Questões de Artes da Fundação Getúlio Vargas (FGV)

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Este espaço resulta do estudo e da aplicação da perspectiva, com a opção pela frontalidade e pelo emolduramento da cena, conforme parece ser natural dentro de uma tradição pictórica ilusionista.

Assinale a alternativa que identifica a qual tipologia espacial histórica esta caracterização corresponde:

  • A. espaço grego;
  • B. espaço romano;
  • C. espaço medieval;
  • D. espaço elisabetano;
  • E. espaço italiano.

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. A solução cenográfica de Ratto, ao criar dois espaços concomitantes para abrigar a cena urbana e rural, positivava a dinâmica social da grande cidade, em contraste com os valores ultrapassados do campo, que o personagem Joaquim rejeita;
  • B. O sucesso da peça, em São Paulo, em 1955, foi um exemplo da força do teatro amador, com o Teatro Brasileiro de Comédia (TBC) à frente, e das pesquisas de Andrade e Ratto, comprometidos com a investigação dramatúrgica de temas regionalistas;
  • C. O texto da peça, organizado em duas linhas temporais, o presente situado na cidade, em 1932, e o passado, situado no campo, em 1929, junto com a encenação concomitante dos dois momentos, mantêm o público sem saber o desfecho do drama, acrescentando-lhe suspense e comicidade;
  • D. A máquina de costura, disposta no limiar dos dois ambientes, representa a chance de uma vida melhor para os personagens do núcleo familiar da peça e dos novos valores sociais que abraçam, como o trabalho feminino no contexto da produção industrial;
  • E. A dramaturgia tchekhoviana e o realismo psicológico de Arthur Miller são duas influências na obra de Jorge Andrade, mobilizadas para compor a moldura dramática do impacto da crise econômica na vida dos personagens e das diversas percepções que elaboram sobre a mudança enfrentada.

Sobre as origens da forma moderna do circo, analise as afirmativas a seguir, considerando V para a(s) verdadeira(s) e F para a(s) falsa(s).

O circo moderno, com seu espaço circular delimitado pelas lonas e seu tablado central, assemelha-se, em função, ao espaço que abrigava as práticas institucionais dos guerreiros helênicos, onde se realizava a distribuição da pilhagem entre os nobres.

Os jogos romanos constituíram um modelo para o circo moderno, pois, à semelhança dos espetáculos circenses do século XVIII, o circo-hipódromo romano simbolizava o espaço ritualístico de celebração cívica e religiosa.

As iniciativas de Philip Astley e Antonio Franconi, na virada do século XVIII para o XIX, trouxeram alguns dos elementos característicos do circo moderno, como os mimodramas e as pantomimas equestres para grande espetáculo.

A sequência correta é:

  • A. F – V – F;
  • B. F – V – V;
  • C. V – F – F;
  • D. V – V – F;
  • E. F – F – V.

  • A. Pierrot, Pulcinella e Arlequim;
  • B. Pierrot, Colombina e Arlequim;
  • C. Arlequim, Pulcinella e Pierrot;
  • D. Pulcinella, Colombina e Arlequim;
  • E. Arlequim, Colombina e Pierrot.

  • A. somente I está correta;
  • B. somente II está correta;
  • C. somente III está correta;
  • D. somente I e II estão corretas;
  • E. se todas estão corretas.

A crítica ao teatro feita por Émile Zola e André Antoine é reconhecida como uma ruptura na história do teatro e da encenação, abrindo o campo para uma série de experimentações e inovações nas décadas seguintes. A alternativa que caracteriza corretamente uma inovação na história da encenação ao longo do século XX é:

  • A. o teatro de Antoine substituiu a presença do ator pela da marionete, no intuito de sublinhar o realismo do texto, em detrimento da interpretação do ator;
  • B. a materialidade da representação, que busca imitar o mundo dos objetos e do meio social, é uma marca do teatro simbolista de Edward Gordon Craig;
  • C. para Antonin Artaud, a encenação só adquire sentido como arma histórica e política, útil para reconhecer as contradições do mundo e, com isso, transformá-lo;
  • D. a encenação para Bertold Brecht é a oportunidade criar uma metafísica do teatro como arte independente e autônoma, diferente dos meios de expressão escritos;
  • E. nos anos 1960, a encenação foi ressignificada de várias maneiras, expressando-se como happening ou performance, como o testemunha a obra de Joseph Beuys.

  • A. o museu grego;
  • B. a galeria de coleções principescas;
  • C. o gabinete de curiosidades;
  • D. o museu público;
  • E. a exposição universal.

  • A. um modelo de exposição que apresenta as obras classificadas por gênero e estilo;
  • B. a exploração da relação entre o espectador, o espaço, o objeto exposto e a arquitetura;
  • C. C) uma predisposição exata da sequência das obras, para privilegiar o ponto de vista frontal do observador;
  • D. a condição de sacralidade conferida às obras, dispostas em suportes de vidro que as fazem "flutuar";
  • E. o estabelecimento de um percurso expositivo obrigatório, para ilustrar a evolução temporal das obras do passado.

  • A. ciberinstalação;
  • B. museu virtual;
  • C. ciberecologia;
  • D. exposição interativa;
  • E. cibermuseu.
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