Questões sobre Rondônia

Lista completa de Questões sobre Rondônia para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Ao longo do século XVII, o território português na América foi ampliado em razão da formação da União Ibérica (1580/1640). O território brasileiro saiu de uma faixa litorânea para uma dimensão continental e, nesse contexto, o território que deu origem ao atual estado de Rondônia foi ocupado.

Sobre o processo de ocupação do território que deu origem ao estado de Rondônia, é correto afirmar que:

  • A. os jesuítas e os bandeirantes foram os grandes responsáveis pela conquista territorial da região norte no século XVII;
  • B. os produtores de borracha e de soja contribuíram decisivamente para a ocupação da região norte no século XVII;
  • C. os bandeirantes e os mineradores foram os grandes responsáveis pelo controle português sobre a região norte no século XVII;
  • D. a elite pecuarista e os jesuítas foram os grandes responsáveis pela ocupação da região norte no século XVII;
  • E. a elite açucareira e os militares ocuparam o interior da região norte ao longo do século XVII.

A importância do investimento na implementação da hidrovia mencionada no texto está relacionada principalmente:

  • A. à exploração do turismo nos principais rios da região amazônica;
  • B. ao escoamento da soja para os mercados consumidores do exterior;
  • C. ao transporte de madeira para abastecer as indústrias da região sudeste;
  • D. às reivindicações de povos indígenas no que diz respeito à circulação no estado;
  • E. à facilitação da circulação de passageiros entre Rondônia e a Bolívia.

A presença da exploração da borracha no Vale do Madeira impulsionou a prosperidade econômica da região em razão da grande demanda internacional por esse produto entre o final do século XIX e o início do século XX. Em relação à mão de obra utilizada na região, é correto afirmar que:

  • A. a imigração de europeus foi decisiva para suprir a necessidade de mão de obra na região;
  • B. a presença de imigrantes asiáticos foi a saída encontrada para a mão de obra da região;
  • C. a migração da população gaúcha e catarinense supriu a necessidade de mão de obra da região;
  • D. a migração da população oriunda dos grandes centros urbanos do Sudeste atendeu à demanda da região;
  • E. a migração da população do nordeste foi a solução para suprir a necessidade de mão de obra da região.

A vegetação da Amazônia está dividida em tipos diferentes, cada um com características e potenciais específicos. Baseado na imagem apresentada, pode-se caracterizar corretamente essa diversidade ao se afirmar que:

  • A. o número 1 na imagem corresponde à várzea, um tipo de vegetação que tem um potencial agrícola muito mais alto do que os demais tipos;
  • B. o Igarapé identificado com o número 3 na imagem é um tipo de vegetação que ocorre ao longo dos rios de "água preta" pobres de nutrientes, como o rio Negro;
  • C. no número 2 ocorre a mata de várzea, onde os solos são permanentes alagados, em terrenos baixos próximos aos rios;
  • D. os tipos de terra firme exemplificados com o número 1 correspondem à Amazônia fitogeograficamente, ou "hileia", onde a arrancada recente para a colonização concentrou-se;
  • E. os tipos de terra firme exemplificados com o número 1 correspondem à Amazônia fitogeograficamente, ou "hileia", onde a arrancada recente para a colonização concentrou-se;

A construção da rodovia BR-364 possibilitou a maior integração das regiões Norte e Centro-Oeste do país ao restante do território nacional. Antes de sua construção, só se chegava a Porto Velho através da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, de balsa ou de avião. A iniciativa de abertura, bem como a inauguração da rodovia, ocorreram no governo:

  • A. Juscelino Kubitschek, com a perspectiva de maior integração do território nacional;
  • B. Médici, como parte dos projetos de estímulo ao crescimento econômico;
  • C. Getúlio Vargas, face à preocupação com a segurança nacional durante a Segunda Guerra;
  • D. Fernando Henrique Cardoso, como elemento do Sistema de Vigilância da Amazônia;
  • E. Lula, como parte do Programa de Aceleração do Crescimento.

No estado de Rondônia, os problemas de degradação socioambiental são muito presentes e estão associados à implantação dos projetos de colonização, principalmente na década de 1970. Como forma de amenizar esses problemas, em 1981 foi criado um programa voltado, dentre outros objetivos, a assegurar o crescimento da produção em harmonia com as preocupações de preservação do sistema ecológico e de proteção às comunidades indígenas, conhecido como:

  • A. Programa Nacional para o Desenvolvimento da Amazônia;
  • B. Programa Integrado de Desenvolvimento do Noroeste do Brasil;
  • C. Projeto Agropecuário e Florestal de Rondônia;
  • D. Zoneamento Socioeconômico e Ecológico;
  • E. RADAM Brasil.

Em Rondônia, o exemplo que contradiz a afirmativa é a existência das unidades geomorfológicas numeradas no mapa a seguir, que correspondem, respectivamente:

  • A. à Chapada dos Parecis e à Serra do Cachimbo;
  • B. à Serra dos Pacaás Novos e ao Planalto Rebaixado da Amazônia;
  • C. ao Planalto Residual do Guaporé e à Chapada dos Parecis;
  • D. à Serra dos Pacaás Novos e à Chapada dos Parecis;
  • E. à Serra do Cachimbo e à Serra dos Pacaás Novos.

A partir do século XX, diversos governos brasileiros determinaram a execução de uma política de ocupação e exploração da Região Amazônica. O período varguista (1930/1945) e o Regime Militar (1964/1985) foram dois desses períodos com projetos audaciosos de integração da região amazônica ao restante do país. Dentre as consequências desse processo, percebe-se a deterioração da região norte em função de vários aspectos, sendo um dos mais importantes:

  • A. a falta de um equilíbrio entre os projetos de exploração da região amazônica e a preservação da região;
  • B. a opção prioritária pelos projetos ferroviários para interligar a região;
  • C. o monopólio do capital estrangeiro sobre a exploração da região amazônica;
  • D. o interesse exclusivo no desenvolvimento do transporte naval na região;
  • E. a exclusividade dada ao capital externo na exploração da atividade mineradora.

O tratado descrito no texto e a principal razão para sua sanção por parte do governo brasileiro são, respectivamente:

  • A. Tratado de Madri - expansão do território nacional;
  • B. Tratado de Petrópolis - interesse em explorar as seringueiras no território anexado;
  • C. Tratado de Ayacucho - riquezas minerais descobertas no território acreano;
  • D. Tratado de Petrópolis - alto valor indenizatório a ser pago pelo governo boliviano;
  • E. Tratado de Ayacucho - construção da ferrovia Madeira-Mamoré.

O processo de construção da estrada de ferro Madeira-Mamoré pode ser comparada a de um livro de aventura tanto são os personagens envolvidos e as reviravoltas no processo de construção. A obra deixou um rastro de mortes, dificuldades na execução e gasto excessivo de recursos. Apesar de tudo, a ferrovia foi inaugurada em abril de 1912. A construção da ferrovia foi viabilizada principalmente pelo(a):

  • A. capital privado nacional oriundo das oligarquias da região;
  • B. presença do capital privado nacional através do Barão de Mauá;
  • C. presença do capital externo norte-americano na execução da construção da obra;
  • D. financiamento concedido pelo governo brasileiro através do Banco da Amazônia;
  • E. esforço da população que encampou forte campanha para arrecadação de fundos.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...