Questões de Arquitetura da FUNECE

Lista completa de Questões de Arquitetura da FUNECE para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Discriminação técnica é um

  • A. ocumento preliminar do projeto que caracteriza o empreendimento ou o projeto objeto de estudo, que contém o levantamento das informações necessárias, incluindo a relação dos setores que o compõem, suas ligações, necessidades de área, características gerais e requisitos especiais, posturas municipais, códigos e normas pertinentes.
  • B. texto que evidencia o atendimento às condições estabelecidas no programa de necessidades. Apresenta o partido arquitetônico adotado que é definido no estudo preliminar.
  • C. documento escrito do projeto, que, de forma precisa, completa e ordenada, descreve os materiais de construção a serem utilizados, indica os locais onde estes materiais devem ser aplicados e determina as técnicas exigidas para o seu emprego.
  • D. tipo de norma destinada a fixar as características, condições ou requisitos exigíveis para matérias-primas, produtos semifabricados, elementos de construção, materiais ou produtos industriais semiacabados.

Considerada uma das mais antigas formas de ciência e arte, a arquitetura foi ao longo do século XX incorporando novos conceitos e técnicas que acabaram por transformá-la para sempre. Enquanto a arquitetura do século XIX vivia um momento de releitura de antigos movimentos, tentando recriar os clássicos (movimentos arquitetônicos Neogótico, Neoclássico, etc.), no século XX, ela mergulha em um profundo movimento renovador. As Praires Houses refletiam bem o estilo de vida da nova classe média americana dos anos 50, eram amplas, modernas e tinham muito espaço interno. Tal estrutura tinha um ponto em comum, tudo era muito bem planejado a fim de integrar de forma harmônica com o ambiente externo. Era o estilo de casa ideal para os novos e espaçosos subúrbios que surgiam ao redor das cidades, local para onde a classe média estava migrando. A arquitetura do estilo Praires foi idealizada por

  • A. William Kent.
  • B. Frank Lloyd Wright.
  • C. Robert Adam.
  • D. Alvar Aalto.

Relacione corretamente os elementos de edificação com seus componentes construtivos, numerando a Coluna II de acordo com a Coluna I.

 A sequência correta, de cima para baixo, é:

  • A. 3, 2, 4, 1.
  • B. 4, 3, 2, 4.
  • C. 3, 1, 4, 2.
  • D. 4, 2, 3, 1.

Analise as seguintes afirmações a respeito do conforto acústico:

I. Eco palpitante é a sucessiva reflexão que ocorre, notoriamente, entre paredes paralelas e estreitas.

II. Reverberação é quando o som permanece em um espaço fechado; isso persiste pela reflexão de superfície até tudo ser transmitido para outro meio (a parede), ser absorvido pelo tapete ou escapar através do duto de ventilação.

III. O efeito Doppler é uma característica observada nas ondas quando são emitidas ou refletidas por um objeto que está em movimento em relação ao observador. O comprimento de onda observado é maior ou menor, conforme sua fonte se aproxima ou se afasta.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II e III.
  • B. I, II e III.
  • C. I e III apenas.
  • D. II e III apenas.

Os cinco pontos da Nova Arquitetura são o resultado das pesquisas realizadas nos anos iniciais da carreira do arquiteto Charles-Edouard Jeanneret conhecido pelo pseudônimo de Le Corbusier.

Considerando esses pontos da Nova Arquitetura, assinale a opção correta.

  • A. Planta Livre de Estrutura: através de uma estrutura independente, permite a livre locação das paredes, já que estas precisam exercer a função estrutural.
  • B. Fachada Livre de Estrutura: resulta da independência da estrutura. Assim, a fachada pode ser projetada sem impedimentos.
  • C. Pilotis: sistema de vigas que elevam o prédio do chão, permitindo o trânsito por debaixo do mesmo.
  • D. Janelas em fita: consiste na total cobertura da fachada de um edifício com uma fita, propriamente dita, composta por janelas simultâneas, afetando diretamente a estrutura.

O livro “Urban Design: a typology of procedures and products” (LANG, 2005) classifica os processos de desenho urbano em quatro tipos: o Desenho Urbano “total”, o Desenho urbano “all of a piece”, o Desenho Urbano “piece-by-piece” e o Desenho Urbano “plug-in”. Essencial para um bom entendimento do desenho urbano é saber por quem as decisões são tomadas e com qual encadeamento. Atente ao que se diz a seguir sobre os tipos de desenho urbano:

I. No Desenho Urbano “total”, uma única equipe controla todo o projeto. Esse tipo é raro de se encontrar — pelo menos aqui no Brasil.

II. No Desenho urbano “all of a piece”, a produção das edificações é feita a partir de centenas ou milhares de decisões individuais que, entretanto, devem obedecer a um conjunto de normas gerais. Sendo assim, a construção de edificações é controlada por zoneamentos, incentivos e penalidades.

