Lista completa de Questões de Atualidades da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nos dias de hoje o papel social da escola é:
Transmitir saberes necessários para o exercício da vida social e produtiva, além de valores morais e éticos.
Preparação da mão-de-obra requerida pelo mercado de trabalho.
Formar hábitos e costumes considerados corretos na sociedade.
Nos dias de hoje a educação não cumpre o seu papel social.
Ao se falar de um grupo social se refere a:
quando em determinado conjunto de pessoas existem relações estáveis em razão de objetivos e interesses comuns e sentimento de identidade grupal.
Quando um grupo de pessoas mantém estabilidade nas relações interpessoais e sentimentos partilhados.
Um conjunto de indivíduos que partilham semelhanças e interesses.
Grupo social e classe social é a mesma coisa.
A evolução tecnológica é um dos principais fatores da mudança social. A tecnologia resulta de:
Conhecimento produzido a partir de pesquisa científica utilizando-se procedimentos metodológicos adequados;
Conhecimento empírico, da experiência prática do dia a dia;
Das descobertas e invenções;
Conhecimento científico e tecnologia não têm relação um com o outro.
O que se entende por globalização hoje é:
Conexão planetária do processo produtivo e a socialização de bens materiais, cultura e informação.
Rede mundial de computadores com acesso simultâneo a informações em tempo real.
Conexão mundial de produção econômica em tempo real graças à informática.
A globalização é apenas para algumas pessoas, para grupos dominantes e países desenvolvidos.
Cultura é:
tudo o que resulta da criação humana como conhecimentos, crenças, artes, leis e costumes.
erudição e grande soma de conhecimento.
aquilo que se aprende na escola mais o que se aprende com as relações familiares e de trabalho.
é necessário se ter muita cultura para conseguir um bom emprego.
"A camada de gelo da Antártida pode estar em processo de desabamento.
A densa camada de gelo que cobre a parte ocidental da Antártida está em desintegra
ção, afirmam cientístas britânicos. Caso esse 'desabamento' atinja seu ponto máximo,
nível dos oceanos deve subir quase 4,9 metros".
(Folha de São Paulo – CIÊNCIA – 02/02/2005
O nível dos oceanos está subindo, conforme o noticiado, também porque:
I) o solo impermeabilizado pelo homem não retém água da chuva, que corr
para os mares.
II) a erosão assoreia o mar e eleva seu nível nas áreas costeiras.
III) o aumento da temperatura faz a água ocupar mais volume.
IV) a exploração dos lençóis freáticos submarinos traz água para a superfície.
Analise as proposições citadas e assinale:
se apenas as proposições I e II forem verdadeiras.
se apenas as proposições III e IV forem verdadeiras.
se apenas as proposições I, II e III forem verdadeiras.
se apenas as proposições II, III e IV forem verdadeiras.
se apenas as proposições I, III e IV forem verdadeiras.
Os recifes de corais são os pontos de maior concentração de vida nos oceanos. Só é possível compará-los, em termos de biodiversidade, às florestas tropicais em ter- ra firme. Como as florestas tropicais, as concentrações de corais correm o risco de deixar de existir em prazo relativamente curto. Se nada for feito para reduzir a ação predatória do homem, os corais podem desaparecer em menos de 100 anos. São cau- sas da devastação:
I) a pesca predatória de peixes e moluscos, pois ela rompe a delicada cadeia alimentar do ecossistema, e o desiquilíbrio ecológico leva os corais à morte.
II) o ecossistema criado pelos corais protege os peixes de grande porte da pes- ca predatória, ao mesmo tempo em que os protege das correntes marítimas.
III) a poluição costeira e o turismo descontrolado contribuem para a destruição dos corais e, conseqüentemente, com a morte dos mesmos, as demais for- mas de vida somem dos recifes.
Analise as proposições citadas e assinale:
se apenas as proposições I e II forem verdadeiras.
se apenas as proposições II e III forem verdadeiras.
se apenas as proposições I e III forem verdadeiras.
se apenas a proposição I for verdadeira
se apenas a proposição II for verdadeira
A devastação das matas brasileiras, salvo raras exceções, obedece a um ciclo perverso que se processa em etapas e devora um campo de futebol a cada quatro mi- nutos. Com a abertura das estradas, primeiro chegam os madeireiros, em busca de árvores nobres. Depois vêm os carvoeiros, que ateiam fogo para "limpar" o que res- tou. Em seguida, o plantio varre os terrenos, em geral com monoculturas regadas a agrotóxicos, cujo destino final muitas vezes é o leito dos rios. Para fechar o ciclo vem a pecuária, que estende um tapete de capim na terra para engordar o gado, que pasta até o solo ficar impermeável, e improdutivo. O resultado é um clima de sertão árido, numa região antes temperada pelas chuvas tropicais. Com o ritmo de destruição ace- lerada, aponte a mata brasileira que mais sofreu devastação:
Floresta Amazônica
Floresta das Araucárias.
Mata Atlântica
Pantanal Matogrossense.
Floresta dos Manguesais
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2005
Árabes e judeus têm um ancestral religioso comum, o patriarca Abraão. Recen- tes estudos da Universidade do Arizona revelaram que os dois povos descendem de uma mesma comunidade ancestral, que viveu no Oriente Médio há 4 000 anos. Ou se- ja, são irmãos genéticos. No século XX, árabes e judeus foram novamente reunidos no mesmo pedaço de terra e, desde então, vivem em guerra. O aumento dos atentados terroristas por parte dos radicais palestinos e o recrudescimento do Exército israelen- se sob o comando do primeiro-ministro Ariel Sharon vêm solapando as conversações de paz. Indique a alternativa que contêm os principais focos da discórdia entre eles.
A anexação definitiva das colinas de Golan ao Estado de Israel; a anexação defi- nitiva dos assentamentos ao território israelense; a mudança de nacionalidade dos palestinos que permanecerem em território judeu.
O reconhecimento da existência do Estado de Israel por parte dos palestinos; a anexação das colinas de Golan ao Estado Palestino; a anexação definitiva da Cis- jordânia ao Estado de Israel.
O reconhecimento do Estado Palestino por parte dos israelenses; a mudança de nacionalidade dos judeus da Cisjordânia e da Faixa de Gaza; o reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado Palestino.
A partilha da Faixa de Gaza; o reconhecimento dos assentamentos judeus como territórios definitivos do Estado de Israel; o reconhecimento de Jerusalém como capital do Estado Palestino.
A demarcação das fronteiras; a solução para os assentamentos; a partilha de Je- rusalém.
Atualidades - Guerras, Terrorismo, Violência e Narcotráfico - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2005
O ataque terrorista em uma escola no sul da Rússia, na cidade de Beslan, no iní- cio de setembro de 2004, e que terminou em dois dias, deixando mais de 200 mortos entre alunos (crianças), pais e professores foi perpetrado por militantes separatistas:
chechenos
bascos
curdos
iraquianos
sérvios
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