Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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A linguagem das histórias em quadrinhos (HQs) possui uma técnica narrativa pautada na comunicação visual.

Com base na tira “Calvin e Haroldo”, de Bill Watterson, assinale a opção que caracteriza corretamente a linguagem das HQs.

  • A. Composição de texto e imagem simplificada que se adequa ao público infantil.
  • B. Conjunto de imagens que ilustra uma narrativa para facilitar sua compreensão.
  • C. Comunicação verbal e não verbal minimalista que permite baratear os custos de produção.
  • D. História visual que apresenta painéis aleatórios a serem interpretados pelo leitor.
  • E. Forma de arte que conjuga texto e imagem com ênfase na expressão gráfica.

O professor de Artes, em colaboração com o docente de História, propõe a apreciação e análise do filme “300”, de Zack Snyder (2007). O filme se baseou na série homônima de história em quadrinhos de Frank Miller e trata da Batalha das Termópilas, durante as guerras grego-pérsicas. Em relação às possibilidades metodológicas de trabalhar a relação entre conhecimento histórico e linguagem cinematográfica em sala de aula, analise as afirmativas a seguir.

I. O tratamento digital das imagens gera um efeito realista e reforça os estereótipos oriente-ocidente, transformando a batalha entre espartanos e persas em um confronto épico.

II. O enquadramento, o movimento da câmera e a trilha sonora são aspectos a serem analisados para avaliar o efeito dramático da narrativa cinematográfica.

III. O formato de documentário, ao utilizar uma narrativa realista e fidedigna, transmite maior veracidade sobre o processo histórico.

Assinale:

  • A. se somente a afirmação I estiver correta.
  • B. se somente a afirmação II estiver correta.
  • C. se somente a afirmação III estiver correta.
  • D. se somente as afirmações I e II estiverem corretas.
  • E. se todas as afirmações estiverem corretas.

Após a visita ao Pavilhão Sônico, o docente pergunta: o que escutamos é música? O que vimos é obra de arte? A respeito das conclusões da turma sobre esta atividade, assinale V para a afirmativa verdadeira e F para a falsa.

( ) Na obra, o processo de emissão sonora é contínuo, com sua fonte em tempo real, mas o que ela pretende mostrar é a emergência do inaudível, a inexistência do silêncio, propondo uma reflexão sobre o que é música.

( ) A composição sonora é produzida por micro-ruídos gerados no interior da Terra que reverberam na cavidade do Pavilhão, criando um padrão rico em frequências e texturas, que, uma vez iniciado, funciona por si mesma.

( ) Cada linguagem artística vivenciada, fruída e compreendida permite novas leituras do mundo, o que enriquece a capacidade de ressignificar e impregnar de sentidos a vida em sociedade.

As afirmativas são, respectivamente,

  • A. F, V e V.
  • B. V,V e V.
  • C. V, F e F.
  • D. V, V e F.
  • E. F, F e V.

  • A. 1, 3, 5, 4 e 2;
  • B. 2, 3, 4, 1 e 5;
  • C. 1, 2, 4, 5 e 3;
  • D. 4, 5, 1, 2 e 3;
  • E. 2, 5, 1, 4 e 3.

  • A. O coro era composto por músicos e dançarinos profissionais, cujo desempenho era avaliado por órgãos administrativos da Cidade e ficava em cena mais continuamente que os outros participantes do drama;
  • B. O coro estava presente em todas as obras dramáticas do século V a.C., na comédia, na tragédia e no drama satírico, sendo considerado um elemento essencial do espetáculo pelo público grego;
  • C. Os coreutas podiam dançar, cantar e até desempenhar uma performance gestual, mas não podiam recitar, tampouco se dirigir para o público, apenas para os atores em cena;
  • D. O contato visual entre o público e o coro era limitado, por isso seus componentes usavam máscaras e indumentárias que chamassem a atenção do público, como o atestam as representações em vasos antigos;
  • E. O financiamento e a organização das representações teatrais, a contratação do coro e a escolha de um dramaturgo era um processo que dependia da iniciativa privada e do custeio de um rico cidadão, o corego.

As comédias do dramaturgo romano Plauto (século III a.C.) criaram personagens notórios, tendo sido retomadas por William Shakespeare, Molière e, no caso brasileiro, por Ariano Suassuna, em sua comédia "O santo e a porca. Imitação nordestina de Plauto" (1957). A alternativa que caracteriza corretamente a dramaturgia de Plauto e da Comédia Nova Romana é:

  • A. A Comédia Nova Romana, à qual a dramaturgia de Plauto pertence, é marcada por personagens políticos e sobrenaturais, como deuses e heróis;
  • B. A comédia latina de Plauto se opõe à tradição grega e busca produzir uma dramaturgia autônoma e inovadora, pondo em cena temas relativos ao poder e à vida pública, como a biografia dos cônsules e senadores;
  • C. Plauto privilegia personagens de elevado senso moral que expressam os valores e as preocupações dos cidadãos da Roma republicana, tais como os vencedores da Segunda Guerra Púnica;
  • D. A Comédia Nova Romana de Plauto debruça-se sobre os mitos originais e ancestrais do Lácio e dos fundadores de Roma, englobando a tradição e a vida pública como objeto do riso cômico;
  • E. A dramaturgia de Plauto é povoada por tipos sociais característicos, como o escravo esperto, o velho avaro, a cortesã, os jovens amantes e os parasitas sociais.

  • A. somente a afirmativa I estiver correta;
  • B. somente a afirmativa II estiver correta;
  • C. somente a afirmativa III estiver correta;
  • D. somente as afirmativas I e II estiverem corretas;
  • E. todas as afirmativas estiverem corretas.

  • A. F – V – F;
  • B. F –V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. 1 - fachadas de templos ou palácios; 2 - bosques, florestas ou marinas; 3 - cenas urbanas e cotidianas;
  • B. 1 - cenas urbanas e cotidianas; 2 - fachadas de templos ou palácios; 3 - bosques, florestas ou marinas;
  • C. 1 - fachadas de templos ou palácios; 2 - cenas urbanas e cotidianas; 3 - bosques, florestas ou marinas;
  • D. 1 - cenas urbanas e cotidianas; 2 - bosques, florestas ou marinas; 3 - fachadas de templos ou palácios;
  • E. 1 - bosques, florestas ou marinas; 2 - fachadas de templos ou palácios; 3 - cenas urbanas e cotidianas.

  • A. Nas duas comédias, o dramaturgo discute a importância da improvisação para o teatro, valorizando a atuação feita sem preparo prévio, de modo espontâneo, ao demonstrar que qualquer pessoa pode atuar;
  • B. Nessas comédias, Molière enfatiza a importância da declamação e o valor educativo de peças que encenem as virtudes dos grandes homens de Estado;
  • C. Um objetivo dessas peças é debater, em cena, a teoria dramática, defendendo as regras artísticas estabelecidas para os gêneros teatrais, desde Aristóteles e Horácio;
  • D. Nas duas peças, o autor defende ser mais difícil escrever e encenar uma boa comédia do que uma tragédia, pois, enquanto a segunda trata da uma realidade quotidiana, a primeira pinta um mundo idealizado, distante do público;
  • E. As duas peças são exemplos de “teatro no teatro”, em que o autor explicita o seu entendimento da arte teatral e da função da comédia.
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