Questões sobre Gestão por Competência

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A identificação das competências necessárias à consecução dos objetivos organizacionais constitui uma das etapas mais importantes do processo de gestão por competências. Geralmente, o primeiro passo para essa identificação é a realização da pesquisa documental, em que são analisados o conteúdo da missão, a visão de futuro, os objetivos e outros documentos relativos à estratégia da organização. De acordo com a literatura nacional da área, esta fase consiste

  • A. na comparação entre os planos de capacitação anteriores da instituição e os resultados obtidos pelas ações de capacitação.
  • B. na realização de um diagnóstico ocupacional para o levantamento de pontos fracos e pontos fortes da organização.
  • C. no desenvolvimento de uma avaliação do mapa estratégico da instituição para apontar possíveis discrepâncias entre os objetivos estratégicos e a missão da organização.
  • D. na formulação das políticas e diretrizes para a captação e o desenvolvimento de competências em todos os níveis administrativos.
  • E. na realização da coleta de dados com pessoas-chave da organização, para que tais dados sejam cotejados com a análise documental.

Considerando a competência “realizar análises financeiras com precisão utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” e as orientações de descrição de competências adotadas pelo governo federal do Brasil, analise as afirmativas abaixo:

I A competência está incompleta, pois não possui condição.

II O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é a condição da competência.

III A competência está incompleta, pois não possui critério.

IV O trecho “utilizando modelos de mensuração de riscos de projetos” é o critério da competência.

V O trecho “com precisão” é o critério da competência.

VI O trecho “com precisão” é a condição da competência.

Estão CORRETAS as afirmativas

  • A. II e V.
  • B. I e III.
  • C. II e III.
  • D. I e V.
  • E. III e VI.

As competências podem ser agrupadas e organizadas em diferentes tipologias. Uma das principais categorias de competências refere-se às atividades mais importantes da organização, fundamentais para a sua sobrevivência e centrais para sua estratégia. Esse tipo de competência é denominado de:

  • A. competências distintivas.
  • B. competências organizacionais.
  • C. competências de suporte.
  • D. capacidades dinâmicas.
  • E. competências essenciais.

Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado

  • A. como sucedâneo das entrevistas individuais, na forma de uma entrevista coletiva onde o entrevistador atua como moderador.
  • B. para substituir a análise documental, tornando mais dinâmico o processo de identificação dos objetivos institucionais.
  • C. como técnica de pesquisa, voltada à identificação das competências relevantes dentro de determinado contexto.
  • D. para identificação das atribuições de cada cargo ou função, constituindo insumo fundamental para identificação das competências propriamente ditas.
  • E. na forma de questionário, para segregar as competências técnicas, apartando-as das comportamentais e situacionais.

O Guia da Gestão da Capacitação por Competências do Governo Federal sugere uma série de cuidados metodológicos para a descrição de competências. Com base na proposta de competência descrita no quadro a seguir, analise as afirmativas abaixo.

"Capacidade de compreender os objetivos da instituição".

I Carece de elementos para ser considerada referencial de desempenho;

II Ausência de comportamentos objetivos e passíveis de observação no ambiente de trabalho;

III Carece de critério associado a esta competência;

IV Aponta um verbo e um objeto de ação, sem descrever critérios e condições associados a competência;

V A proposta contempla todos os quesitos para ser considerada como competência válida.

Estão CORRRETAS as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. II, III e IV, somente.
  • C. II e III, somente.
  • D. I e III, somente.
  • E. I e V.

De acordo com a literatura, o objetivo do mapeamento de competências, enquanto ferramenta de gestão de pessoas, é

  • A. servir como instrumento de redimensionamento de pessoal, adequando as competências individuais às competências requeridas no regimento interno da instituição.
  • B. proporcionar dados fidedignos para captação de novos recursos e investimento nos processos de seleção de pessoal.
  • C. investir no aprimoramento das ações de educação corporativa, possibilitando a economia de recursos a curto prazo.
  • D. melhorar a relação entre empregador e empregado, por meio de treinamento nas unidades de maior conflito e pouca produtividade.
  • E. identificar a discrepância entre as competências necessárias para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.

Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir:

I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: “saber o quê” e “saber o porquê”.

II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a “querer fazer”.

III. A dimensão atitude envolve “saber como” e a capacidade técnica de uma pessoa.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Para se ter eficácia no comportamento interpessoal é importante que as pessoas compreendam a importância de suas competências interpessoais no sucesso profissional, pois as pessoas tendem a ser recíprocas, o que significa que a pessoa irá tratar a outra do mesmo modo que é ou que espera ser tratada. Sendo assim, para um bom relacionamento interpessoal é necessário, segundo Schutz, que as pessoas tenham desenvolvido os itens abaixo, exceto o que está na alternativa:

  • A. Inclusão: estabelecer relações com os outros
  • B. Escuta: saber escutar o outro
  • C. Controle: poder e influência
  • D. Afetividade: estabelecer laços emocionais

Sobre competências individuais, assinale a alternativa incorreta.

  • A. Estão intimamente relacionadas às habilidades, traços, qualidades, ou seja, características que farão com que o profissional tenha um desempenho adequado nas atividades que lhe são designadas
  • B. Estão relacionadas estritamente ao fazer de cada profissional-colaborador
  • C. Advém da análise dos processos organizacionais ou das responsabilidades que são esperadas em cada cargo
  • D. São observadas a partir dos conhecimentos, habilidades e atitudes
  • E. Devem ser identificadas para cada cargo, antes mesmo do processo de recrutamento e seleção para preenchimento da vaga

Suponha que determinada entidade integrante da Administração pretenda implementar mecanismos de gestão por competências, utilizando-se dos conceitos e práticas correspondentes. Nesse contexto, iniciou identificando, a partir dos conhecimentos e habilidades requeridos para cada cargo, as competências necessárias para o seu desempenho e, paralelamente, aquelas efetivamente disponíveis na organização. Tal conduta se mostra

  • A. correta, correspondendo ao denominado mapeamento de competências que aponta as lacunas a serem preenchidas.
  • B. equivocada, já que essa etapa, conhecida como gerenciamento de lacunas, é a fase final da metodologia.
  • C. correta, desde que realizada concomitantemente com a prospecção das competências disponíveis no mercado.
  • D. equivocada, pois a identificação das competências disponíveis é que determina o desenho dos cargos.
  • E. correta, correspondendo ao denominado gerenciamento de escopo, identificando as deficiências a serem superadas.
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