Questões de Artes do ano 2016

Lista completa de Questões de Artes do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando sua obra, é correto afirmar que Donald Judd foi um artista

  • A. canadense, fauvismo.
  • B. norte-americano, surrealista.
  • C. norte-americano, concretista.
  • D. norte-americano, minimalista.

Denominados núcleos operários, esses artistas criaram grupos de trabalho e estudo, preocupados com a profissionalização como artistas. Entre os grupos de artistas estruturados na década de 1930 estão:

  • A. Santa Helena, Frente e dos Cinco.
  • B. Dos Cinco, Guinard e Núcleo Bernardelli.
  • C. Santa Helena, dos Cinco e Grupo Portinari.
  • D. Santa Helena e Núcleo Bernardelli e Portinari.

O pintor William Morris (1834-1896) destacou-se como líder do movimento estético e social inglês Arts and Crafts, surgido na segunda metade do século XIX. O movimento Arts and Crafts teve como princípio:

  • A. A valorização da arte negra.
  • B. A defesa da arte abstrata enquanto forma de expressão.
  • C. A valorização da arte acadêmica e formação de artistas ingleses.
  • D. A defesa do artesanato enquanto alternativa à mecanização e à produção em massa.

“Camille Claudel (1864-1943), escultora francesa, sofreu preconceito pelo fato de ser mulher inserida no universo dos escultores, época em que escultura era classificada como atividade essencialmente masculina. O amplo reconhecimento de seu talento só viria muitas décadas depois de sua produção. Camille Claudel foi contratada para trabalhar como assistente em um ateliê, auxiliando na produção da obra ‘Os Burgueses de Calais’.” Esta foi uma das maiores obras do escultor francês:

  • A. Bruno Giorgi.
  • B. Peter Brandes.
  • C. Auguste Rodin.
  • D. Jean-Baptiste Carpeaux.

Neste período:

I. O ensino era baseado na aprendizagem reprodutiva e no fazer expressivo dos alunos.

II. Os professores passaram a atuar em todas as áreas artísticas, independentemente de sua formação e habilitação.

III. A arte foi incluída na estrutura curricular como área com conteúdos próprios ligados à cultura artística e não apenas como atividade.

IV. Fazia parte da prática educativa conhecer profundamente uma das modalidades artísticas, artistas, objetos artísticos e suas histórias.

Estão corretas as afirmativas

  • A. I, II, III e IV.
  • B. I e II, apenas.
  • C. III e IV, apenas.
  • D. I, III e IV, apenas.

O espetáculo “Vero”, da Companhia de Dança Deborah Colker, combina trechos de duas coreografias de maior sucesso da Companhia, “Rota” de 1997 e “Velox” de 1995, vistas por mais de 4 milhões de espectadores. Considerando a obra da bailarina e coreógrafa brasileira Deborah Colker, assinale a afirmativa correta.

  • A. Transforma a dança clássica, utilizando elementos do folclore brasileiro.
  • B. Todas as coreografias são baseadas na cultura africana com o uso de antropomorfismo.
  • C. Utiliza os princípios da dança folclórica, principalmente a dança de roda, transformando em um espetáculo de dança moderna.
  • D. Transforma em movimento o cotidiano, a paixão, o esporte, explorando todas as possibilidades da dança contemporânea.

A obra apresentada anteriormente pertence à série “As Quatro Estações”, de Giuseppe Arcimboldo, em que o artista utilizou em cada tela elementos que correspondem ao tema retratado. Sendo “A Primavera” composta basicamente de flores. Considerado o precursor da arte surrealista do século XX, Giuseppe Arcimboldo foi um dos grandes representantes do movimento artístico do século XVI, denominado:

  • A. Rococó.
  • B. Barroco.
  • C. Realismo.
  • D. Maneirismo.

“Depois do século XIX alguns artistas, desiludidos com a vida moderna, começaram a explorar a arte tribal nos museus ou a olhar para culturas não ocidentais como a africana ou a dos povos da Oceania. Paul Gauguin (1848-1903) foi um desses artistas que, desencantado com a França, se mudou para o Taiti, onde se dedicou a produzir obras de arte sem demonstrações de virtuosismo ou complexidade técnica. Ao rejeitar a sofisticação ocidental e olhar para outras culturas, acreditava-se que a arte podia se revigorar. Com isso surgiu uma tendência cujas ideias influenciaram boa parte da arte do século XX.” Este movimento foi denominado:

  • A. Cubismo.
  • B. Primitivismo.
  • C. Suprematismo.
  • D. Impressionismo.

Relacione adequadamente as colunas a seguir.

1. Os estudantes são levados a apreciarem uma obra de arte, mantendo um contato “sensível” onde são mobilizadas, também, diversas funções cognitivas, como a atenção, a percepção, a imaginação e a memória.

2. Os estudantes, ao relacionarem sua situação de origem com diferentes circunstâncias social e histórica, serão capazes de refletir sobre si mesmos e construir a consciência de si e, consequentemente, de sua cidadania.

3. Os estudantes experimentam materiais e suportes variados, articulando significados e tendo uma experiência poética, podendo ser realizada nas diversas linguagens artísticas.

( ) Contextualização.

( ) Fazer artístico.

( ) Fruição.

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3.
  • B. 2, 1, 3.
  • C. 2, 3, 1.
  • D. 3, 2, 1.

“Conhecido como ‘A casa onde tudo começou’, o primeiro grande projeto de Antoni Gaudí, em Barcelona, será convertido em um museu e abrirá suas portas ao público pela primeira vez logo após a Páscoa de 2017. É a Casa Vicens, construída entre 1883 e 1888 na Calle les Carolines e declarada Patrimônio da Humanidade pela Unesco em 2005.” Em relação às características apresentadas pela obra de Antoni Gaudí, assinale a alternativa correta.

  • A. Uso de linhas retas e elementos da arquitetura grega.
  • B. Apresenta formas regulares, geométricas e simétricas, uso de materiais nobres, com cores neutras e dourado.
  • C. Apresenta liberdade de forma, cor e texturas voluptuosas, e unidade orgânica influenciada pela arquitetura moura.
  • D. Uso de frontões triangulares, o mármore é um elemento bastante frequente na decoração de ambientes internos e fachadas.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...