Questões de Administração do ano 2014

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O pedagogo, dentro da empresa, tem como objetivo principal auxiliar o desenvolvimento comportamental e psicológico das pessoas, levando o grupo a se relacionar melhor uns com os outros, aprendendo a respeitar e a valorizar as ideias de cada um. Acerca desse pressuposto, analise.

I. O desenvolvimento desse trabalho representa um conjunto de atividades que objetiva explorar o potencial de aprendizagem e a capacidade produtiva das pessoas, visando mudanças de comportamentos e atitudes, assim como a aquisição de novas habilidades e conhecimentos.

II. Possibilita mudanças no desempenho profissional e motivacional do ser humano, gerando competividade, aumento do desequilíbrio harmonioso e, consequentemente, uma boa lucratividade.

III. Deve-se trabalhar continuamente a autoestima do grupo, pois é fundamental para que todos estejam em harmonia, assim os trabalhos fluem com mais facilidade; se um funcionário está com a autoestima baixa, seu rendimento não será tão satisfatório quanto poderia ser.

Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s)

  • A. I, II e III.
  • B. I, apenas.
  • C. I e II, apenas.
  • D. I e III, apenas.
  • E. II e III, apenas.

Partindo do pressuposto de que as pessoas são o grande diferencial das empresas, as ações de treinamento e desenvolvimento têm papel importante, sendo peça-chave no processo de desenvolvimento organizacional, uma vez que alinham os profissionais com as estratégias da empresa. Diante disso, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Treinamento.

2. Desenvolvimento.

( ) É a aquisição sistemática de atitudes, conhecimentos, regras ou habilidades que resultem na melhoria do desempenho no trabalho.

( ) Refere-se a um conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do profissional.

( ) É um processo educacional de curto prazo e que envolve ações que visam ampliar a capacidade das pessoas para o exercício de determinada função ou para a execução de uma tarefa específica.

( ) Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem, não necessariamente relacionadas ao cargo que o profissional ocupa atualmente, mas que proporcionam oportunidades para o crescimento e desenvolvimento profissional.

( ) É um processo educacional de médio ou longo prazo, visando proporcionar à pessoa os conhecimentos que transcendem o que é exigido no cargo atual, preparando-a para assumir funções mais complexas.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 2, 1, 1.
  • B. 1, 1, 1, 2, 2.
  • C. 1, 2, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 2, 1.

Considerando o fragmento do texto exposto e o papel do pedagogo na empresa, analise.

I. Zelar pelas ações de caráter educativo relacionadas ao desenvolvimento do trabalhador com capacitação, além de avaliar e diagnosticar constantemente futuras necessidades ou falhas, indicando metodologias adequadas ao contexto da empresa.

II. Elaborar e coordenar projetos e programas de formação continuada, contribuindo, assim, para o aprimoramento, bem como para a promoção do conhecimento.

III. Promover o acesso ao conhecimento dentro da empresa de forma interdisciplinar e fazer uso de metodologias diversificadas e adequadas ao público com o qual vai lidar, com olhar atento para o alcance dos objetivos traçados pela empresa quanto ao aprendizado dos funcionários, visto ser o diferencial no mercado.

IV. Capacitar os funcionários para provocar mudanças no perfil de cada um, contribuindo para o crescimento da confiança, flexibilidade, criatividade, e se perceber produtivo, capaz de crescer tanto no âmbito profissional quanto pessoal, despertando o prazer no desempenho das funções e favorecendo a empresa que gerar maior produtividade e, consequentemente, bons lucros.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. III e IV, apenas.

A mudança do paradigma da gestão que ocorreu nos anos 80 do passado século XX, em que se dá a passagem de uma lógica de produtividade para um imperativo de competitividade e qualidade, conduziu que o planejamento passasse a ser diferente. A percepção da visão e missão da organização, bem como dos seus objetivos estratégicos, aliados ao conhecimento e às tendências do setor de atividade, passam a definir as linhas de aprendizagem que devem ser levadas em consideração. Considerando o exposto, sobre uma nova lógica de aprendizagem organizacional que se apresenta para desenvolver novas aprendizagens, analise.

I. O planejamento de pessoas passou de uma lógica qualitativa que ganha sentido na expressão “que pessoas são necessárias?” ou “que competências são necessárias?” para uma lógica quantitativa, simbolizada na expressão “quantas pessoas são precisas?”

II. Uma nova lógica de aprendizagem organizacional se apresenta para promover o desenvolvimento de aprendizagens no domínio cognitivo do “saber-saber”; no domínio prático do “saber-fazer”, em que se avalia a capacidade para executar um conjunto de processos; no domínio comportamental do “saber-ser” ou “saber-estar” e, por último, o domínio da evolução, da inovação e da aprendizagem que passamos a designar por “saber-evoluir”.

III. O planejamento de aprendizagem na organização envolve um processo de diagnóstico que busca a necessidades de formação e que deve ser entendido como o detectar de lacunas existentes, quer a nível individual como do coletivo, relativo a conhecimentos, competências, capacidades, habilidades e, a partir dessas necessidades, conceber-se-á um plano de formação que permita a diminuição ou, até mesmo, o fim desses estados de carência.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II e III.
  • B. I e II, apenas.
  • C. I e III, apenas.
  • D. II e III, apenas.

