Questões de Comunicação Social da Escola de Administração Fazendária (ESAF)

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A respeito de métodos e técnicas de pesquisa, indique a opção incorreta.

  • A.

    A entrevista em profundidade não permite testar hipóteses, dar tratamento estatístico às informações, definir a amplitude ou a quantidade de um fenômeno.

  • B.

    A observação participante realizada para investigar fenômenos de comunicação em comunidades ou regiões também é chamada de etnografi a de mídia, etnografi a de audiência ou etnografi a de recepção. A observação participante é uma metodologia utilizada para descobrir os comportamentos, usos e interpretações que faz o público dos meios de comunicação social.

  • C.

    O estudo de caso não deve ser confundido com pesquisa qualitativa, pois também pode incluir ou ser limitado a evidências quantitativas.

  • D.

    Grupos focais são um tipo de pesquisa qualitativa que tem como objetivo perceber os aspectos valorativos e normativos que são referência de um determinado grupo. O maior interesse do pesquisador, neste tipo de pesquisa, é compreender o grupo para generalizar os resultados para a sociedade.

  • E.

    A auditoria de imagem é um instrumento ou metodologia para avaliar a presença e a imagem de uma organização junto a determinados públicos ou à opinião pública. Como conjunto de técnicas ou metodologias, busca aferir a percepção que os públicos têm da organização.

De acordo com Melo Neto e Froes (1999), podemos listar os principais benefícios decorrentes das práticas de responsabilidade social das empresas. Entre eles, não se inclui

  • A.

    ganhos de imagem corporativa.

  • B.

    maior fidelidade dos clientes.

  • C.

    maior apoio e motivação dos funcionários.

  • D.

    maior visibilidade na mídia.

  • E.

    maior popularidade dos dirigentes.

Uma campanha publicitária traz embutida a característica de que as peças que a compõe devem trabalhar em conjunto, ou seja, devem ser criadas, produzidas e veiculadas de maneira coordenada. Sobre as campanhas publicitárias, avalie os itens a seguir e assinale a opção correta.

  • A.

    A escolha e a variedade dos canais e veículos de comunicação a serem usados em uma campanha dependem do tempo, da verba disponível e da estratégia do cliente, independentemente do público que se deseja atingir.

  • B.

    Uma campanha publicitária geralmente apresenta vários temas e conceitos, buscando agregar o máximo de qualidades e características do produto ou serviço que se deseja divulgar.

  • C.

    Uma campanha publicitária pode ser constituída por uma única peça ou pode ser composta por vários anúncios, fi lmes, cartazes, outdoors, spots, jingles, materiais de ponto de venda, folhetos promocionais, etc.

  • D.

    Um evento promocional, devido a suas características e abrangência, não deve ser considerado como parte de uma campanha publicitária, mesmo que tenha sido desenvolvido pela mesma agência de propaganda, para o mesmo anunciante e para atingir os mesmos objetivos que as demais peças.

  • E.

    Quanto maior a variedade de veículos de comunicação, mais chances terá uma campanha publicitária de atingir seus objetivos.

Jorge Martins, em seu livro Redação Publicitária: teoria e prática, afi rma que “Toda a publicidade é fato comunicativo que refl ete ideologias da fonte a serem transmitidas a determinados receptores. Para que isso aconteça satisfatoriamente, ela segue modelos informacionais da Linguística e da Semiologia que orientam na escolha e organização de sistemas de signos codifi cadores das mensagens.” Entre os itens abaixo relacionados à redação publicitária, assinale a opção correta.

  • A.

    Quanto mais a mensagem publicitária se caracterize pela novidade, pela surpresa, pelo rompimento de normas estabelecidas, mais ela comunicará.

  • B.

    O trabalho de redação publicitária deve estar voltado a não despertar expectativas nos receptores, pelo uso de sistemas de códigos e subcódigos, tornando a linguagem publicitária mais acessível.

  • C.

    Em sua essência, a mensagem de um texto publicitário deve construir uma imagem favorável que possibilite maior consumo, pela utilização de signos inusitados, apresentando situações que valorizem a coletividade e o consumo em massa, para que não seja caracterizado o individualismo do produto.

  • D.

    Quanto mais signos distintos forem usados em um texto publicitário, maior a capacidade desse texto comunicar e persuadir o receptor a tomar a atitude desejada pelo anúncio – ou seja, quanto mais informações, conceitos e temas, maior a chance do texto atingir seu objetivo.

  • E.

    Por “modelos informacionais da Linguística e da Semiologia”, o autor se refere à linguagem informal, presente em grande parte dos anúncios e textos publicitários.

Abaixo, há afi rmativas sobre alguns dos principais formatos de produtos informativos utilizados por organizações para se comunicar com públicos de interesse. Identifique a opção incorreta.

  • A.

    Newsletter é um informativo exclusivamente digital, voltado para segmentos especializados e com tema específico.

  • B.

    Boletim privilegia a informação imediata, na forma de notas e notícias curtas. A versão impressa geralmente tem poucas páginas e visual simples.

  • C.

    A mídia indoor é baseada em painéis digitais atualizados por computador. Muito comum em elevadores, por exemplo.

  • D.

    Position paper é utilizado para informar sobre a posição ofi cial da organização a respeito de um tema, geralmente polêmico ou complexo.

  • E.

    Publieditorial: material pago veiculado sob a forma de matéria jornalística. Não é o mesmo que a chamada matéria paga, já que o leitor é informado de que se trata de informe com características publicitárias.

