Questões de Arquivologia da Universidade Federal do ABC (UFABC)

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Um dos principais desafios no campo da preservação é estender a vida útil dos materiais do acervo. A desinfestação é uma das atividades desenvolvidas para impedir o avanço das formas biológicas de deterioração dos documentos. No combate aos insetos o método mais eficiente que vem sendo utilizado é:

  • A.

    higienização.

  • B.

    controle da umidade.

  • C.

    fumigação.

  • D.

    banho de gelatina.

  • E.

    laminação.

O controle da temperatura e umidade relativa do ar do depósito de arquivo é essencial para a preservação do acervo, pois níveis inaceitáveis destes fatores contribuem sensivelmente para a desintegração dos materiais utilizados nos documentos. O monitoramento dos níveis de temperatura e UR devem ser periódicos e efetuados através da leitura dos respectivos aparelhos:

  • A.

    termômetro e higrômetro

  • B.

    termômetro e umidificador.

  • C.

    termômetro e odômetro.

  • D.

    higrômetro e odômetro.

  • E.

    higrômetro e umidificador.

Entre as causas da deterioração das fotografias, estão a umidade e a acidez, razão pela qual devem ser acondicionadas em:

  • A.

    caixa-box.

  • B.

    envelopes de papel comum.

  • C.

    pastas de cartolina.

  • D. folders confeccionados com papel de PH neutro.
  • E.

    papel plástico.

Um arquivista, ao aplicar o princípio da ordem original para identificar e tratar tecnicamente um conjunto de documentos, deve respeitar:

  • A. a classificação estabelecida no momento da produção dos documentos.
  • B.

    o arranjo interno dos papéis, atribuídos no órgão de origem no momento de seu primeiro arquivamento.

  • C.

    a ordem física que os documentos tinham no arquivo corrente.

  • D.

    a estrutura administrativa de origem dos documentos.

  • E.

    o fluxo documental que determinou a produção dos documentos.

De acordo com a natureza da entidade produtora, os arquivos classificam-se em:

  • A.

    textuais, cartográficos, iconográficos e sonoros.

  • B.

    textuais e especiais.

  • C.

    públicos e privados.

  • D.

    correntes, intermediário e permanente.

  • E.

    privado, público, textuais e especiais.

Fato importante na História que marcou o acesso público aos documentos de arquivos.

  • A.

    Primeira Guerra Mundial.

  • B.

    Reforma Protestante.

  • C.

    Segunda Guerra Mundial.

  • D.

    Revolução Francesa.

  • E.

    Revolução Inglesa.

A avaliação em arquivos é uma metodologia que se caracteriza pela:

  • A.

    análise e seleção de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • B.

    descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando apenas seu valor primário.

  • C.

    descrição e higienização e acondicionamento de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • D.

    descrição e higienização de documentos de arquivos, identificando seu valor primário e secundário.

  • E.

    descrição e higienização e análise de documentos de arquivos, identificando seu valor secundário.

Compete ao arquivo elaborar o regulamento da sala de consultas, estabelecendo as categorias de usuários que terão acesso ao acervo e como os documentos devem ser consultados. A definição destas estratégias para o funcionamento do arquivo se refere a uma política de:

  • A.

    informação do acervo.

  • B.

    restrição aos documentos.

  • C.

    uso dos documentos.

  • D.

    conservação do acervo.

  • E.

    acesso aos documentos.

Na implantação de sistemas de arquivos, a estruturação do arquivo intermediário apresenta a dupla vantagem de:

  • A.

    centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações evitando um recolhimento descontrolado e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.

  • B.

    centralizar e administrar os documentos que perderam a sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de conservação dos arquivos.

  • C.

    centralizar os documentos que perderam sua utilidade corrente para as administrações, evitando uma avaliação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de organização dos documentos.

  • D.

    centralizar e administrar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação controlada e permitindo uma verdadeira política de recolhimento dos documentos.

  • E.

    descentralizar e controlar os documentos que perderam sua utilidade intermediária para as administrações, evitando uma eliminação descontrolada e permitindo uma verdadeira política de produção de documentos.

Sobre a avaliação de documentos é CORRETO afirmar que:

I- Avaliar significa atribuir valores e definir prazos de guarda para os documentos, independente de seu suporte material, contribuindo para a racionalização dos arquivos.

II- O único objetivo da avaliação é reduzir a massa documental acumulada nos arquivos.

III- Para avaliar um conjunto de documentos é necessário instituir uma comissão, integrada unicamente por um arquivista, uma autoridade administrativa de nível superior e um profissional da área jurídica.

 IV- A avaliação é um processo que incide sobre séries documentais e nunca sobre documentos isolados.

  • A.

    apenas as afirmativas II e IV são verdadeiras.

  • B. apenas as afirmativas I e III são verdadeiras.
  • C.

    as afirmativas I, II e IV são verdadeiras.

  • D.

    apenas as afirmativas I e IV são verdadeiras.

  • E.

    as afirmativas I, II e III são verdadeiras.

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