Questões sobre Abordagem Humanística da Administração

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A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. A comunicação dos gestores não influencia a reação dos colaboradores, uma vez que os empregados sabem que devem cumprir normas e obedecer a tudo o que for demandado pelos diretores da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. No processo de comunicação, a linguagem não verbal tem um grande impacto na percepção do que acontece na empresa e contribui para um clima organizacional mais favorável.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. O processo de comunicação, para que seja efetivo, precisa contar com os seguintes elementos essenciais: emissor; receptor; mensagem; e canal.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. A comunicação organizacional deverá ser produzida com base em fatos e não deverá ser meio parcial de posicionamentos de quaisquer naturezas, uma vez que caberá ao leitor a interpretação.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de comunicação institucional e relações públicas, julgue os itens a seguir. O limite ético da comunicação indica que não há necessidade de apuração da informação a ser veiculada.

  • C. Certo
  • E. Errado

Uma ideia que garante uma comunicação empresarial de qualidade é a de que

  • A. é aconselhável o uso de gírias e expressões da moda com vistas a adotar uma comunicação mais informal com clientes e parceiros, mesmo que possam ter duplo sentido.
  • B. o princípio fundamental é sempre passar uma imagem de profissionalismo, respeito e cordialidade, independente do tom escolhido.
  • C. as palavras devem adotar um tom de veracidade com vistas a não enganar o cliente, por isso as negativas devem ser usado com bastante frequência.
  • D. sempre se deve evitar as revisões de texto, pois atrasam a comunicação e não garantem ausência de falhas.

Maslow é o autor mais conhecido quando tratamos da classificação das necessidades humanas. Ele desenvolveu a ideia de que as necessidades humanas se dispõem em uma hierarquia mais complexa que a simples divisão em duas grandes categorias, como era anteriormente feita. Com base nesse entendimento, assinale a alternativa correta.

  • A. De acordo com Maslow, as necessidades humanas dividem-se em fisiológicas (ou básicas), de segurança, sociais e de autorrealização.
  • B. A necessidade social diz respeito à necessidade de utilizar o potencial de aptidões e habilidades para a realização pessoal.
  • C. As pessoas se preocupam em atender às necessidades de nível mais elevado antes de atender às necessidades fisiológicas.
  • D. Não é necessário atender a uma necessidade de nível inferior para que uma da categoria seguinte se manifeste.
  • E. Uma vez atendida uma necessidade, ela perde a força motivadora, e a pessoa procurará outra fonte de motivação em outra necessidade.

A comunicação é fundamental para o bom funcionamento de uma organização. Isso acontece porque a comunicação atende a quatro funções básicas dentro de um grupo ou em uma organização. São funções básicas da comunicação, EXCETO:

  • A. Controle: a comunicação afeta o entendimento do que se espera dos indivíduos e as formas permitidas para se atingirem os objetivos.
  • B. Motivação: a comunicação facilita a motivação, por esclarecer ao funcionário o que se espera dele, como é seu desempenho e como este pode ser melhorado.
  • C. Relacionamento: a comunicação afeta o clima dentro de grupos ou organizações, pois vai sinalizar como as relações têm sido estabelecidas e como se pode trabalhar bem em um grupo ou organização.
  • D. Expressão emocional: a comunicação permite a expressão sentimentos e favorece a satisfação de necessidades sociais.
  • E. Informação: a comunicação proporciona o conhecimento das informações necessárias para que os membros de uma organização tomem decisões.

Evitar ruídos na comunicação é fundamental para que as mensagens sejam entendidas. Para uma comunicação eficaz, algumas barreiras devem ser evitadas. Assinale a alternativa que aponta tais barreiras.

  • A. Tecnológicas, psicológicas e de linguagem.
  • B. Físicas, intelectuais e de linguagem.
  • C. Tecnológicas, físicas e psicológicas.
  • D. Materiais, emocionais e físicas.
  • E. Processuais, psicológicas e individuais.

Com relação à Teoria das Relações Humanas, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi um movimento mundial calcado na democratização dos países e na humanização das empresas.

II. Preparou o terreno para que os teóricos do modelo burocrático criassem a experiência de Hawthorne.

III. Demonstrou a inadequação dos princípios da teoria clássica com base nas ciências humanas.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, apenas.
  • B. II, apenas.
  • C. III, apenas.
  • D. I e II, apenas.
  • E. I, II e III.
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