Questões de Arquivologia da Universidade da Amazônia (UNAMA)

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NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Arquivo é o conjunto de documentos oficialmente produzidos e recebidos por uma organização. O arquivo é tão importante que sem ele é impossível provar qualquer fato ou direito. De acordo com a afirmativa, é correto dizer que a principal finalidade do arquivo, consiste, em:

  • A. selecionar as correspondências oficiais.
  • B. arrumar as cópias da documentação recebida.
  • C. localizar os documentos solicitados em tempo hábil.
  • D. separar os documentos recebidos e expedidos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

O arquivamento é uma atividade importante relacionada à prática arquivística, uma vez que no arquivo encontra-se toda a documentação necessária para a comprovação de direitos nas organizações. Dessa maneira, é correto afirmar que o arquivo só cumprirá sua função probatória (prova) se a documentação estiver:

  • A. guardada em gavetas.
  • B. tecnicamente organizada.
  • C. arrumada por ordem de chegada.
  • D. separada por data.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

No método numérico de arquivamento, o número é o elemento principal para a organização do arquivo. Por ser numérico, pertence ao sistema indireto de busca. De acordo com a afirmativa, para localizar a documentação através desse método, é necessário fazer primeiro, a consulta ao:

  • A. manual do arquivo.
  • B. índice auxiliar alfabético.
  • C. guia de operações de arquivamento.
  • D. esquema de classificação dos documentos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Pela necessidade de consulta rápida às informações contidas nos documentos de arquivo, é correto dizer que esses documentos devem ficar arquivados de forma vertical, ou seja, um atrás do outro. Portanto, os documentos que estão em curso, que fazem parte do arquivo corrente, devem ficar arquivados em pastas:

  • A. com divisórias.
  • B. de mesa.
  • C. de cano duplo.
  • D. suspensas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Recebimento, registro, distribuição e movimentação de documentos são atividades referentes às ações arquivísticas, denominadas:

  • A. arquivamento.
  • B. protocolo.
  • C. circulação.
  • D. triagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

No arquivo estão guardados todos os documentos produzidos e recebidos pelas organizações. De acordo com a assertiva, é correto afirmar que a principal finalidade do arquivo consiste, em:

  • A. localizar os documentos em tempo hábil.
  • B. arrumar os documentos expedidos.
  • C. separar as correspondências recebidas.
  • D. organizar as cópias dos documentos.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

Para preservar documentos originais, que podem ser danificados através do manuseio, surgiu uma técnica de reprodução que substitui o suporte tradicional em papel. A essa técnica, denomina-se:

  • A. fotocópia.
  • B. segunda via.
  • C. duplicata.
  • D. microfilmagem.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 24, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

De acordo com a abrangência de sua atuação, o arquivo que fica junto aos órgãos operacionais e cumpre as funções de arquivo corrente, onde a documentação ainda está em curso, facilitando sua movimentação, é definido como arquivo:

  • A. especializado.
  • B. setorial.
  • C. central.
  • D. departamental.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 20, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA CORRETA.

No arquivo permanente é mantida toda a documentação de guarda definitiva. Essa documentação jamais será eliminada do arquivo, porque possui:

  • A. valor probatório.
  • B. data e assinatura.
  • C. duplicata.
  • D. carimbo e assinatura.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 11 A 25, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Para organizar a documentação de arquivo aplicando-se o método alfabético, cujo elemento principal a ser considerado é o nome do correspondente (pessoa física ou jurídica), é importante que essa atividade de arquivamento seja elaborada seguindo-se as:

  • A. normas de classificação.
  • B. regras de alfabetação.
  • C. etapas de arquivamento.
  • D. guias de padronização.
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