Questões de Administração da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

Lista completa de Questões de Administração da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

De acordo com o Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission (COSO), são componentes de gerenciamento de riscos:

  • A. Estrutura Organizacional, Filosofia de Gerenciamento, Classificação de Riscos e Apetite ao Risco.
  • B. Atividade de Controle, Identificação de Eventos, Gestão Financeira de Liquidez e Avaliação.
  • C. Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta aos Riscos, Atividade de Controle, Informações e Comunicações.
  • D. Análise de Riscos, Probabilidade e Impacto, Tolerância e Apetite ao Risco.
  • E. Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Atividades Gerenciais Contínuas, Avaliações Independentes e Processos Informatizados.

No processo de organização, o direito formal que chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, segundo Maximiano (2007), chama-se:

  • A. Unidade de trabalho.
  • B. Autoridade.
  • C. Amplitude de controle.
  • D. Delegação.
  • E. Organização centralizada.

Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir:

I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: “saber o quê” e “saber o porquê”.

II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a “querer fazer”.

III. A dimensão atitude envolve “saber como” e a capacidade técnica de uma pessoa.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Segundo Takeuchi e Nonaka (2008), na gestão do conhecimento, sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação é o conceito de:

  • A. Externalização.
  • B. Permutação.
  • C. Internalização.
  • D. Combinação.
  • E. Socialização.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de conhecimento (tácito ou explícito) às suas características.

Coluna 1

1. Conhecimento explícito.

2. Conhecimento tácito.

Coluna 2

( ) Não é facilmente visível e explicável.

( ) Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais.

( ) Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

( ) Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1– 1 – 2 – 2.
  • B. 1– 2 – 2 – 1.
  • C. 2 – 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 1 – 2 – 1.

Relativamente aos estilos de liderança e suas descrições, segundo Maximiano (2007), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

 1. Liderança orientada para a tarefa.

2. Liderança orientada para as pessoas.

3. Liderança situacional.

4. Liderança carismática.

5. Liderança transacional.

 Coluna 2

( ) Para ser eficaz, o estilo tem que ser apropriado à relação entre líder e liderados ao grau de estruturação da tarefa e também ao poder da posição.

 ( ) Pedir opiniões ou sugestões de decisões, ouvir, prestar atenção e usar as ideias do grupo.

( ) Este estilo de liderança envolve tomar decisões sem consultar sua equipe.

( ) Oferecer recompensas materiais ou psicológicas conseguindo em troca um compromisso do tipo calculista.

( ) Estilo utilizado pelos líderes que oferecem como recompensa moral para seus seguidores a própria realização da tarefa.

 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 2 – 3 – 5 – 4.
  • B. 2 – 1 – 3 – 4 – 5.
  • C. 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
  • D. 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • E. 4 – 5 – 2 – 3 – 1.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à liderança e às características de grupos de pessoas.

  • A. Grupos informais não têm líderes, mas têm chefes formais.
  • B. Grupos formais podem ser grupos permanentes, como os representados no organograma funcional ou temporários.
  • C. Uma das características dos grupos de alta performance é a clareza de objetivos.
  • D. A coesão excessiva torna o grupo refratário a ideias alheias e pode ocorrer porque o grupo acredita na superioridade de suas crenças.
  • E. O Paradoxo de Abilene é um consenso formado por um grupo cujos integrantes, individualmente, prefeririam tomar outra decisão.

Assinale a alternativa correta em relação à área funcional recursos humanos e à administração de pessoas.

  • A. O recrutamento é o processo pelo qual o empregador mantém o acompanhamento do indivíduo no trabalho.
  • B. A avaliação de desempenho é o processo de obter indivíduos que se candidatem a participar da empresa.
  • C. deixa a organização, voluntária ou involuntariamente, a partir da aplicação de normas da organização ou simples desinteresse.
  • D. Desligamento é apenas a mudança física, regional ou funcional, sem, contudo, caracterizar uma promoção.
  • E. O treinamento consiste no conhecimento formal que é dado ao empregado com a finalidade de auxiliá-lo no desempenho da sua tarefa e trazê-lo mais próximo das habilidades do cargo.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho com sua respectiva classificação na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, segundo Maximiano (2007).

Coluna 1

1. Fatores Motivacionais ou Intrínsecos.

2. Fatores Higiênicos ou Extrínsecos.

 Coluna 2

 ( ) Exercício da responsabilidade.

 ( ) Salário.

( ) Política de administração de recursos humanos.

( ) Realização de algo importante.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 2 – 1.
  • B. 1– 1 – 1 – 2.
  • C. 1 – 2 – 2 – 1.
  • D. 2– 1 – 2 – 1.
  • E. 2– 2 – 1 – 2.

Assinale a alternativa correta em relação às teorias de McGregor quanto à motivação (Teoria X – “Concepção Tradicional” e Teoria Y – “Integração dos Objetivos”).

  • A. Segundo a Teoria X, o ser humano médio padrão tem aversão ao trabalho e o evitaria, se pudesse.
  • B. De acordo com a Teoria Y, a maioria das pessoas deve ser obrigada, controlada, dirigida e intimidada com punição para ser levada a empregar esforço.
  • C. Para a Teoria X, o esforço físico e mental despendido no trabalho é tão natural como o despendido em recreação ou repouso.
  • D. De acordo com a Teoria X, o homem aprende, em condições apropriadas, a não só aceitar, mas também a procurar responsabilidades.
  • E. Segundo a Teoria Y, não é característica das pessoas a capacidade de exercer imaginação, talento e espírito criador na solução de problemas organizacionais.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

Parceiros

Caso deseje ser um parceiro entre em contato.

questoes de concurso

cupom de desconto

body feminino

pci concursos

bendito guia

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...