Questões de Arquivologia do ano 2016

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A respeito da gestão da informação e de documentos e dos tipos documentais, julgue os itens que se seguem. Os arquivos permanentes têm restrição de acesso ao público em geral.

  • C. Certo
  • E. Errado

De acordo com as terminologias empregadas no Dicionário Brasileiro de Terminologia Arquivística, o termo anopistógrafo denomina-se:

  • A. Estudo dos nomes próprios de pessoas.
  • B. Documento de autenticidade não reconhecida.
  • C. Cópia manuscrita, de época, realizada por outro que não o autor.
  • D. Guarda de documentos em depósito.
  • E. Documento escrito ou impresso de um único lado.

Dadas as inferências sobre a definição de arquivo:

I - Conjunto de documentos produzidos e acumulados por uma entidade coletiva, pública ou privada, pessoa ou família, no desempenho de suas atividades, independentemente da natureza do suporte.

II - Instituição ou serviço que tem por finalidade a custódia, o processamento técnico, a conservação e o acesso a documentos.

III - Instalações onde funcionam arquivos.

IV - Móvel destinado à guarda de documentos.

Está correta a alternativa:

  • A. I, II e IV, apenas.
  • B. I, II, III e IV.
  • C. II e IV, apenas.
  • D. I, apenas.
  • E. II, apenas.

A administração da documentação pública ou de caráter público compete às instituições arquivísticas federais, estaduais, do Distrito Federal e municipais. São arquivos Municipais o(s):

  • A. Arquivos do Poder Executivo, o arquivo do Poder Legislativo e o arquivo do Poder Judiciário.
  • B. Arquivo do Poder Executivo e o arquivo do Poder Legislativo.
  • C. Arquivos públicos organizados de acordo com sua estrutura político-jurídica.
  • D. Arquivos conjuntos de documentos produzidos ou recebidos por pessoas físicas ou jurídicas, em decorrência de suas atividades.
  • E. Arquivos públicos e privados identificados como de interesse público e social depositados a título revogável, ou doados a instituições arquivísticas públicas.

O servidor deve sempre estar atento quanto aos estágios de evolução dos arquivos, o que chamamos de Teoria das Três Idades, assim, primeira idade, segunda idade e terceira idade, são respectivamente, os arquivos:

  • A. Corrente, intermediário e permanentes.
  • B. Intermediário, corrente e permanentes.
  • C. Permanentes, corrente e intermediário.
  • D. Corrente, permanente e intermediário.
  • E. Intermediário, permanente e corrente.

“Documento ou conjunto de documentos que exige estudo mais detalhado, bem como procedimentos expressados por despachos, pareceres técnicos, anexos ou, ainda, instruções para pagamento de despesas, protocolado e autuado pelos órgãos autorizados a executar tais procedimentos”, denomina-se:

  • A. Documento.
  • B. Tratamento da informação.
  • C. Processo.
  • D. Informação classificada.
  • E. Informação.

A inserção no processo ou documento de um novo documento protocolado, e deverá ser executada diretamente pela unidade protocolizadora interessada mediante determinação, por despacho, de seu dirigente, denomina-se:

  • A. Anexação.
  • B. Apensação.
  • C. Encerramento.
  • D. Juntada.
  • E. Despacho.

A pessoa física ou jurídica que intercede em favor do interessado do processo ou documento, é:

  • A. Interessada.
  • B. Procedência.
  • C. Solicitante.
  • D. Requerente.
  • E. Legitimado.

No programa Memória do Mundo desenvolvido pela UNESCO, a preservação é definida como, a soma das medidas necessárias para garantir a acessibilidade permanente para sempre do patrimônio documental. Assim, uma conservação preventiva é aquela que,

  • A. integra todas as etapas diretas e indiretas, bem como as medidas que vão otimizar as condições ambiente, a preservação e o acesso ao objeto, de modo a prolongar o seu tempo de vida.
  • B. Compreende as ações, que envolvendo o mínimo de intervenção técnica, são requeridas para prevenir uma deterioração ulterior do documento original.
  • C. integra todas as etapas diretas e indiretas direcionadas para o prolongamento do tempo de vida dos objetos. Inclui uma boa gestão interna, purificação do ar, ar-condicionado, limpeza e monitoramento da coleção.
  • D. integra todas as etapas diretas e indiretas, bem como intervenções realizadas no objeto de modo a prolongar o seu tempo de vida.
  • E. integra todas as intervenções que visam o prolongamento do tempo de vida do objeto na sua forma perceptível, de acordo com as normas de estética e ética, mantendo a sua integridade histórica.

É a retirada de peças de um processo, que poderá ocorrer quando houver interesse da Administração ou a pedido do interessado, denomina-se:

  • A. Desmembramento.
  • B. Distribuição.
  • C. Desapensação.
  • D. Desmembramento.
  • E. Desentranhamento de peças.
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