Questões de Administração da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE)

Lista completa de Questões de Administração da Núcleo de Concursos e Promoção de Eventos (NUCEPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

“O planejamento estratégico em saúde é caracterizado por uma mudança no entendimento do papel do gestor governamental no processo de elaboração e de implementação das políticas. O enfoque estratégico pressupõe que o planejador é um ator social, ou seja, é parte de um “jogo” no qual existem outros atores, com interesse e força distintos”.

Frente à operacionalização e aplicação do método do planejamento estratégico em saúde, analise as assertivas abaixo e assinale a única CORRETA:

  • A. O planejamento pode ser definido como o processo pelo qual se determina que caminhos devem ser tomados para se chegar a um situação indefinida.
  • B. O processo de planejamento em saúde consiste, basicamente, em: identificar problemas, identificar fatores que contribuem para a situação observada, identificar prioridades de intervenção, definir estratégias e quem vai executá-las, avaliar e monitorar as ações executadas.
  • C. O planejamento em saúde não pode ser um instrumento flexível, pois embora expresse os resultados de todo o processo de diagnóstico, de análise e de elaboração técnica e política, acordos e pactos, sua utilidade é a de servir como bússola para nortear as atividades que são/serão realizadas.
  • D. O plano de saúde, nada mais é do que apenas a expressão dos desejos de quem o planeja, ou seja, simplesmente uma declaração de como o mundo “deveria ser”.
  • E. A atividade de planejamento é dividida em três momentos: estratégico, tático e operacional. Este último refere-se à definição da condução do processo de planejamento, à sua determinação no espaço da política e contempla os processos que se relacionam com as mudanças estruturais ou organizacionais de médio e longo prazo.

O administrador precisa ter em mente o modo de tomar decisões estratégicas e planejar o futuro das organizações. Diante disso, analise as seguintes proposições:

1) Através da arte de tomar as decisões, o administrador configura e reconfigura continuamente a sua organização.

2) Planejar significa interpretar a missão organizacional, estabelecer os objetivos e os meios necessários para a realização destes com o máximo de eficácia e eficiência.

3) No planejamento estão contidos: a definição dos objetivos, das políticas, os procedimentos e as normas da instituição.

4) O planejamento inicia o processo administrativo, e fundamenta os próximos estágios.

5) O planejamento apenas define a missão e os objetivos a serem alcançados.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 3.

  • B.

    2, 3 e 4.

  • C.

    1, 2, 3 e 4.

  • D.

    4 e 5.

  • E.

    1, 2, 3 e 5.

Qual é a sequência lógica para as etapas do desenvolvimento do processo administrativo?

  • A.

    Planejamento, controle, organização e direção.

  • B.

    Organização, planejamento, direção e controle.

  • C.

    Planejamento, organização, direção e controle.

  • D.

    Controle, planejamento, organização e direção.

  • E.

    Direção, planejamento, organização e controle.

Os seis passos do processo do Planejamento Administrativo são:

1) Definição dos objetivos.

2) Análise das premissas em relação ao futuro.

3) Análise da situação atual.

4) Definição das alternativas de ação.

5) Implementação do plano.

6) Análise das melhores alternativas.

A sequência correta, desses passos é:

  • A.

    1, 2, 3, 4, 5, 6.

  • B.

    1, 3, 4, 6, 5, 2.

  • C.

    1, 3, 2, 4, 6, 5.

  • D.

    1, 2, 4, 5, 6, 3.

  • E.

    2, 3, 1, 4, 6, 5.

O tripé da remuneração é composto por:

  • A.

    cargos, salários e remuneração.

  • B.

    remuneração, salário e benefícios.

  • C.

    salário, incentivos e benefícios.

  • D.

    salário base, férias e 13º salário.

  • E.

    participação nos lucros, FGTS e salários.

Orçamentos são:

  • A.

    proposições de ações que precisam ou não ser executadas em determinada situação.

  • B.

    diretrizes gerais de decisão que podem ou não ser tomadas na gestão financeira.

  • C.

    demonstrativos de recursos financeiros postos à disposição de atividades específicas num determinado prazo.

  • D.

    meios de controles de pessoas e materiais em uma organização.

  • E.

    demonstrativos financeiros das despesas realizadas em um período.

As funções típicas do administrador financeiro são:

  • A.

    planejamento financeiro, contábil e patrimonial.

  • B.

    controle acionário, demonstrativos financeiros e contábeis.

  • C.

    captação de recursos diversos para o financiamento dos ativos correntes e não correntes.

  • D.

    investimentos e previsão de gestão dos custos e financiamentos.

  • E.

    análise, planejamento e controle financeiro, decisões de investimento e decisões de financiamentos.

Os organogramas procuram demonstrar, por meio gráfico:

  • A.

    uma matriz de autoridade e responsabilidade gerencial.

  • B.

    pessoas, níveis e períodos das atividades a serem desenvolvidas na organização.

  • C.

    linhas de relações formais e informais nos níveis hierárquicos da organização.

  • D.

    as lideranças das unidades organizacionais e suas inter-relações.

  • E.

    divisão do trabalho, relação superiorsubordinado, trabalho realizado nas unidades e visão global da organização.

A Direção constitui-se em uma das mais complexas funções da administração. Sobre isso, analise as proposições a seguir.

1) O administrador deve desenvolver relacionamento interpessoal com todos os subordinados.

2) O diretor deve usar o processo de comunicação, a liderança participativa, e promover a motivação nos seus subordinados, como fonte de gerar resultados para a organização.

3) Deve existir um canal de comunicação direta da direção com a clientela interna e externa na organização, melhorando os processos de trabalho.

4) A direção é uma função que se distribui por todos os níveis hierárquicos da organização.

5) No nível estratégico de direção, os gerentes são os responsáveis por dirigir as pessoas que realizam as funções de serviços de apoio.

Estão corretas, apenas:

  • A.

    1, 2 e 5.

  • B.

    2, 3, 4 e 5.

  • C.

    4 e 5.

  • D.

    1, 2, 3 e 4.

  • E.

    2 e 4.

Taylor foi um dos grandes precursores da administração e não estava preocupado somente em obter maior esforço dos trabalhadores, mas também em introduzir métodos de trabalho eficiente, que incluíam:

  • A.

    padronização de ferramentas e equipamentos, estudos de tempos e movimentos e seleção de trabalhadores mais adequados.

  • B.

    cálculos matemáticos dos custos trabalhistas, seleção psicotécnica e inclusão de cartões de ponto.

  • C.

    princípios de gestão de divisão do trabalho, unidade de comando e centralização hierárquica.

  • D.

    estrutura burocrática, treinamento e profissionalização dos membros.

  • E.

    determinação do nível de produção por normas sociais e de integração do indivíduo ao grupo.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...