Questões sobre Comunicação Integrada

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Tendo em vista que o grande desafio das organizações na atualidade é gerar relacionamento efetivo, eficaz e duradouro com seus públicos, buscando, com isso, o fortalecimento do seu conceito institucional, julgue os itens a seguir.

A comunicação integrada envolve conteúdos múltiplos, equipes multidisciplinares, integração, informatização de processos, comunicação em tempo real, entre outros.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em relação ao pensamento de Margarida Kunsch sobre Comunicação Integrada, analise as questões a seguir, indique com V a(s) verdadeira(s), com F a(s) falsa(s), e, ao fi nal, marque a opção correta.

( ) A comunicação integrada pressupõe a junção da comunicação institucional, da comunicação mercadológica e da comunicação interna.

( ) Os termos comunicação interna e endomarketing são sinônimos.

( ) O papel ideal do profi ssional de Relações Públicas é o de ser um estrategista e de uma pessoa com visão de mundo e de negócios.

( ) As relações públicas de marketing englobam a comunicação integrada de marketing.

( ) A principal diferença entre as atividades de relações públicas e as atividades de marketing é que as primeiras colocam ênfase no aspecto institucional e as de marketing enfatizam o aspecto mercadológico de uma organização.

  • A. V, V, F, F, V
  • B. V, F, V, F, V
  • C. F, V, F, V, F
  • D. V, F, F, F, V
  • E. F, F, F, V, F

Em termos de comunicação institucional, o diagnóstico é realizado após o planejamento estratégico, sempre por uma consultoria externa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Cultura organizacional é o processo de interação, imitação e aprendizagem estabelecido entre a organização e seus públicos, podendo, portanto, ser considerada sinônimo de imagem institucional. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

A comunicação integrada é entendida como a junção da comunicação interna, da institucional, da mercadológica e da administrativa. Por meio dela é possível atingirem-se os objetivos estratégicos da organização, a solidificação de sua imagem institucional e, inclusive, a boa vontade de seus públicos de relacionamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

A Organization of News Ombudsmen estabelece diretrizes e deveres para o trabalho do ombudsman. Sobre essas normas e indicações, assinale a afirmativa INCORRETA:

  • A.

    O ombudsman deve trabalhar para aumentar a credibilidade do veículo.

  • B.

    Deve ser um crítico interno do trabalho realizado: o processo e o produto.

  • C.

    Deve alertar a direção da redação sobre todas as queixas contra o veículo.

  • D.

    Deve representar os colegas de trabalho nas situações de conflito com a direção.

Numa campanha publicitária que objetiva reposicionar a imagem de uma empresa ou instituição governamental diante da opinião pública, a estratégia mais aconselhável de veiculação é a utilização da mídia:

  • A. única.
  • B. mix.
  • C. alternada.
  • D. audiovisual.
  • E. impressa.

Considerando a emergência do fenômeno do rumor num ambiente de crise institucional deve-se

  • A.

    evitar a exposição pública da organização.

  • B.

    levar em conta que toda crise é passageira.

  • C.

    promover ampla campanha publicitária de reforço da imagem institucional.

  • D.

    promover ampla campanha de divulgação de dados verossímeis.

A Promoção de Vendas é um importante elemento do mix de comunicação integrada, tendo recebido atenção crescente nos últimos anos, quando da elaboração dos orçamentos de comunicação de empresas de todos os tipos e portes. Neste contexto, o merchandising no ponto de venda integra o plano de comunicação quando é o caso de:

  • A.

    diminuir a metragem linear de exposição do produto.

  • B.

    reduzir os recursos investidos em equipes de promotores.

  • C.

    aumentar a visibilidade do produto na ocasião de compra.

  • D.

    aumentar os recursos investidos em venda pessoal.

  • E.

    estimular o consumidor a buscar mais informações no ponto de venda.

Segundo José Carlos Veronezzi, autor do livro “Mídia de A a Z”, um plano de mídia deve conter, no mínimo, quatro itens: Informações básicas, Objetivos, Estratégias e os Anexos importantes para ilustrar o plano. As Informações básicas devem trazer os seguintes elementos:

  • A.

    Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Táticas e Níveis de Veiculação.

  • B.

    Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Verba e Período.

  • C.

    Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Táticas e Cronograma de veiculação.

  • D.

    Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Programações básicas e Táticas.

  • E.

    Produto, Mercado, Concorrência, Target, Objetivos de marketing, Verba e Programações básicas.

"Diversos processos podem ser usados para adquirir a confiança e a compreensão dos funcionários da empresa, porém, o mais importante é o de saber ouvir" (Andrade, 2003). O profissional específico para esta atividade é:

  • A. Administrador.
  • B. Contador.
  • C. Relações Públicas.
  • D. Psicólogo.
  • E. Ombudsman.
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