Questões de Comunicação Social do ano 2016

Lista completa de Questões de Comunicação Social do ano 2016 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O romantismo de Lulu Santos poderia ser discutido por anos. “Olha meu bem o céu. Vê quanta luz, quanta estrela. Quase todas mortas. Só não é chegado para nós o tempo que se apagarão. A gente tá na lanterna, do tempo que virá”. O fato de muitas das estrelas do céu não existirem mais, nos coloca diante de uma realidade diferente. O que é real é o que vemos?

Os antigos já diziam “só acredito vendo”. Mas quando se vê acontecimentos não necessariamente estamos diante da veracidade dos fatos. A verdade “nua” e “crua” é hipotética e depende do tempo e do ponto de vista de um determinado ponto uma vez que “todo ponto de vista é meramente a vista à partir de determinado ponto”. Erra e se engana quem diz que viu a verdade como um todo uma vez que a verdade não pode ser empacotada quem dirá encaixotada.

O povo brasileiro deve prestar atenção nestas eleições onde costuma-se aparecer os donos da verdade e os “salvadores da pátria”. Muitas vezes o que vemos hoje é apenas uma luz de uma estrela que se apagou uma vez que vivemos reflexos (mesmo anos depois) de decisões políticas feitas no passado.

Esse texto foi publicado no Correio Mariliense sem assinatura. Pelas suas características pode-se afirmar que se trata de um(a)

  • A. artigo.
  • B. fait-divers.
  • C. editorial.
  • D. feature.
  • E. crítica.

Sobre sinais de revisão de texto, observe os sinais a seguir:

Eles representam as ações necessárias para revisar o texto, respectivamente:

  • A. Separar; Correção Analisada; Retirar espaço; Juntar palavra.
  • B. Unir; Caixa Alta; Adicionar espaço; Quebrar linha.
  • C. Adicionar espaço; Caixa Alta; Quebrar linha; Retirar espaço.
  • D. Inverter ordem; Correção Analisada; Adicionar espaço; Quebrar linha.

Um gênero de redação que é a forma de expressão do jornalista/escritor e que busca transmitir ao leitor seu juízo sobre os fatos, ideias, estados psicológicos pessoais e coletivos; tem, em seu sentido tradicional, o relato de acontecimento de ordem cronológica, reportando-nos à atualidade, ao momento, ao instante; passa da história e da literatura para o jornalismo, ocupando as colunas da imprensa diária e periódica; traz a valoração do fato, ao tempo em que vai se narrando; ao relatar algo, nos dá a sua versão do acontecimento; põe em sua narração um toque pessoal; trata-se de:

  • A. Crônica
  • B. Reportagem
  • C. Roteiro
  • D. Release

Era da Informação (também conhecida como Era Digital) é o nome dado ao período que vem após a Era Industrial, mais especificamente após a década de 1980. A respeito desse assunto, assinale a alternativa correta.

  • A. A geração atual recebeu o nome de Era da Informação devido à popularização da informática, que teve início na década de 1920.
  • B. A informação é neutra.
  • C. A facilidade de divulgação possibilita a produção de um grande número de informações úteis.
  • D. A era da informação é mais que uma mudança social; é uma mudança na condição humana.
  • E. Nem toda empresa recebe informação, mas todas recebem conhecimentos trazidos por seus funcionários.

O modelo comunicativo básico dessa primeira grande escola de comunicação é o do estímulo e da resposta, que provocaria efeitos instantâneos, mecânicos e amplos, de tal forma que se uma pessoa fosse atingida pela propaganda poderia ser facilmente controlada, manipulada e levada a agir. A teoria hipodérmica e o modelo comunicativo, focado no esquema estímulo/resposta é baseado na psicologia

  • A. Gestaltista.
  • B. Analítica.
  • C. Behaviorista.
  • D. Construtivista.
  • E. Associativa.

A hipótese cuja influência das comunicações de massa permanece incompreensível se não se considerar a sua importância em relação aos critérios de experiência e aos contextos situacionais do público é a hipótese

  • A. da agenda setting.
  • B. dos usos e gratificações.
  • C. da identidade de grupo.
  • D. do condicionamento individual.
  • E. da ação comunicativa.

O gráfico I representa o processo de comunicação de massa de acordo com a teoria hipodérmica e o gráfico II de acordo com a abordagem de campo. Acerca do gráfico I, é correto afirmar que

  • A. o líder de opinião representa os proprietários dos meios de comunicação ou comunicadores com grande poder de influência.
  • B. os círculos pretos representam os meios de comunicação receptores.
  • C. no processo de comunicação de massa, compreendido dessa forma, não se leva em consideração aspectos sociais.
  • D. a influência dos meios de comunicação de massa sobre a sociedade se dá de forma indireta, por uma série de interações sociais.
  • E. os círculos pretos representam os formadores de opinião.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...