Questões de Administração da CONSULPLAN Consultoria (CONSULPLAN)

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Nos primórdios da administração, Henri Fayol foi o precursor da teoria conhecida como “Administração Clássica”. Esta corrente tinha como principal abordagem a estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. Sobre as atividades administrativas que constituem os elementos da administração, segundo Fayol, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Previsão: avaliação do futuro e do aprovisionamento dos recursos em função dele.
  • B. Comando: faz a organização funcionar. Orienta os empregados quanto aos aspectos globais do negócio.
  • C. Coordenação: cria regras, normas, manuais, ou seja, desenvolve aspectos burocráticos da organização levando à sua ineficiência.
  • D. Organização: estrutura os órgãos necessários ao funcionamento da empresa. Existe a organização material e a organização social.

A otimização dos processos industriais é essencial para que as organizações possam aumentar a eficiência de seus processos produtivos. Uma das formas mais seguras de se alcançar este objetivo é através da administração das perdas que ocorrem durante o transcorrer dos processos industriais. Estas perdas são conhecidas como “paradas”, sendo que algumas são naturais e ocorrem de forma planejada, por outro lado, existem algumas “paradas” que ocorrem por falhas ou ineficiências no processo, sendo estas, passíveis de uma melhor administração. A seguir estão discriminadas algumas das “paradas” mais comuns que podem ocorrer no transcorrer de processos produtivos. Classifique‐as em “planejadas” ou “não planejadas”.

A sequência está correta em

  • A. não planejada, planejada, planejada, planejada e planejada.
  • B. planejada, não planejada, planejada, não planejada e planejada.
  • C. planejada, não planejada, não planejada, planejada e não planejada.
  • D. planejada, planejada, não planejada, não planejada e não planejada.

Tendo em vista que as organizações são caracterizadas como “sistemas abertos”, ou seja, que possuem uma constante interação e intercâmbio com o ambiente ao seu redor, é natural que diversos fatores externos possam influenciar internamente a organização. De forma a minimizar os riscos e os impactos negativos que, por ventura, possam ocorrer nesta relação é muito importante que as empresas conheçam e monitorem o seu ambiente externo. Com relação ao conjunto de fatores que constituem o ambiente externo organizacional, analise as afirmativas, marque V para as verdadeiras e F para as falsas.

( ) Condições tecnológicas: referem‐se ao conjunto de tecnologias que ocorrem no ambiente externo e que podem influenciar as organizações, principalmente quando se tratam de tecnologias inovadoras. As organizações precisam se adaptar e incorporar novas tecnologias para que não percam competitividade.

( ) Condições legais: referem‐se às informações sobre as características populacionais, como taxa de crescimento, população, raça, religião, distribuição geográfica. São dados importantes que caracterizam o mercado atual e futuro.

( ) Condições políticas: são os aspectos relacionados à legislação vigente que afeta direta e indiretamente as organizações, auxiliando‐as ou impondo restrições às suas operações. São leis de caráter comercial, trabalhista, fiscal, civil etc.

( ) Condições econômicas: referem‐se à conjuntura que determina o desenvolvimento ou a retração do mercado, condicionando fortemente as organizações. Inflação, balanço de pagamentos do país, distribuição de renda etc.

( ) Condições culturais: referem‐se à cultura de um povo que penetra nas organizações por meio de expectativas de seus participantes e consumidores.

A sequência está correta em

  • A. V, F, F, V, V.
  • B. V, V, F, F, F.
  • C. F, F, V, V, F.
  • D. F, V, F, V, V.

A liderança é essencial para o desenvolvimento da sociedade. Nas empresas, esta realidade não poderia ser diferente. Nas organizações o papel do líder é o de incentivar, comunicar e influenciar pessoas, facilitando a condução de toda a equipe para o alcance das metas e objetivos organizacionais. A teoria comportamental da administração foi uma abordagem que deu continuidade e ampliou os estudos sobre a liderança iniciada na Escola das Relações Humanas. Tendo em vista a abordagem de Likert sobre os quatro estilos de liderança, assinale a alternativa correta.

  • A. Democrático, liberal, carrasco e burocrático.
  • B. Participativo, autocrático, autoritário e rigoroso.
  • C. Autoritário benevolente, liberal, consultivo e autocrático.
  • D. Participativo, autoritário benevolente, autoritário explorador e consultivo.

Autoridade e responsabilidades são essenciais para qualquer organização, independentemente de seu porte, de sua área de atuação ou de sua natureza. Para Weber, um estudioso que criou as bases para o desenvolvimento da teoria da burocracia, cada tipo de sociedade corresponde a um tipo de autoridade. A autoridade significa a probabilidade de um comando ou ordem específica ser obedecido. Segundo Weber são três os tipos de autoridade legítimos. Com base nisso, assinale‐os.

  • A. Autoridade fraternal, autoridade ditatorial e autoridade carismática.
  • B. Autoridade autocrática, autoridade maternal e autoridade ditatorial.
  • C. Autoridade paternalista, autoridade democrática e autoridade fraternal.
  • D. Autoridade tradicional, autoridade carismática e autoridade racional, legal ou burocrática.

Em relação às Teorias Clássica, de Fayol, e às da Burocracia, de Weber, é correto afirmar que enfatizaram a variável

  • A. tarefas.
  • B. pessoas.
  • C. estrutura.
  • D. ambiente.

A estrutura formal é explicitada em manuais e descrevem os níveis de autoridade e responsabilidade dos departamentos e seções. A representação gráfica dessa estrutura é feita através do organograma, mas os seguintes fatores concorrem para que seja inviável o funcionamento das organizações somente através da estrutura formal, EXCETO:

  • A. Há situações críticas para as quais há necessidade da elaboração e aplicação de soluções rápidas.
  • B. É praticamente impossível elaborar um conjunto de normas que cubra todas as possíveis situações.
  • C. Existem características do fator humano, com respeito à liderança e aos objetivos pessoais que influem na operação da estrutura.
  • D. A estrutura informal é incentivada pelo alto grau de atendimento às normas formais e surge, especialmente, por imposição da organização.

São alternativas criadas para reduzir ou aumentar a quantidade de informação processada, EXCETO:

  • A. Relações laterais.
  • B. Tarefas autocontidas.
  • C. Sistema de informação vertical.
  • D. Recursos para trabalho em excesso.

A qualidade e a melhoria contínua seguem um processo composto de etapas. Acerca dessas etapas, assinale a afirmativa INCORRETA.

  • A. Análise do método atual, pelo qual a equipe de melhoria deve analisar o atual método de trabalho para comparar e verificar como pode ser melhorado.
  • B. Estudo piloto da melhoria, pelo qual a equipe desenvolve um esquema piloto para solucionar o problema e melhorar a qualidade e testar a sua relação de custo e benefício.
  • C. Definição da pessoa que será responsável pela melhoria, uma vez que o processo de melhoria contínua precisa de trabalho individual e centralizado para atingir seus objetivos.
  • D. Escolha de uma área de melhoria, como, por exemplo, a redução de percentagem de defeitos, a redução no tempo de ciclo de produção ou a redução no absenteísmo do pessoal.

A sequência está correta em

  • A. F, V, V, F.
  • B. F, V, F, V.
  • C. V, F, F, V.
  • D. V, V, F, F.
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