Questões de Administração da FUNDATEC Processos Seletivos (FUNDATEC)

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De acordo com o Committee Of Sponsoring Organizations Of The Treadway Commission (COSO), são componentes de gerenciamento de riscos:

  • A. Estrutura Organizacional, Filosofia de Gerenciamento, Classificação de Riscos e Apetite ao Risco.
  • B. Atividade de Controle, Identificação de Eventos, Gestão Financeira de Liquidez e Avaliação.
  • C. Ambiente Interno, Fixação de Objetivos, Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Resposta aos Riscos, Atividade de Controle, Informações e Comunicações.
  • D. Análise de Riscos, Probabilidade e Impacto, Tolerância e Apetite ao Risco.
  • E. Identificação de Eventos, Avaliação de Riscos, Atividades Gerenciais Contínuas, Avaliações Independentes e Processos Informatizados.

No processo de organização, o direito formal que chefes e gerentes têm de dirigir ou comandar o comportamento dos integrantes de sua equipe, chamados subordinados, colaboradores ou funcionários, segundo Maximiano (2007), chama-se:

  • A. Unidade de trabalho.
  • B. Autoridade.
  • C. Amplitude de controle.
  • D. Delegação.
  • E. Organização centralizada.

Considerando que o conceito de competência é baseado em três dimensões (conhecimentos, habilidades e atitudes), analise as assertivas a seguir:

I. A dimensão conhecimento está ligada aos conceitos de informação: “saber o quê” e “saber o porquê”.

II. A dimensão habilidade está relacionada à identidade e determinação e a “querer fazer”.

III. A dimensão atitude envolve “saber como” e a capacidade técnica de uma pessoa.

Quais estão corretas?

  • A. Apenas I.
  • B. Apenas II.
  • C. Apenas I e III.
  • D. Apenas II e III.
  • E. I, II e III.

Segundo Takeuchi e Nonaka (2008), na gestão do conhecimento, sistematizar e aplicar o conhecimento explícito e a informação é o conceito de:

  • A. Externalização.
  • B. Permutação.
  • C. Internalização.
  • D. Combinação.
  • E. Socialização.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando o tipo de conhecimento (tácito ou explícito) às suas características.

Coluna 1

1. Conhecimento explícito.

2. Conhecimento tácito.

Coluna 2

( ) Não é facilmente visível e explicável.

( ) Pode ser expresso em palavras, números ou sons, compartilhado na forma de dados, fórmulas ou manuais.

( ) Pode ser rapidamente transmitido aos indivíduos, formal ou sistematicamente.

( ) Possui duas dimensões: a primeira é uma dimensão técnica, que engloba as habilidades informais e de difícil detecção, e a segunda consiste em crenças, percepções, ideais e valores.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1– 1 – 2 – 2.
  • B. 1– 2 – 2 – 1.
  • C. 2 – 1 – 1 – 2.
  • D. 2 – 2 – 1 – 1.
  • E. 2 – 1 – 2 – 1.

Relativamente aos estilos de liderança e suas descrições, segundo Maximiano (2007), relacione a Coluna 1 à Coluna 2.

Coluna 1

 1. Liderança orientada para a tarefa.

2. Liderança orientada para as pessoas.

3. Liderança situacional.

4. Liderança carismática.

5. Liderança transacional.

 Coluna 2

( ) Para ser eficaz, o estilo tem que ser apropriado à relação entre líder e liderados ao grau de estruturação da tarefa e também ao poder da posição.

 ( ) Pedir opiniões ou sugestões de decisões, ouvir, prestar atenção e usar as ideias do grupo.

( ) Este estilo de liderança envolve tomar decisões sem consultar sua equipe.

( ) Oferecer recompensas materiais ou psicológicas conseguindo em troca um compromisso do tipo calculista.

( ) Estilo utilizado pelos líderes que oferecem como recompensa moral para seus seguidores a própria realização da tarefa.

 A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 2 – 3 – 5 – 4.
  • B. 2 – 1 – 3 – 4 – 5.
  • C. 3 – 2 – 1 – 5 – 4.
  • D. 3 – 5 – 1 – 4 – 2.
  • E. 4 – 5 – 2 – 3 – 1.

Assinale a alternativa INCORRETA em relação à liderança e às características de grupos de pessoas.

  • A. Grupos informais não têm líderes, mas têm chefes formais.
  • B. Grupos formais podem ser grupos permanentes, como os representados no organograma funcional ou temporários.
  • C. Uma das características dos grupos de alta performance é a clareza de objetivos.
  • D. A coesão excessiva torna o grupo refratário a ideias alheias e pode ocorrer porque o grupo acredita na superioridade de suas crenças.
  • E. O Paradoxo de Abilene é um consenso formado por um grupo cujos integrantes, individualmente, prefeririam tomar outra decisão.

Assinale a alternativa correta em relação à área funcional recursos humanos e à administração de pessoas.

  • A. O recrutamento é o processo pelo qual o empregador mantém o acompanhamento do indivíduo no trabalho.
  • B. A avaliação de desempenho é o processo de obter indivíduos que se candidatem a participar da empresa.
  • C. deixa a organização, voluntária ou involuntariamente, a partir da aplicação de normas da organização ou simples desinteresse.
  • D. Desligamento é apenas a mudança física, regional ou funcional, sem, contudo, caracterizar uma promoção.
  • E. O treinamento consiste no conhecimento formal que é dado ao empregado com a finalidade de auxiliá-lo no desempenho da sua tarefa e trazê-lo mais próximo das habilidades do cargo.

Relacione a Coluna 1 à Coluna 2, associando os motivos que estão presentes na situação de trabalho e que influenciam o desempenho com sua respectiva classificação na Teoria dos Dois Fatores de Herzberg, segundo Maximiano (2007).

Coluna 1

1. Fatores Motivacionais ou Intrínsecos.

2. Fatores Higiênicos ou Extrínsecos.

 Coluna 2

 ( ) Exercício da responsabilidade.

 ( ) Salário.

( ) Política de administração de recursos humanos.

( ) Realização de algo importante.

A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:

  • A. 1 – 1 – 2 – 1.
  • B. 1– 1 – 1 – 2.
  • C. 1 – 2 – 2 – 1.
  • D. 2– 1 – 2 – 1.
  • E. 2– 2 – 1 – 2.

Assinale a alternativa correta em relação às teorias de McGregor quanto à motivação (Teoria X – “Concepção Tradicional” e Teoria Y – “Integração dos Objetivos”).

  • A. Segundo a Teoria X, o ser humano médio padrão tem aversão ao trabalho e o evitaria, se pudesse.
  • B. De acordo com a Teoria Y, a maioria das pessoas deve ser obrigada, controlada, dirigida e intimidada com punição para ser levada a empregar esforço.
  • C. Para a Teoria X, o esforço físico e mental despendido no trabalho é tão natural como o despendido em recreação ou repouso.
  • D. De acordo com a Teoria X, o homem aprende, em condições apropriadas, a não só aceitar, mas também a procurar responsabilidades.
  • E. Segundo a Teoria Y, não é característica das pessoas a capacidade de exercer imaginação, talento e espírito criador na solução de problemas organizacionais.
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