos servidores – e das principais etapas do processo seletivo – tenha participação não apenas o gestor, o chefe ou o diretor do órgão, mas também outros membros da equipe ou da seção, pessoas que irão se relacionar mais diretamente com o futuro servidor.
  • B. o levantamento das lacunas de competências existentes em cada equipe de trabalho deve ser deflagrado de modo a atrair os candidatos com o perfil desejado, por meio de publicações voltadas para grupos específicos e de outros meios disponíveis.
  • C. a fase de observação, avaliação e desenvolvimento comportamental sirva de base para orientar a lotação futura dos servidores.
  • D. a comparação dos perfis elaborados pelos setores solicitantes com os perfis dos candidatos busque localizá-los nos espaços organizacionais (carreiras, setores, cargos e funções) apropriados.
  • E. a progressão dos servidores e a definição dos respectivos níveis de remuneração devem refletir as avaliações de competências e de resultados do servidor e a avaliação de desempenho deve ser considerada quesito fundamental na determinação da progressão funcional (ascensão na carreira) e (ou) remuneração variável do servidor.

O Departamento de Planejamento e Administração (DPA) do IPHAN, ao elaborar a proposta orçamentária parcial da autarquia, deverá encaminhar, em formulário próprio, nas tabelas explicativas, informação a respeito de

  • A. receitas arrecadadas apenas no último exercício.
  • B. receita prevista para o exercício a que se refere a proposta.
  • C. despesa empenhada no exercício em que se elabora a proposta.
  • D. especificação dos programas especiais de trabalho custeados por dotações singulares.
  • E. auxílio para investimentos que devam ser incorporados ao patrimônio da autarquia.

A Coordenação-Geral de Planejamento e Orçamento do IPHAN, ao apresentar a iniciativa “implantação de ações de preservação, salvaguarda e valorização do patrimônio cultural” na proposta orçamentária a ser encaminhada ao Ministério da Cultura, estará complementando, com base nas diretrizes do Plano Plurianual 2012-2015 e nas orientações registradas no Manual Técnico de Orçamento 2014, um Programa

  • A. Finalístico.
  • B. de Gestão e Manutenção das Ações da Sociedade.
  • C. de Gestão, Manutenção e Serviços ao Estado.
  • D. Temático.
  • E. de Apoio às Políticas Públicas e Áreas Especiais.

A Superintendência do IPHAN no estado de Pernambuco realizou a obra de restauração do Forte Orange, em Recife, que é uma fortaleza de testemunhos tanto da ação portuguesa quanto da holandesa em Pernambuco colonial. Considerando hipoteticamente que a coordenação de contabilidade da autarquia deseja realizar o registro contábil da despesa referente à compra do material permanente utilizado nessa obra de restauração, é correto afirmar que, segundo o Grupo de Natureza de Despesa (GND), essa coordenação deverá identificar tal aquisição como

  • A. outras despesas correntes.
  • B. inversão financeira.
  • C. investimento.
  • D. amortização da dívida.
  • E. juros e encargos da dívida.

No contexto da administração pública gerencial, o accountability refere-se a (ao)

  • A. planejamento estratégico, que é a capacidade de estabelecer políticas de médio e longo prazo e a preocupação com a sua continuidade.
  • B. controle de receitas e despesas por parte do poder público, mantendo o foco sobre a redução de despesas de custeio.
  • C. prestação de contas à sociedade, contribuindo para o controle social por parte dos cidadãos.
  • D. flexibilização de regras da burocracia pública, aumentando a qualidade dos serviços prestados.
  • E. política monetária, responsável pela estabilização da moeda, garantindo a capacidade de consumo da população.

A administração pública gerencial, ou new public management, propõe uma série de prescrições operativas. Com base nas informações apresentadas, assinale a alternativa correta.

  • A. Centralização do serviços públicos em unidades com capacidades diversas.
  • B. Cumplicidade entre as organizações públicas, evitando que uma se destaque mais do que a outra.
  • C. Desenvolvimento de práticas exclusivas para a administração pública, renunciando às práticas da administração privada.
  • D. Avaliação de desempenho dos servidores e dos resultados da administração pública como um todo.
  • E. Eliminação da frugalidade e da sujeição na administração das contas públicas.

Como as organizações públicas se dedicam à produção de serviços que, normalmente, são heterogêneos, os processos de mensuração e gerenciamento de seus desempenhos tornam-se processos difusos e extremamente complexos. Com base no exposto, a literatura aponta que os indicadores de desempenho devem refletir outcomes e outputs, que avaliam, respectivamente

  • A. impactos e produtos.
  • B. produtos e impactos.
  • C. impactos e finanças.
  • D. eficiência e produtos
  • E. eficiência e finanças.

No intuito de evitar o desperdício, o gasto excessivo com manutenção e o desvio de bens públicos, a administração deve fazer o controle patrimonial. Com base nos conceitos de controle patrimonial, assinale a alternativa correta.

  • A. Para um controle eficiente, não se faz necessário o registro adequado das informações a respeito dos bens móveis, apenas o acompanhamento desses bens após sua aquisição.
  • B. Para a eficácia do controle patrimonial, é importante a atualização tempestiva dos registros de entrada, atualização, movimentação e saída de bens do acervo patrimonial.
  • C. A identificação dos bens não precisa ser individual; basta identificar o lote para se ter o controle.
  • D. A movimentação de bens dentro de um órgão recebe o nome de tombamento.
  • E. Transferência é o processo de saída de bens do respectivo local de guarda para manutenção ou empréstimo, não acontecendo a troca de responsabilidade.
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