Questões de Administração da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Entre as diversas metodologias e ferramentas de gestão de projetos, destaca-se o Program Evaluation and Review Technique – PERT, que possui, como uma de suas características preponderantes, o gerenciamento

  • A. de escopo, com a descrição detalhada do projeto e do produto e monitoramento a partir de indicadores.
  • B. de resultados, aplicando métricas próprias de comparação com experiências anteriores similares.
  • C. do tempo estimado do projeto, a partir da média ponderada de estimativas (provável, otimista e pessimista).
  • D. das equipes envolvidas, com aplicação de dinâmicas de grupo objetivando a otimização dos recursos de RH disponíveis na organização.
  • E. do grau de satisfação do cliente final, usando pesquisas para obtenção de feedbacks e retroação de dados para aprimoramento contínuo.

Considere as estru turas apresentadas nos organogramas abaixo.

Está correto afirmar que na estrutura

  • A. III a organização é semelhante à dos antigos exércitos.
  • B. I está prevista uma instância de deliberação coletiva.
  • C. II prevalece o princípio da especialização de funções.
  • D. I o compartilhamento de decisões e responsabilidades é considerado prioritário.
  • E. II existem linhas diretas e únicas de autoridade entre o superior e os subordinados.

A cultura organizacional constitui um fenômeno estudado por diversos autores, estreitamente ligado à própria identidade da organização e à forma como ela é vista por seus integrantes e pela sociedade. Os autores costumam apontar, entre os aspectos, mais facilmente perceptíveis da cultura de uma organização

  • A. o clima organizacional.
  • B. os ritos de degradação.
  • C. a osmose geográfica.
  • D. a ideologia.
  • E. os artefatos observáveis.

Para mudar a cultura e o clima organizacionais, a organização precisa ter capacidade inovadora, ou seja: adaptabilidade, senso de identidade, perspectiva exata do meio ambiente e integração entre os participantes. A adaptabilidade é a capacidade de

  • A. investigar, diagnosticar e compreender de forma realista o contexto organizacional.
  • B. conhecer e compreender o passado e o presente da organização e de compartilhar essas informações por toda hierarquia.
  • C. resolver problemas e de reagir de maneira flexível às exigências mutáveis e inconstantes do meio ambiente.
  • D. estimular o funcionamento orgânico e integrado entre a organização e o meio ambiente, aceitando e estimulando as diferenças.
  • E. transição de uma situação para outra diferente ou a passagem de um estado para outro.

A cultura organizacional contempla o conjunto de valores e crenças que mantêm unidos os membros da organização e, por outro lado, produz perante a sociedade, através do conjunto de percepções, o que chamamos de imagem corporativa. Entre os níveis fundamentais da cultura apontados pela literatura, estão os denominados Pressupostos Básicos, que correspondem

  • A. aos valores da organização, traduzidos na filosofia e ideologia adotadas.
  • B. os aspectos formais e abertos da cultura organizacional.
  • C. à moldura normativa da organização, que contempla os comportamentos esperados e os reprováveis.
  • D. aos símbolos e ícones representativos da organização, facilmente observáveis.
  • E. à camada mais profunda da cultura, composta por crenças, percepções e sentimentos.

Dentre as atividades inerentes ao processo organizacional, aquela consistente em identificar e agrupar logicamente as atividades da entidade e delinear responsabilidades corresponde a

  • A. planejamento.
  • B. coordenação.
  • C. organização.
  • D. direção.
  • E. controle.

Alguns métodos de gerenciamento de projetos dão ênfase ao tempo de execução dos projetos, tais com o CPM − Critical Path Method e o PERT − Program Evaluation and Review Technique, sendo que o

  • A. CPM, assim como o PERT, são diagramas com quadrantes de tempo estimado de execução, porém utilizados em diferentes plataformas.
  • B. CPM é probabilístico, enquanto o PERT é determinístico, porém ambos atingem os mesmos objetivos.
  • C. CPM corresponde a um workflow, com a representação gráfica da sequência de atividades do projeto.
  • D. PERT, diferentemente do CPM, consiste em um sistema informatizado de gerenciamento de projetos.
  • E. PERT, diversamente do CPM, calcula o tempo de execução a partir da média ponderada das estimativas provável, pessimista e otimista.

Considere que determinado órgão integrante da Administração pública pretenda implementar uma política de valorização de pessoal baseada na meritocracia, utilizando, como ferramenta, a avaliação de desempenho. Para tanto, pretende privilegiar, entre as metodologias disponíveis, a que contemple a auto-avaliação e também permita que o avaliado receba feedbacks (retornos) de todas as pessoas com as quais se relaciona. A metodologia mais adequada para o escopo pretendido seria a

  • A. APPO – Avaliação Participativa por Objetivos.
  • B. Comparação Binária.
  • C. Pesquisa de Campo.
  • D. Avaliação 360º
  • E. Lista de Verificação.

A tomada de decisão é uma das atividades mais típicas do administrador. Existem diferentes tipos de decisão, sendo que algumas delas se realizam por meio de um conjunto de normas preestabelecidas, com base em um acervo de soluções da organização. Tais decisões são as denominadas

  • A. Programadas.
  • B. Padronizadas.
  • C. Recorrentes.
  • D. Impróprias.
  • E. Consultivas.

Uma das etapas relevantes para implementação da gestão por competências consiste no mapeamento de competências. Entre o rol de instrumentos preconizados pela literatura para a realização desse mapeamento se inclui o grupo focal, utilizado

  • A. como sucedâneo das entrevistas individuais, na forma de uma entrevista coletiva onde o entrevistador atua como moderador.
  • B. para substituir a análise documental, tornando mais dinâmico o processo de identificação dos objetivos institucionais.
  • C. como técnica de pesquisa, voltada à identificação das competências relevantes dentro de determinado contexto.
  • D. para identificação das atribuições de cada cargo ou função, constituindo insumo fundamental para identificação das competências propriamente ditas.
  • E. na forma de questionário, para segregar as competências técnicas, apartando-as das comportamentais e situacionais.
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