Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Em empresas situadas em economias de industrialização tardia, o desenvolvimento da capacidade inovadora de uma organização depende, entre outros esforços, da absorção e internalização de recursos alavancados externamente, em um movimento conhecido como catching-up. Nesse caso, o desenvolvimento da capacidade inovadora da organização depende dos mecanismos de aprendizagem interna.

Um dos mecanismos básicos para aprendizagem intraorganizacional refere-se à codificação de conhecimentos, que ocorre quando a organização, entre outras iniciativas:

  • A. promove a socialização de novos funcionários;
  • B. elabora manuais de procedimentos de produção;
  • C. promove treinamento no cargo;
  • D. convida especialistas estrangeiros para ministrar palestras;
  • E. recorre à assistência técnica de consultores.

Cada vez mais as empresas trabalham com dados, informações e conhecimentos. Uma organização cria e utiliza conhecimento transformando-o de tácito em explícito e vice-versa.

Um dos 4 modos de conversão do conhecimento é:

  • A. socialização: de explícito para tácito, procura compartilhar e criar conhecimento através de experiência direta;
  • B. externalização: de tácito para explícito, procura articular conhecimento explícito através do diálogo e da reflexão;
  • C. combinação: de explícito para explícito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação;
  • D. internalização: de implícito para tácito, procura aprender e adquirir novo conhecimento tácito na prática;
  • E. transferência: de explícito para tácito, procura sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação.

Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas. Para se mapear o conhecimento organizacional se faz necessário o entendimento dos pontos que delineiam a prática da Gestão do Conhecimento nas organizações, que são:

I. criação do Conhecimento, transformando o conhecimento tácito em conhecimento explícito.

II. utilização do conhecimento, podendo utilizar a tecnologia da informação a seu favor.

III. retenção do conhecimento, o de assimilar ou o de preservar o conhecimento.

IV. compartilhamento do conhecimento, com acesso a todas as pessoas da organização.

  • A. Apenas I e II.
  • B. Apenas I, II e III.
  • C. Apenas I, II e IV.
  • D. Apenas I, III e IV.
  • E. Apenas II, III e IV.

Sobre a gestão do conhecimento, assinale a alternativa correta.

  • A. A gestão do conhecimento trabalha de forma independente com a cultura organizacional, pois ela não infuencia em sua dinâmica.
  • B. Na gestão do conhecimento, é valorizado o conhecimento tácito deixando o conhecimento explícito para segundo plano.
  • C. Na implantação da gestão do conhecimento, deve-se deixar claro que a experiência de uns não influenciou no trabalho de outros.
  • D. A gestão do conhecimento deve ser partilhada somente com as equipes de trabalho de modo que não interfira na organização.
  • E. A gestão do conhecimento começa com a identificação de quais conhecimentos são importantes para a organização.

A partir dos anos 1990, as ações de treinamento e desenvolvimento deslocam-se da área restrita de recursos humanos, mais preocupada em promover treinamentos específicos para desenvolver habilidades dos empregados, e passam a permear toda a organização com o escopo do desenvolvimento mais amplo e global dos indivíduos sob o nome de educação corporativa. No que concerne, mais especificamente, ao conceito de aprendizagem organizacional, pode-se adotar o(s) modelo(s):

I. behaviorista, onde o foco é o comportamento, que pode ser observado e modificado.

II. cognitivista, que leva em conta, entre outros aspectos, aquisição de conceitos e solução de problemas.

III. estruturalista, que entende que o conhecimento faz parte da própria organização e não do indivíduo.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. I e II.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. III.
  • E. II.

De conformidade com a teoria da aprendizagem, quando um indivíduo ouve canções natalinas e isto lhe traz boas recordações da infância, isto é um exemplo de:

  • A. aprendizagem social.
  • B. condicionamento clássico.
  • C. condicionamento operante.
  • D. modelagem.

O conhecimento em Administração é produzido

  • A. por meio do experimento e da comprovação estatística oriundos de métodos e técnicas científicos.
  • B. pela observação e análise crítica da experiência prática das organizações e seus colaboradores e da aplicação de métodos científicos.
  • C. por relatos da experiência empírica em todos os tipos de organizações.
  • D. pela disseminação e aplicação dos conhecimentos descritivos e prescritivos.

A noção de que as organizações são sistemas de aprendizagem foi explorada por diversos autores. A coluna da esquerda apresenta teóricos e a da direita, suas principais contribuições à ciência da administração.

Marque a sequência correta.

  • A. 3, 2, 1
  • B. 3, 1, 2
  • C. 2, 1, 3
  • D. 1, 3, 2

Com base nas razões que os setores público e privado têm em comum para implementar a Gestão do Conhecimento – GC, a organização Delta decidiu implementá-la.

Dentre essas razões encontra(m)-se:

  • A. atrair e manter o capital dos investidores;
  • B. compartilhar processos e melhores práticas;
  • C. maximizar o capital conjuntural;
  • D. estimular a competição;
  • E. promover a cultura empresarial.

Processos modelados de maneira efetiva podem contribuir para aumentar a eficiência, melhorar a qualidade e a efetividade da administração pública. A gestão de processos é um dos fatores críticos de sucesso na implementação da Gestão do Conhecimento em organizações públicas.

Dentre as ações importantes de GC na gestão de processos, pode-se apontar:

  • A. modelar sistemas de trabalho e processos de apoio e finalísticos principais para agregar valor ao cidadão-usuário e alcançar alto desempenho institucional;
  • B. definir recursos computacionais essenciais e alinhá-los à visão, à missão, aos valores organizacionais e aos objetivos da organização;
  • C. adotar um sistema automatizado para gerenciar tanto as situações cotidianas como os eventos planejados para assegurar a continuidade e a correção de falhas;
  • D. gerenciar processos de apoio e finalísticos principais para assegurar o atendimento dos requisitos dos investidores e a manutenção dos resultados financeiros da organização;
  • E. avaliar e melhorar periodicamente os processos de apoio para aprimorar o desempenho e inovar os produtos e serviços públicos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...