Questões de Arquivologia da Fundação de Apoio ao Desenvolvimento da UEL (FAUEL)

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Entre as principais razões pelas quais a gestão de documentos é fundamental em uma repartição pública, pode-se destacar:

  • A. A obtenção de um sistema de identificação.
  • B. A padronização dos métodos de arquivamento.
  • C. Uma maior agilidade nas consultas aos documentos.
  • D. Um maior grau de organização, e, portanto, economia de tempo.
  • E. Todas as alternativas anteriores.

A gestão de arquivos oferece diversos benefícios a uma instituição pública. Dentro os fatores abaixo, o único que NÃO representa um benefício da gestão de arquivos é:

  • A. A geração de duplicidade de documentos e arquivos.
  • B. A preservação de documentos e informações importantes.
  • C. A otimização do processo de busca por informações.
  • D. A redução no acúmulo desnecessário de dados digitais ou em papel.
  • E. A redução no tempo necessário para encontrar arquivos e documentos.

Conforme a terminologia empregada em sistemas e métodos de arquivamento, todos os arquivos que estão em uso CORRENTE e CONSTANTE são denominados:

  • A. Arquivo morto.
  • B. Arquivo organizacional.
  • C. Arquivo inativo.
  • D. Arquivo institucional.
  • E. Arquivo ativo.

Repartições públicas normalmente utilizam _______________________, que são espaços responsáveis pela centralização de documentos e disseminação de informações. O termo que preenche corretamente a lacuna é:

  • A. Centros de Documentação
  • B. Organogramas
  • C. Centros Burocráticos
  • D. Planos de Carreira
  • E. Programas de Qualidade de Vida no Trabalho.

Em relação à caracterização dos documentos quanto ao gênero, os manuscritos, datilografados, digitados ou impressos são considerados documentos:

  • A. iconográficos.
  • B. cartográficos.
  • C. textuais.
  • D. filmográficos.
  • E. sonoros.

O método ______________________ de arquivamento é utilizado sempre que há uma necessidade de se ordenar a documentação existente conforme a divisão geográfica da repartição, órgão ou instituição. O termo que preenche corretamente a lacuna acima é:

  • A. Geográfico.
  • B. Numérico.
  • C. Específico.
  • D. Alfabético.
  • E. Gerencial.

Em sistemas e métodos de arquivamento, arquivos PERMANENTEMENTE fora de uso recebem o nome de:

  • A. Arquivo morto.
  • B. Arquivo organizacional.
  • C. Arquivo inativo.
  • D. Arquivo institucional.
  • E. Arquivo ativo.

No Reino Unido alguns títulos de nobreza incluem o lugar, que podem ou não fazer parte do título, assim podemos dizer que uma entrada nestes casos será feita sempre da seguinte forma:

  • A.

    Será sempre incluída a designação geográfica que fizer parte do título, se não fizer parte do título e em caso de dúvida não será considerada.

  • B.

    Será sempre considerada a designação geográfica e usada em todas as obras, pois foram incorporados ao título.

  • C.

    Será sempre considerada se o título de nobreza constar em todos os títulos.

  • D.

    Nunca será considerado o título de nobreza como parte do título.

O método que consiste em arquivar documentos levando-se em conta a procedência, a localidade de origem do cliente/empresa/assunto denomina-se:

  • A.

    cronológico.

  • B.

    enciclopédico.

  • C.

    geográfico.

  • D.

    alfanumérico.

Segundo as entidades mantenedoras os arquivos podem ser considerados:

  • A.

    Públicos, privados, familiais ou pessoais.

  • B.

    Setoriais ou gerais.

  • C.

    Intermediários, correntes e permanentes.

  • D.

    Especiais e especializados.

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