Questões de Artes

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Em fins de maio de 2016, Berlim – Alemanha, se reuniu o grupo ISO TC130, que elabora normas técnicas para o setor gráfico. Nesse encontro diversas normas sobre certificação de processos e produtos gráficos foram discutidas e aprimoradas. Sobre as normas atuais e as discussões em andamento, analise as afirmativas a seguir:

I. As notas de utilização do formato PDF/VT (ISO 16612-2:2010 – Graphic technology – Variable data exchange – Part 2: Using PDF/X-4 and PDF/X-5) foram terminadas e já estão disponíveis para aplicação e para certificação.

II. Foi discutida a ISO 19302 – Colour conformity assessment of printed products, que se refere à implantação de sistema de gestão ISO 9001 em gráficas e, com autorização dos órgãos competentes da ISO, será uma norma similar à 9001, específica do setor.

 III. ISO 20677-1 – Image technology colour management – Extensions to architecture, profile format, and data structure, nova versão do sistema de gerenciamento de cores em conjunção com o International Color Consortium, ICC, sistema presente em cada PC ou Mac do planeta.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente II;
  • B. somente I e II;
  • C. somente I e III;
  • D. somente II e III;
  • E. I, II e III.

A versão CS5 do software Adobe InDesign trouxe alguns avanços bem interessantes para a preparação de publicações eletrônicas (eBooks).

Um desses avanços é:

  • A. a inclusão do comando ePub no menu File/Export for;
  • B. a inclusão do comando Export for Digital Editions no menu File;
  • C. a possibilidade da inclusão no arquivo para o leitor de eBook dos metadados existentes no arquivo nativo;
  • D. a opção da conversão de todas as imagens para o formato GIF, o que deixa o arquivo para o leitor de eBook mais leve;
  • E. a inclusão do comando View eBook After Exporting na janela de exportação do arquivo.

Os primeiros eBooks surgiram ainda nos anos 1970, naturalmente não nos formatos atualmente conhecidos e com características distintas dos produtos hoje comercializados sob esse nome. Muitos formatos surgiram, foram utilizados e demonstraram ter vantagens e desvantagens.

Com isso o IDPF – International Digital Publishing Forum resolveu desenvolver um formato universal para esse tipo de publicação, conhecido como:

  • A. .doc;
  • B. .pdf;
  • C. Mobi;
  • D. AZW;
  • E. ePub.

Sumários são necessários em grande parte dos produtos editoriais. Por meio deles conseguimos localizar informações de forma prática e rápida. Considerando criar um sumário em um trabalho gerado a partir do Adobe InDesign CS6, analise as afirmativas a seguir:

I. Alguns sumários são criados a partir de conteúdo que, na verdade, não é exibido no documento publicado (como uma lista de anunciantes em uma revista). Para fazer isso no InDesign, digite o conteúdo em uma camada oculta e inclua-o ao gerar o sumário.

II. É possível carregar estilos de sumário de outros documentos ou livros para criar novos sumários com as mesmas configurações e formatação, mas sempre é necessário editar um estilo de sumário importado, pois os nomes de estilos de parágrafo no documento nunca correspondem aos do documento de origem.

III. É possível criar estilos de parágrafo para o título e entradas do sumário, incluindo paradas e guias de tabulação. Será possível, então, aplicar esses estilos de parágrafo ao gerar o sumário.

IV. É possível criar estilos de caracteres para formatar os números de página e os caracteres que os separam das entradas. Por exemplo, se se desejar que os números de página apareçam em negrito, crie um estilo de caractere que inclua o atributo negrito e selecione esse estilo quando criar o sumário.

Está correto o que se afirma em:

  • A. somente I, II e III;
  • B. somente I, III e IV;
  • C. somente II, III e IV;
  • D. somente III e IV;
  • E. I, II, III e IV.

Desenhos vetoriais criados no software Adobe Illustrator CS6 podem possuir encaixes perfeitos entre dois objetos quando exibidos na tela, mesmo que ampliemos brutalmente a imagem. Já, no material impresso, essa possibilidade é inexistente, pois problemas na exatidão da sobreposição de cores inviabilizam tal coisa e muitas vezes provocam defeitos desagradáveis como “unhas”, linhas brancas entre áreas de cores distintas que não deveriam existir.

Para eliminar esse problema, o comando do Illustrator CS6 usualmente aplicado é:

  • A. espaço fino;
  • B. reshaping;
  • C. arte corrigida;
  • D. trapping;
  • E. corte de imagem.

A versão do software Adobe Photoshop CS6 passou a apresentar compatibilidade com formatos de arquivos antes não importáveis ou exportáveis a partir do software.

Entre as compatibilidades novas, estão as com formatos:

  • A. de importação de áudio;
  • B. de importação de vídeo;
  • C. de exportação de vídeo;
  • D. de arquivos gráficos;
  • E. relacionados a 3D.

O princípio universal do Design que define que objetos e ambientes devem ser projetados para serem utilizados, sem modificações, pelo maior número de pessoas é o princípio de:

  • A. acessibilidade;
  • B. mobilidade;
  • C. interatividade;
  • D. usabilidade;
  • E. legibilidade.

O princípio de similaridade da Gestalt afirma que:

  • A. tendemos a separar figuras de seus fundos com base em uma ou mais variáveis, como contraste, cor ou tamanho;
  • B. formas ou objetos próximos uns dos outros parecem formar grupos;
  • C. tendemos a seguir a direção de um padrão visual estabelecido em vez de nos desviarmos dele;
  • D. elementos que compartilham características visuais como forma, tamanho, cor ou textura são percebidos como um conjunto;
  • E. tendemos a enxergar figuras completas mesmo quando uma parte da informação está ausente.

Francês naturalizado americano, Raymond Loewy foi um designer pioneiro, conhecido como “pai do Desenho Industrial”.

Alguns de seus trabalhos mais famosos foram:

  • A. redesenho da assinatura visual da AT&T; criação da assinatura visual da Geffen Records; redesenho da assinatura visual da Warner Communications;
  • B. criação do logotipo “I ❤ NY”; redesenho da assinatura visual da DC Comics; criação da identidade corporativa da revista New York Magazine;
  • C. redesenho da garrafa de Coca-Cola; criação do logotipo da Exxon; redesenho da assinatura visual da Shell;
  • D. criação da assinatura visual da rede de TV americana ABC; redesenho do logotipo da IBM; criação do logotipo da empresa de computadores NeXT;
  • E. redesenho da assinatura visual do MoMA (The Museum of Modern Art); redesenho da identidade corporativa do Metropolitan Opera; redesenho da assinatura visual do New York City Ballet.

Na segunda metade do século XIX, surgiu o Arts and Crafts (Artes e Ofícios), um movimento estético e social inglês que:

  • A. estabeleceu a relação entre o trabalho manual e a boa qualidade dos produtos, defendendo o artesanato criativo como alternativa à mecanização e à produção em massa;
  • B. marcou oposição ao impressionismo francês, rejeitando a verossimilhança através do uso de cores fortes e formas distorcidas;
  • C. estimulou a busca por ideais de perfeição, harmonia, equilíbrio e graça de acordo com os parâmetros ditados pelo belo clássico;
  • D. colocou-se contra o tradicionalismo cultural através da opressão do passado e da glorificação do mundo moderno industrial;
  • E. teve como propósito encontrar uma forma de expressão plástica composta a partir de elementos gráficos minimalistas e cores primárias.
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