São vários os objetivos da gestão de pessoas. Segundo Chiavenato (1999), a administração de recursos humanos deve contribuir para a eficácia da empresa. O recrutamento e a seleção são práticas necessárias para se administrar o trabalho das pessoas. Acerca destas práticas na gestão de pessoas, marque a afirmativa INCORRETA.

  • A. O recrutamento é feito a partir das necessidades presentes e futuras dos recursos humanos da organização. Esse recrutamento requer um cuidadoso planejamento.
  • B. O recrutamento é a forma de se buscar profissionais no mercado de trabalho para abastecer seu processo seletivo, podendo ser realizado de forma interna ou externa à empresa.
  • C. O recrutamento é um processo de tomada de decisão, que envolve comparação – cada candidato é comparado com o perfil de competências da posição em aberto e com demais candidatos.
  • D. As técnicas de seleção permitem um rastreamento das características pessoais do candidato através de amostras de seu comportamento, pois é capaz de predizer o comportamento do candidato no cargo a ser ocupado em função dos resultados que alcançou quando submetido a essa técnica.

“O(A) _______________ organizacional influencia a motivação, o desempenho humano e a satisfação no trabalho, criando certos tipos de expectativas cujas consequências se seguem em decorrência de diferentes ações. O(A) _______________ organizacional é favorável quando proporciona satisfação das necessidades pessoais dos participantes, produzindo elevação do moral interno. É desfavorável quando proporciona frustração daquelas necessidades. O(A) _______________ é o modelo dos pressupostos básicos que determinado grupo tem inventado, descoberto ou desenvolvido no processo de aprendizagem para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna. Uma vez que os pressupostos tenham funcionado bem o suficiente para serem considerados válidos, são ensinados aos demais membros como a maneira correta para se perceber, se pensar e sentir-se em relação àqueles problemas.” Assinale a alternativa que completa correta e sequencialmente a afirmação anterior.

  • A. clima / clima / cultura
  • B. clima / cultura / cultura
  • C. cultura / clima / cultura
  • D. cultura / cultura / clima

Quanto ao conceito de educação corporativa, assinale a alternativa correta.

  • A. Relaciona-se unicamente com a formação de mão de obra especializada.
  • B. Prescinde de vinculação com os interesses da instituição.
  • C. Vincula-se exclusivamente aos interesses da equipe gestora.
  • D. Lança mão de estratégias de manipulação e doutrinamento de colaboradores para seguir os objetivos da empresa.
  • E. A educação corporativa organiza, de forma coerente e sistematizada, as competências da equipe, possibilitando um processo significativo de inovação dentro da organização.

No que tange à capacitação em serviço e treinamento pedagógico nas empresas, assinale a alternativa correta.

  • A. Cabe ao gestor, nesse cenário, pensar currículos e programas necessários para o desenvolvimento da instituição.
  • B. O paradigma de capacitação adotado pelas empresas em nada difere daquele que é trabalhado pelas escolas.
  • C. O pedagogo empresarial é o profissional formado e capacitado para desenvolver esse trabalho, sem sofrer ou necessitar da interferência de quaisquer outros profissionais.
  • D. O uso da capacitação em serviço leva a realidade da instituição para dentro do processo formativo, contextualizando as aprendizagens ao real interesse da organização.
  • E. Para que inexistam dificuldades no processo de capacitação em serviço, devem-se selecionar somente os melhores colaboradores da instituição para participação nesses momentos de formação.

Em relação à prática educativa dentro das empresas, assinale a alternativa correta.

  • A. Trata-se de um modelo falido, que possui pouca aplicabilidade no mercado contemporâneo.
  • B. Caracteriza-se como uma metodologia recorrente no leque de ação dos modelos burocráticos de gestão.
  • C. Beneficia unicamente o grupo, não trazendo grandes resultados para a instituição como um todo.
  • D. Caracteriza-se pela capacidade de possibilitar momentos de formação capazes de levar a instituição à composição de quadros de funcionários formados para desenvolver seu serviço na própria empresa.
  • E. Deve-se priorizar, em todos os processos formativos, a presença obrigatória do gestor, uma vez que ele deve estar a par de tudo o que acontece na empresa.

Sobre as formas de organização do trabalho e seus impactos na educação dos trabalhadores, podemos destacar a importância das políticas públicas no respaldo a formação educacional dentro dos parâmetros da tendência histórico crítica. Nesse sentido é correto afirmar que:

  • A. A educação deve primar pela formação crítica, social e política do cidadão.
  • B. A educação deve manter a ideologia social por meio do distanciamento necessário das classes.
  • C. Que a educação deve reproduzir os costumes da comunidade, tendo em vista a predominância da cultura dominante.
  • D. Que as políticas públicas devem enfatizar a formação de mão de obra qualificada, destacando os aspectos relevantes para a manutenção da elite.
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