Questões de Comunicação Social

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O bom assessor de imprensa é aquele que

  • A. trata a todos os veículos de comunicação (independentemente de sua linha editorial) e todos os jornalistas do mesmo jeito, para evitar acusações tanto de favorecimento da informação quanto de criação de notícias prêt-à-porter.
  • B. sugere ao assessorado que fale à imprensa sempre utilizando jargões e termos técnicos, a fim de que possa criar uma boa imagem de si diante da imprensa, principalmente quando atende jornalistas de rádio e de TV.
  • C. pode assumir o papel de porta-voz da instituição por ele assessorada em determinadas situações, ainda que isso não deva ser algo recorrente a ponto de se tornar um procedimento profissional padrão.
  • D. sempre ouve, antes da redação e divulgação de qualquer release, o maior número possível de pessoas e instituições, conforme aponta o atual Código de Ética dos Jornalistas, aprovado em 2007.

O assessor de imprensa é o profissional que

  • A. tem como tarefa precípua redigir press releases e distribuí-los para a imprensa.
  • B. torna público tudo o que se passa na empresa ou repartição por ele assessorada.
  • C. facilita o acesso do jornalista ao assessorado, cuja imagem pública positiva se esforça para construir.
  • D. redige os discursos dos membros da diretoria da empresa por ele assessorada.
  • E. na empresa privada, realiza entrevistas com potenciais compradores.

Analise as seguintes afirmativas sobre funções de uma assessoria de imprensa e assinale com V as verdadeiras e com F as falsas.

( ) Acompanhar entrevistas, apoiar eventos e atender a imprensa.

( ) Elaborar press releases, arquivar material jornalístico e avaliar os resultados.

( ) Diagramar material impresso institucional, além de house organs da empresa.

( ) Fazer prospecção de possíveis clientes e encontros entre jornalistas e fontes.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. V F F F
  • B. V V F V
  • C. F V F F
  • D. V F V V

Considerando-se uma das funções de uma assessoria de imprensa – a clipagem – é incorreto afirmar:

  • A. O clipping é um serviço de apuração, coleção, recorte (no caso de jornais e revistas) e fornecimento diário, sistematizado, das notícias veiculadas sobre a empresa, na mídia.
  • B. Impresso ou eletrônico, o clipping representa a etapa final de um esforço de comunicação, geralmente empreendido pelo assessor e mediado pelos veículos, tendo em vista divulgar fatos, informações, produtos etc. de interesse de uma empresa.
  • C. O clipping representa o que os veículos fizeram com seu trabalho, mas não, obviamente, seu próprio trabalho.
  • D. O clipping é a prova cabal do esforço de informar (ou influenciar) a opinião pública e exprime, necessariamente, o trabalho do profissional da assessoria de imprensa.

Em situações de crise, cabe ao assessor de imprensa instruir e preparar o assessorado para reduzir os impactos à imagem da instituição.

Assinale a alternativa que não apresenta uma boa prática do assessor de imprensa, segundo DUARTE, 2006.

  • A. Ao se dirigir à imprensa, o assessorado deve reunir o máximo de informações sobre o ocorrido.
  • B. Em uma entrevista coletiva, o assessor deve preferir que o assessorado vá sozinho para que não pareça intimidado.
  • C. Em episódios de maior repercussão ou em casos excepcionais de crise, é permitido usar notas pagas.
  • D. Antes do enfrentamento do problema, o assessor deve simular perguntas que possam ser feitas ao assessorado.

Cabe à assessoria de imprensa estreitar relações entre os órgãos de imprensa e seus clientes. Em relação às funções de uma assessoria de imprensa, assinale com V as afirmativas verdadeiras e com F as falsas.

( ) Se porventura ocorrer um desentendimento entre um assessor de imprensa e um jornalista, é papel da assessoria de comunicação se reportar ao editor ou proprietário do veículo para que o problema seja solucionado.

( ) Uma das funções da assessoria de imprensa é organizar entrevistas coletivas, que devem ser solicitadas somente se o assunto tiver realmente interesse público.

( ) A assessoria de comunicação deve agir como um facilitador, interlocutor e mediador nas relações do jornalista com a instituição e as fontes.

( ) A assessoria de imprensa deve produzir cursos de capacitação que desenvolvam midia training, ou seja, um treinamento, na tentativa de otimizar o contato das fontes da empresa com a mídia.

Assinale a sequência CORRETA.

  • A. F F F V
  • B. F V V V
  • C. F V V F
  • D. V V V F

Uma instituição receberá a visita de uma delegação do Japão, interessada no processo de apuração eletrônica. Para marcar a visita, será realizada cerimônia oficial em que o presidente da instituição brasileira entregará uma placa ao delegado do Japão, que retribuirá com uma menção honrosa entregue pelo governo japonês. Ambos representantes farão discursos e depois será aberta uma coletiva de imprensa.

Nesta cerimônia

  • A. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, por ser o país anfitrião e que está representado por uma autoridade oficial.
  • B. a execução do Hino Nacional do Brasil deve preceder a do Hino Nacional do Japão.
  • C. o Hino Nacional do Japão deve, por cortesia, preceder a execução do Hino Nacional do Brasil.
  • D. por cortesia, a execução é apenas do Hino Nacional do Japão.
  • E. a execução é apenas do Hino Nacional do Brasil, mas de forma instrumental para ser executada apenas a primeira parte do poema.

No site de uma instituição pública, no canal NOTÍCIAS há links para:

− chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo.

− nota sobre o pagamento de fornecedores da empresa terceirizada de limpeza.

− nota com explicações de credenciamento para a coletiva de imprensa que a presidência dará na próxima semana.

Sobre estes links, considere:

I. Os sindicatos, um dos públicos da chamada com as datas das rodadas para o acordo coletivo, é considerado público não essencial.

II. As empresas terceirizadas de limpeza são consideradas como público de redes de interferência da nota sobre pagamento de fornecedores.

III. Fornecedores que contribuem para a viabilização da organização, como as empresas terceirizadas de limpeza, são considerados públicos de sustentação secundários.

IV. A nota com explicações sobre a coletiva tem como um dos públicos a rede de comunicação de massa, que não é considerado público de redes de interferência, mas público essencial.

Está correto o que consta APENAS em

  • A. II e IV.
  • B. I e II.
  • C. I e IV.
  • D. I e III.
  • E. III e IV.

Leia as proposições abaixo.

I. Os dados divulgados no balanço social não trazem à empresa boa reputação

POIS

II. o balanço social é um relatório anual produzido pela empresa após um esforço de auditoria interna que mapeia seu grau de responsabilidade social, portanto é consequência da sua identidade.

Nesse caso,

  • A. as duas proposições são verdadeiras e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e não explica a primeira.
  • C. a primeira proposição é verdadeira, a segunda é falsa e não explica a primeira.
  • D. a primeira proposição é falsa, a segunda é verdadeira e explica a primeira.
  • E. as duas proposições são falsas e a segunda não explica a primeira.

Considere, abaixo, os conceitos da coluna "a" com as respectivas definições na coluna "b".

Está correta a seguinte associação entre as colunas "a" e "b":

  • A. 1-I − 2-III − 3-V − 4-IV − 5-II.
  • B. 1-III − 2-IV − 3-V − 4-II − 5-I.
  • C. 1-I − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-II.
  • D. 1-IV − 2-III − 3-I − 4-V − 5-II.
  • E. 1-II − 2-III − 3-IV − 4-V − 5-I.
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