Questões sobre Normas de Auditoria

Lista completa de Questões sobre Normas de Auditoria para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A revisão das atas de reuniões dos responsáveis pela governança e correspondência entre a entidade e os seus consultores jurídicos externos é aplicável no caso de procedimento de auditoria, segundo as normas brasileiras de contabilidade – NBCTA 501, para

    A) identificar itens relevantes ocorridos após o fechamento das demonstrações financeiras, mas que deveriam ter sido relatados pelo responsável da governança da entidade.

    B) se ter base suficiente para a revisão e a análise das notas explicativas, que são parte integrante das demonstrações contábeis.

    C) identificar litígios e reclamações envolvendo a entidade, que possam gerar um risco de distorção relevante.

    D) suportar o planejamento da auditoria, no que tange à aplicação de procedimentos de revisão analítica, para se certificar de que ocorrências estejam incluídas nas demonstrações contábeis.

    E) se certificar de que as demonstrações contábeis estão livres de ajustes relevantes que, por ventura, poderiam ser identificados somente ao final dos trabalhos de campo.

É responsabilidade do auditor, segundo a NBC TA 240,

    A) estabelecer se a fraude ocorreu, em seu conceito jurídico.

    B) prevenir e detectar a fraude, principalmente.

    C) estabelecer se eventual fraude causou distorções relevantes, principalmente.

    D) não se manter cético ao que narram os empregados da auditada, posto que são os principais incumbidos de cumprir os procedimentos de controle.

    E) manter-se cético aos sinais de fraude, pois é relativamente mais difícil para a administração ter condições de manipular os registros contábeis.

A NBC TA 505 define confirmação externa como sendo a

    A) solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor, indicando se concorda ou discorda das informações na solicitação.

    B) evidência de auditoria obtida como resposta de um terceiro, por escrito, direta para o auditor.

    C) solicitação de que a parte que confirma responda diretamente ao auditor, somente se discorda das informações fornecidas na solicitação.

    D) evidência de que a parte que confirma não responde, ou não responde de maneira completa, a uma solicitação de confirmação positiva.

    E) resposta que indica uma diferença entre as informações para as quais se solicitou confirmação ou diferença entre os registros da entidade e as informações fornecidas pela parte que confirma.

Em uma ação cível de apuração de haveres, o perito contábil apresentou em seu Laudo Pericial a metodologia de trabalho da seguinte forma: “Desenvolveu-se o trabalho mediante a análise dos livros diário e razão e demais documentos solicitados conforme Termo Inicial de Diligência Pericial”. Tal metodologia apresentada refere-se à utilização pelo perito do procedimento de:

    A) Avaliação.

    B) Indagação.

    C) Mensuração.

    D) Exame.

No Laudo Pericial encontra-se discriminado pelo perito contábil o seguinte quesito e resposta: “Queira o senhor perito informar se o autor goza de boa saúde física e mental para suportar o resultado do processo? Resposta: Quesito estranho à matéria contábil”.
Considerando o disposto, pode-se afirmar que o tipo de quesito apresentado pode ser identificado como:

    A) Pertinente.

    B) Suplementar.

    C) Esclarecimento.

    D) Impertinente.

A NBC TA 265 – Comunicação de Deficiências de Controle Interno é aplicável a auditoria de demonstrações contábeis para períodos iniciados em ou após:

    A) 1º de janeiro de 2009.

    B) 1º de janeiro de 2010.

    C) 1º de janeiro de 2011.

    D) 1º de dezembro de 2012.

    E) 1º de janeiro de 2013.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...