Questões sobre Treinamento e Desenvolvimento

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As organizações se valem de vários meios para garantir seu desenvolvimento. Em relação ao processo de desenvolvimento de RH, ressaltamos o estrato de desenvolvimento organizacional. Considerando-se a amplitude do conceito de desenvolvimento de RH precisamos considerar também o estrato de:

  • A. Treinamento
  • B. Habilidades
  • C. Competências
  • D. Conhecimento
  • E. Mudança de atitudes

O processo de Desenvolvimento Organizacional é composto de etapas sucessivas, tendo início a partir da colheita e análise de dados, partindo para sua intepretação e diagnóstico, para se chegar à fase de intervenção, que corresponde à implementação. Nesta última etapa, os agentes de mudança possuem à sua disposição diversas técnicas, direcionadas para cada membro da organização, individualmente, para equipes ou grupos, para relações intergrupais e para a organização como um todo. Constitui exemplo de técnica apropriada para o desenvolvimento do indivíduo:

  • A. retroação de dados.
  • B. consultoria de procedimentos.
  • C. reuniões de confrontação.
  • D. treinamento da sensitividade.
  • E. desenvolvimento transacional.

Na literatura, ao ser abordado competência em uma perspectiva de desenvolvimento humano nas organizações, competência genérica está definida como aquela que engloba

  • A. aspectos necessários para converter entradas em saídas, como inovação, empreendedorismo, cultura e aprendizagem.
  • B. bens estratégicos intangíveis e fundamentados em conhecimento, associados ao valor dos produtos e serviços para os stakeholders.
  • C. características individuais que envolvam o manejo de tarefas menos rotineiras, programadas e técnicas.
  • D. as capacidades dos gestores de articular uma visão estratégica e comunicá-la a toda a organização.
  • E. todos os recursos físicos, de capital e humanos, conhecimentos que capacitam a organização.

É importante entender que é necessário planejar e seguir todas as etapas do processo do treinamento, pois apenas dessa forma, os resultados esperados poderão ser atingidos. Assinale a alternativa que apresenta a correta ordem de execução das etapas de um processo de treinamento:

  • A. Diagnóstico, Programação do treinamento, Implementação e Avaliação.
  • B. Implementação, Diagnóstico, Avaliação e Programação.
  • C. Programação do treinamento, Diagnóstico, Implementação e Avaliação.
  • D. Diagnóstico, Avaliação, Programação e Implementação.

Em relação a treinamento e desenvolvimento das pessoas na organização, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. A reciclagem tem como finalidade básica rever conceitos, conhecimentos ou práticas de trabalho, renovando-os ou atualizando-os de acordo com as necessidades.
  • B. O treinamento de aprendizagem é um processo pelo qual as pessoas tornam-se trabalhadores qualificados, geralmente por meio de uma combinação de aprendizagem formal de longo prazo e treinamento no trabalho.
  • C. O treinamento que a organização oferece aos colaboradores como um campo de conhecimento ou prática específica dentro de uma área de trabalho para a otimização dos resultados refere-se à formação profissional.
  • D. A avaliação do treinamento em nível do aprendizado é a verificação prática do que foi assimilado durante o módulo de treinamento, comparado ao resultado que se vinha obtendo antes do treinamento.

Carlos é assistente em administração de uma organização na qual foi definido que a autoridade e a responsabilidade serão distribuídas entre as pessoas ou órgãos da organização, ficando sujeitos a se reportarem e a justificarem os resultados de suas atividades aos seus superiores na cadeia de comando. Há pagamento de bônus pelos resultados bem-sucedidos. Qual é esse mecanismo adotado?

  • A. Avaliação.
  • B. Tarefa.
  • C. Controle.
  • D. Centralização.
  • E. Atribuição.

Assinale a alternativa correta em relação à área funcional recursos humanos e à administração de pessoas.

  • A. O recrutamento é o processo pelo qual o empregador mantém o acompanhamento do indivíduo no trabalho.
  • B. A avaliação de desempenho é o processo de obter indivíduos que se candidatem a participar da empresa.
  • C. deixa a organização, voluntária ou involuntariamente, a partir da aplicação de normas da organização ou simples desinteresse.
  • D. Desligamento é apenas a mudança física, regional ou funcional, sem, contudo, caracterizar uma promoção.
  • E. O treinamento consiste no conhecimento formal que é dado ao empregado com a finalidade de auxiliá-lo no desempenho da sua tarefa e trazê-lo mais próximo das habilidades do cargo.

As características: descobrir expectativas, avaliar o valor da participação, respeitar a autoridade existente, testar limites de comportamento estão relacionadas com o estágio de desenvolvimento da equipe na fase de

  • A. ataque.
  • B. formação.
  • C. normatização.
  • D. realização.

Durante um treinamento para novos empregados de uma organização, Jorge descreveu a percepção como o processo de selecionar, organizar e interpretar as informações que nos chegam do ambiente. É comum, pessoas diferentes perceberem o mesmo comportamento de modos diferentes, devido a desvios na percepção. Quando existe a tendência das pessoas de projetar as informações a favor do resultado pretendido, pode-se definir como:

  • A. conscienciosidade.
  • B. quadro de referência.
  • C. estereótipos.
  • D. expectativas.
  • E. seletividade.

Com relação a treinamento e desenvolvimento de pessoas, relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Treinamento.

2. Desenvolvimento.

( ) Visa o crescimento integral da pessoa, de maneira que ela desenvolva ou aprofunde competências importantes para ela e para a organização.

( ) Tem foco no médio e longo prazo.

( ) Tem função corretiva: o funcionário deveria apresentar determinadas competências hoje, mas não as apresenta.

( ) Voltado ao cargo.

( ) Visa suprir carências específicas de um funcionário para o desempenho de seu cargo.

( ) Voltado à pessoa.

A sequência está correta em

  • A. 1, 1, 1, 2, 2, 2.
  • B. 1, 2, 2, 1, 1, 2.
  • C. 2, 1, 1, 2, 2, 1.
  • D. 2, 2, 1, 1, 1, 2.
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