Questões de Arquivologia do ano 0000

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Os motivos que conduzem à necessidade de preservar documentos em arquivos públicos devem ser:

  • A.

    oficiais, para que se mantenham os serviços governamentais.

  • B.

    culturais, para que se preserve a memória dos atos de governo.

  • C.

    oficiais e culturais, pois os documentos servem para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de seus atos.

  • D.

    derivados das características da produção e da acumulação dos papéis públicos, independentemente dos motivos que levaram à criação dos documentos.

  • E.

    de ordem jurídica, relacionados às características governamentais de uma época.

Comparando arquivos governamentais e bibliotecas públicas, pode-se afirmar que:

  • A.

    são, quase sempre, órgãos colecionadores de documentos.

  • B.

    são, indubitavelmente, órgãos receptores de documentos.

  • C.

    os métodos de trabalhos usados nestas instituições são, em sua maior parte, similares.

  • D.

    o arquivo guarda, principalmente, documentos de um governo de que faz parte.

  • E.

    são órgãos similares

Os arquivistas contemporâneos devem compreender um plano de destinação de documentos como um plano:

  • A.

    de ação que vise, fundamentalmente, à eliminação de documentos e preservação das informações contidas nos arquivos.

  • B.

    que forneça ao órgão as bases para manutenção de documentos com informações significativas e indique o possível descarte daqueles que não contenham dados relevantes.

  • C.

    de classificação da massa documental acumulada, contemplando a avaliação da mesma sob todos os aspectos possíveis e imagináveis.

  • D.

    de descarte sistemático, visando à diminuição da massa documental acumulada e à conquista de novos espaços físicos para a guarda de papéis.

  • E.

    estratégico de combate aos problemas administrativo-jurídicos da organização.

A respeito do papel desempenhado pelos arquivistas contemporâneos no tratamento de acervos de arquivo, NÃO se deve afirmar que a eles interessa:

  • A.

    tratar de documentos mantidos em sua integridade, sem dispersão, fragmentação ou mistura de fundos, séries, etc.

  • B.

    resgatar coleções de procedência e características diversas, significativas pelo seu conteúdo e suporte.

  • C.

    manter o valor de prova dos documentos como foram passados para custódia dos arquivos.

  • D.

    manter os documentos, tanto quanto possível, sob o arranjo que lhes foi dado pelo órgão no curso de suas atividades.

  • E.

    seguir os princípios teóricos consagrados pela arquivística internacional.

Os princípios teóricos e práticos de arranjo e descrição consagrados pela Arquivística contemporânea aplicam-se:

  • A.

    aos acervos arquivísticos públicos e privados.

  • B.

    tanto aos arquivos como às bibliotecas.

  • C.

    aos arquivos, às bibliotecas e aos museus.

  • D.

    às coleções de particulares e de organismos privados.

  • E.

    aos acervos hemerográficos colecionados por particulares.

Os motivos básicos que levam a que se descartem documentos em arquivos públicos devem ser:

  • A.

    fundamentalmente oficiais, para que se mantenham os serviços governamentais em funcionamento, sem problemas de espaço físico e de materiais de consumo necessários.

  • B.

    fundamentalmente culturais, para que se preserve, em perfeita condição de uso, a memória dos atos de governo.

  • C.

    oficiais e culturais, pois os documentos servem para manter em ordem o funcionamento do governo e registram a historicidade de seus atos.

  • D.

    derivados das características da produção e da acumulação dos papéis públicos, evitando-se a redundância das informações ou a manutenção de documentos sem interesse administrativo, jurídico ou histórico.

  • E.

    vinculados aos desejos da administração de modernizar os serviços, preservando somente documentos de valor administrativo.

É correto afirmar que interessa aos atuais arquivistas, com maior intensidade e sendo o fulcro desta profissão:

  • A.

    tratar de documentos contendo informações mantidas em sua integridade, isto é, sem dispersão, fragmentação ou mistura de fundos, séries, etc.

  • B.

    resgatar coleções de procedência e características diversas, significativas pelo seu conteúdo e suporte.

  • C.

    manter o valor de prova dos documentos, do modo como foram passados para custódia dos arquivos.

  • D.

    preservar a memória e pesquisar a história dos povos.

  • E.

    desenvolver tecnologias da informação pertinentes às bibliotecas.

O que um arquivista deve compreender como um plano de classificação de documentos?

  • A.

    Um plano que permita a ordenação intelectual e física dos documentos de um arquivo corrente.

  • B. Um plano físico que forneça ao órgão as bases para manutenção de documentos com informações significativas e que indique a possível classificação daqueles que não contenham dados relevantes.
  • C.

    Um plano de tratamento e de avaliação, sob todos os aspectos possíveis e imagináveis, de uma massa documental acumulada.

  • D.

    Um plano de descarte sistemático, acompanhado de um programa de microfilmagem ou de digitalização das imagens dos documentos com o uso de recursos informáticos.

  • E.

    Um plano geral de microfilmagem dos documentos mantidos pela instituição.

Assinale, dentre as alternativas abaixo, a que NÃO se refere aos elementos principais que devam ser considerados para a avaliação, preservação e descarte de documentos públicos.

  • A.

    As ações e as atividades de que tratam

  • B.

    As tipologias documentais a que pertencem

  • C.

    As autoridades que os assinaram e lhe deram autenticidade

  • D.

    As atividades do órgão produtor e acumulador de informações

  • E.

    Os seus suportes físicos e originalidades

O instrumento conhecido como tabela de temporalidade, também denominada tabela de descarte, poderá ser eficiente nos casos em que ela estiver pronta para:

  • A.

    a possibilidade efetiva de remover e eliminar documentos, de acordo com os períodos de retenção recomendados.

  • B.

    a normalização previamente delimitada no plano de classificação feito ao mesmo tempo que a tabela.

  • C.

    a identificação minuciosa de todos os tipos, suportes e características dos documentos que podem ou não ser eliminados.

  • D.

    a minuciosa descrição dos documentos que se resolveu preservar ou manter, por terem relevância administrativa, jurídica e informativa.

  • E.

    ser usada por meio de recursos informatizados.

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