Questões sobre Gestão por Competência

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No que se refere ao desenvolvimento de competências no ambiente organizacional, julgue os itens subsequentes. Uma das competências individuais é o saber fazer, ou seja, a habilidade de transformar o conhecimento em ações concretas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas. A gestão por competências, modelo estratégico de gestão de pessoas, estabelece o alinhamento das políticas e práticas de administração de recursos humanos com as diretrizes das organizações.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens subsecutivos, acerca das características e dos elementos fundamentadores dos atuais modelos de gestão de pessoas. Na gestão por competências, assume-se a perspectiva formal de aprendizagem que estabelece que os conhecimentos, as habilidades e as atitudes que formam as competências individuais devem ser desenvolvidos em ações de treinamento e educação.

  • C. Certo
  • E. Errado

As técnicas de Gestão por Competências tomam por base a criação de um perfil de competências para cada cargo dentro da empresa, utilizando como ferramenta o mapeamento de competências, facilitando a implantação de políticas de pessoal e de planos de carreira. Na dimensão relativa ao recrutamento propriamente dito, é comum a utilização da entrevista comportamental, na qual, entre outros aspectos,

  • A. é indagado ao candidato qual seria o seu comportamento em situações críticas, avaliando a capacidade de enfrentamento em casos hipotéticos.
  • B. o candidato é questionado sobre situações similares que envolveram a competência investigada, levando em consideração que tais comportamentos serão repetidos em situações semelhantes no futuro.
  • C. são realizadas dinâmicas de grupo, nas quais o candidato é instigado a apontar quais seriam as competências necessárias para o desempenho da função requerida.
  • D. são avaliadas as competências técnicas do candidato, mediante a resolução de problemas e casos práticos, sempre em caráter prospectivo e hipotético.
  • E. são aplicados testes psicométricos, objetivando avaliar o comportamento, aptidões e personalidade do candidato.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. A gestão por competências orienta a realização do planejamento, da captação, do desenvolvimento e da avaliação das competências nos diferentes níveis organizacionais, visando à utilização e ao fortalecimento das competências da organização.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. O conhecimento tácito é pessoal, específico ao contexto e de difícil formulação e comunicação; o conhecimento explícito, por sua vez, é transmitido em linguagem formal e sistemática, propiciando ao indivíduo a apreensão de fatos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Competências representam uma combinação de conhecimentos, habilidades e atitudes, que envolvem capacidades e domínios distintos, como as descritas na tabela a seguir.

Considerando essas informações, a correta associação dos elementos de competências com as respectivas capacidades e domínios é:

  • A. CX;
  • B. AZ;
  • C. CZ;
  • D. AX;
  • E. BY.

No que se refere aos conceitos e às aplicações da gestão do conhecimento e da gestão por competências, julgue os próximos itens. Capital humano refere-se à capacidade, ao conhecimento, à habilidade e às experiências individuais das pessoas, ao passo que capital estrutural corresponde aos sistemas físicos utilizados para transmitir e armazenar o conhecimento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A metodologia de identificação de competências a serem desenvolvidas nas organizações leva em conta três dimensões de análise: organizacional, da tarefa e individual. O correto entendimento das dimensões que compõem a avaliação de necessidades permite fazer as seguintes associações:

  • A. individual = competências para o cargo/da tarefa = competências específicas;
  • B. individual = competências genéricas/organizacional = competências para o cargo;
  • C. da tarefa = competências específicas/organizacional = competências para o cargo;
  • D. organizacional = competências genéricas/individual = competências para o cargo;
  • E. da tarefa = competências para o cargo/organizacional = competências genéricas.

A respeito da gestão por competência nas organizações, assinale a opção correta.

  • A. Caminhos alternativos, flexíveis e adaptáveis para o desenvolvimento de competências resultam de processos de diagnóstico de lacunas de competências nas organizações.
  • B. Na avaliação de competências nas organizações, os questionários, as entrevistas e os grupos focais são as principais técnicas utilizadas, pois proporcionam mensurações mais fidedignas que as demais técnicas.
  • C. Em uma perspectiva processual, os componentes da competência podem ser constituídos por demandas de contexto organizacional, social ou econômico.
  • D. No mapeamento de competências, a construção de descrições longas, constituídas por múltiplas ideias, auxilia na caracterização do espaço ocupacional dos profissionais na organização.
  • E. Competências com maior grau de transversalidade entre as diversas áreas de uma organização configuram-se como emergentes quanto à relevância, bem como gerais quanto à amplitude.
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