III. No Desenho Urbano “piece-by-piece”, uma equipe cria um plano geral que orienta as intervenções de diversos empreendedores, cada um com sua própria equipe. Um exemplo desse tipo é o Loteamento Pedra Branca, em Palhoça, SC. Lá, uma equipe norte-americana (DPZ), com a ajuda de arquitetos brasileiros, fez um masterplan para a área. Em seguida, vários escritórios de arquitetura foram contratados para projetar as quadras que compõem a proposta geral.

IV. O Desenho Urbano “plug-in” remete ao conceito de “acupuntura urbana”, segundo o qual intervenções pontuais no tecido urbano seriam capazes de produzir consequências benéficas para o entorno e, talvez, para toda a cidade.

Está correto o que se afirma em

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I, II e IV apenas.
  • C. II e III apenas.
  • D. I e IV apenas.

As edificações para escolas destinam-se a abrigar a realização do processo educativo ou instrutivo. Considerando as áreas de acesso e circulação que deverão satisfazer no projeto de uma escola, assinale a opção correta.

  • A. Os locais de ingresso e saída terão largura mínima de 1,50m.
  • B. Os espaços de acesso e circulação de pessoas como vestíbulos, corredores e passagens de uso comum ou coletivo terão largura mínima de 1,20m.
  • C. As rampas de uso comum ou coletivo terão largura mínima de 1,20m e declividade máxima de 8% (oito por cento).
  • D. As escadas de uso comum ou coletivo terão largura mínima de 1,50m e degraus com largura mínima de 0,31m.

Os cinemas, teatros, auditórios e similares, incluindo locais de eventos temporários, mesmo que para público em pé, devem possuir, na área destinada ao público, espaços reservados para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida. Sobre esse assunto, é correto afirmar que

  • A. em cinemas, a distância mínima para a localização dos espaços para pessoas em cadeira de rodas e assentos para pessoas com mobilidade reduzida e obesos deve ser calculada traçando-se um ângulo visual de no máximo 45° a partir do limite superior da tela até a linha do horizonte visual, com altura de 1,15m do piso.
  • B. os assentos para pessoas com mobilidade reduzida devem possuir um espaço livre frontal de no mínimo 0,30m.
  • C. o espaço para pessoa em cadeira de rodas deve possuir as dimensões mínimas de 0,80m por 1,50m e estar deslocado 0,30m em relação ao encosto da cadeira ao lado, para que a pessoa em cadeira de rodas e seus acompanhantes fiquem na mesma direção.
  • D. deve ser previsto um espaço para cão-guia junto de um assento preferencial, com dimensões de 0,70m de comprimento, 0,40m de profundidade e 0,30 m de altura.

Os espaços destinados a estacionamento ou garagens de veículos podem ser privativos quando se destinarem a um só usuário, família, estabelecimento ou condomínio, constituindo dependência para uso exclusivo da edificação ou podem ser coletivos, quando se destinarem à exploração comercial. Sobre estacionamentos, é correto afirmar que

  • A. fica vedada a construção de estacionamentos ou garagens em qualquer logradouro, existente ou projetado, com destinação exclusiva para uso de pedestre.
  • B. não é obrigatória a reserva de espaços destinados a estacionamento ou garagem de veículos vinculada às atividades das edificações, e respectivo número de vagas calculadas de acordo com o tipo de ocupação do imóvel.
  • C. cada vaga deverá ser calculada em 30,00m² (trinta metros quadrados), incluindo os acessos, circulação e espaços de manobra, devendo atender as demais disposições do Código de Obras e Posturas em vigor.
  • D. os estacionamentos de veículos que utilizarem espaços descobertos com área igual ou superior a 1.000,00m² (um mil metros quadrados) deverão ser arborizados e apresentar, no mínimo, uma árvore para cada 3 (três) vagas.

BDI (benefício e despesas indiretas) é uma taxa que se adiciona ao custo direto de uma obra ou serviço para cobrir as despesas indiretas do executor mais o risco do empreendimento, as despesas financeiras incorridas, os tributos incidentes na operação, despesas de comercialização e lucro do empreendedor. Seu resultado é fruto de uma operação matemática baseada em dados objetivos envolvidos em cada obra. Considerando os componentes do BDI, analise as seguintes afirmações:

 I. Despesas Indiretas são gastos que fazem parte dos custos da obra e são necessárias para sua execução. São basicamente despesas da administração da sede da empresa mais os encargos financeiros do capital de giro necessários na produção e os riscos envolvidos no empreendimento.

II. Tributos são os impostos federais incidentes sobre o valor da fatura ou do lucro e o imposto municipal incidente sobre a parcela de serviços no local de execução da obra ou serviços.

III. Gastos de comercialização são gastos necessários para a promoção comercial da empresa, estão relacionados com determinadas obras específicas e se enquadram como custos diretos e despesas indiretas.

Está correto o que se afirma somente em

  • A. II.
  • B. III.
  • C. I e II.
  • D. I e III.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...