Questões sobre Gestão do Conhecimento

Lista completa de Questões sobre Gestão do Conhecimento para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Batista et al. (2010), ao proporem o Modelo de GC para a administração pública, identificaram que a mobilização sistemática do conhecimento nas organizações públicas requer, no mínimo, cinco atividades principais: identificar, criar, armazenar, compartilhar e aplicar.

O conhecimento agrega valor apenas quando é:

  • A. identificado o conjunto de competências individuais da organização;
  • B. criada uma lacuna do conhecimento por meio da conversão do conhecimento;
  • C. permitido o acúmulo do conhecimento organizacional;
  • D. promovida a aprendizagem contínua e a manutenção da qualidade atual dos produtos e serviços;
  • E. aplicado nos processos de apoio e finalísticos, melhorando os produtos e serviços da organização pública.

O modo como as organizações são capacitadas para criar, adquirir e transferir conhecimentos, foi descrito por Garvin, identificando cinco vias possíveis para a aprendizagem, entre as quais se inclui

I. resolução sistemática de problemas.

II. experiências realizadas por outras organizações.

III. raciocínio sistêmico.

Está correto o que se afirma APENAS em

  • A. II.
  • B. I e II.
  • C. II e III.
  • D. I e III.
  • E. III.

As organizações de trabalho têm feito investimentos crescentes na área de educação corporativa, contudo, nem sempre esse investimento retorna em termos de transferência para o trabalho daquilo que foi aprendido. O plano de aula pode contribuir para tornar as ações de educação corporativa mais efetivas, para tanto ele deve:

  • A. orientar o professor para uma atuação mais didática;
  • B. evitar a rotina e a improvisação em sala de aula;
  • C. ligar o conteúdo à prática dos participantes;
  • D. garantir maior segurança na direção do ensino;
  • E. conter conteúdos, métodos, recursos e avaliação.

Determinado Design Instrucional foi contratado por uma importante empresa. No seu primeiro mês de trabalho lhe foi solicitado que acompanhasse um curso que acontecia em cinco turmas distintas, cada uma com um professor. Ele observou vários pontos em comum entre os professores – domínio do conteúdo, comprometimento com o curso e abertura para a participação dos alunos. Havia também algumas diferenças entre eles – os slides de alguns estavam mais ergonômicos, alguns tinham dificuldade de respeitar os horários dos intervalos e algumas turmas estavam mais dispersas que outras. Ele notou ainda que apenas um desses professores utilizou em sala de aula outros recursos didáticos além da apresentação de slides e da exposição dialogada do conteúdo. Tendo observado que esse professor foi justamente aquele que obteve melhor avaliação dos alunos, o Design Instrucional contratado deveria incluir em seu relatório uma sugestão de que os demais professores:

  • A. mantivessem o comprometimento com o curso e tivessem mais cuidado com o cumprimento dos horários;
  • B. reduzissem a abertura para a participação dos alunos, para não perder o domínio da turma;
  • C. preparassem materiais didáticos em conjunto para evitar discrepâncias entre os slides;
  • D. diversificassem mais as estratégias educacionais para evitar a monotonia e aumentar a participação;
  • E. revisassem o conteúdo programático de forma a adequá-lo melhor aos objetivos instrucionais.

Em diferentes ambientes de trabalho tem-se observado uma substituição do trabalho humano por máquinas. Se, por um lado, esse fenômeno reduz postos de trabalho; por outro, o trabalho humano torna-se menos operacional. Nesse novo contexto, há maior demanda por educação e por profissionais qualificados em grande parte dos postos de trabalho em função:

  • A. da redução da aprendizagem induzida;
  • B. do aumento da aprendizagem natural;
  • C. do aumento da demanda cognitiva;
  • D. da redução da importância dos recursos humanos;
  • E. do aumento do interstício das ações de capacitação.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. A gestão do conhecimento defende que a criação de condições para a concepção do conhecimento deve começar no nível organizacional, estendendo-se progressivamente para os indivíduos.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens. Gestão do conhecimento é o processo sistemático de identificação, criação, renovação e aplicação dos conhecimentos que são estratégicos e favoráveis para uma organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens. Os avanços tecnológicos propiciam novas possibilidades para o conhecimento nas organizações e, apesar da importância do contato pessoal e da colaboração para os processos de aprendizado organizacional, os melhores sistemas de informação e ferramentas de comunicação ainda dependem essencialmente dos inputs individuais.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens. A gestão do conhecimento por meio da plataforma e-learning de código aberto Moodle aperfeiçoa a política de gestão do conhecimento a partir do uso de diversos recursos que permitem às organizações estender treinamentos, diminuir as limitações geográficas e aumentar o alcance de seu conteúdo, além de integrar e distribuir com mais dinamismo o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da gestão do conhecimento, das novas tecnologias aplicadas à educação e do aprendizado virtual, julgue os próximos itens. Os portais e-learning auxiliam no treinamento e na catalogação do capital intelectual de uma empresa porque, além de constituírem um ambiente favorável ao ensino, conferem ao usuário a possibilidade de personalização/interação do/com o ambiente de aprendizado, de desenvolvimento do conteúdo, de revisão didática e, até mesmo, de melhoria da interface.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...