A comunicação interna é apontada por muitos como um dos principais desafi os das equipes de comunicação e de recursos humanos das organizações para alcançar os objetivos estratégicos, consolidar a imagem corporativa e melhorar a produtividade. Assinale, entre as opções a seguir, aquela que não se adequa às estratégias, objetivos ou canais de comunicação interna em uma organização.

  • A.

    A comunicação interna em uma organização deve permitir e facilitar o fl uxo de informações internas e operacionais, tendo como finalidades máximas o melhor atendimento às necessidades do cliente e o cumprimento da missão institucional.

  • B.

    Toda organização possui redes de comunicação estabelecidas, sejam estas formais ou informais, caracterizando-se como um dos desafios da área de comunicação a prática corrente do diálogo informal, especialmente entre vários departamentos.

  • C.

    De forma geral, os passos para a elaboração de uma estratégia de comunicação interna são: a) avaliar a cultura interna; b) compreender os públicos internos; c) selecionar os meios de comunicação adequados; d) garantir o suporte tecnológico, fi nanceiro e operacional; e) formular e veicular as mensagens adequadas; e f) garantir a continuidade da comunicação ao longo do tempo.

  • D.

    As principais barreiras à comunicação interna são: a) o alto nível de especialização profi ssional, que difi culta a uniformidade das linguagens entre os públicos internos; b) as diferenças departamentais, que podem criar “ilhas” nas quais um setor não conversa com o outro; e c) as diferenças hierárquicas, especialmente entre a alta direção e os colaboradores de menores hierarquias.

  • E.

    Os meios de comunicação interna podem incluir: jornal interno, e-mail, intranet, memorandos, murais, revistas, encontros departamentais formais, reuniões periódicas de equipes, anúncios orais, cursos, treinamentos, vídeos corporativos e outros.

Sobre comunicação organizacional, avalie os itens abaixo, indicando a opção incorreta.

  • A.

    A imagem de uma organização junto a cada um dos públicos-alvo com os quais interage contribui para a formação de sua identidade corporativa.

  • B.

    Não é só por meio de fatos comunicáveis que a empresa se relaciona com seus públicos. Tudo da empresa, de alguma forma, comunica, e, portanto, contribui para sua imagem pública.

  • C.

    A criação e utilização de um processo de comunicação “silenciosa” e “implícita”, adequado e positivo, pode propiciar à empresa o fortalecimento de sua imagem e, consequentemente, de sua imagem corporativa.

  • D.

    Identifi car os potenciais interesses em confl ito, entre organização e seus públicos, administrar relações e garantir a adequada comunicação institucional são atribuições de uma atividade da Comunicação denominada Assessoria de Imprensa.

  • E.

    A disseminação adequada de fatos comunicáveis aos públicos relacionados e compatíveis resulta na formação de uma imagem positiva da empresa em cada um dos segmentos representativos de seu universo de interesse.

Planejamento estratégico de comunicação organizacional está relacionado com o futuro. Abaixo, identifique a expressão que defi ne como uma organização deseja ser vista por seus públicos estratégicos.

  • A.

    Objetivos Organizacionais.

  • B.

    Planejamento.

  • C.

    Visão.

  • D.

    Missão.

  • E.

    Política de Comunicação.

  • A.

    As ações de relações públicas fazem parte do composto de comunicação organizacional e podem ter um forte impacto sobre a percepção do público, muitas vezes com um custo inferior ao da propaganda.

  • B.

    A gestão orientada para a estratégia exige uma forte participação do componente de comunicação, com a utilização de diversas ferramentas e projetos que provoquem a redução gradual dos investimentos publicitários, que poderão, com o tempo, ser totalmente substituídos por outras ações.

  • C.

    Uma boa estratégia de comunicação institucional necessita utilizar todas as ferramentas disponíveis pela área, não sendo necessária, no entanto, uma forte integração das mesmas para alcançar objetivos consistentes e que se traduzam em vantagem competitiva.

  • D.

    A comunicação organizacional enquanto estratégia deve levar em consideração somente o público externo da organização.

  • E.

    Na elaboração da estratégia de gestão organizacional, as principais ferramentas de comunicação de massa – propaganda, promoção de vendas, relações públicas e marketing digital – não devem ser consideradas com sendo do mesmo nível de importância.

  • A.

    Uma das principais missões do processo de comunicação é estabelecer a ligação entre as pessoas e a alta direção para obtenção do melhor entendimento e desempenho na execução das tarefas, possibilitando alcançar as metas e objetivos definidos no momento da elaboração do planejamento estratégico.

  • B.

    A estratégia de comunicação em tornar uma organização transparente e preocupada com o exercício da responsabilidade social e da cidadania pode levar a uma imagem positiva, tornando a organização forte no seu segmento.

  • C.

    A reputação, que é uma evolução do conceito de imagem corporativa, está alicerçada em uma estratégia de comunicação consistente e que tenha visão de longo prazo, ambas consequência de uma gestão estratégica do composto comunicacional.

  • D.

    O processo de comunicação, por si só, facilita a tomada de decisão pelo gestor, bem como pode facilitar a implementação e aceitação das decisões estratégicas pelas pessoas que fazem parte da organização.

  • E.

    Alguns dos veículos de comunicação empresarial mais usuais, no sentido do texto, seriam os boletins corporativos, sítios de intranet corporativa, murais de avisos e comunicações internas.

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