Questões sobre Pesquisa em Comunicação

Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Dados secundários são dados que já foram coletados para objetivos distintos, e podem ser originados tanto dentro como fora da empresa. NÃO se caracterizam como fontes de dados secundários externos os(as)

  • A.

    bancos de dados bibliográficos.

  • B.

    dados estatísticos não governamentais.

  • C.

    índices econômicos.

  • D.

    relatórios de histórico de clientes.

  • E.

    publicações governamentais.

Comunicação interna e endomarketing podem ser considerados sinônimos. No que se refere a esse assunto, julgue os itens seguintes.

Para conhecer em profundidade o público interno de uma organização, é necessária a utilização de pesquisa, via questionário.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pesquisas de opinião tornaram-se parte indispensável dos programas de Relações Públicas e, segundo Philp Lesly, possuem quatro ingredientes essenciais: amostra, questionário, entrevistadores e análise. Sobre eles não podemos afirmar que:

  • A.

    a escolha da amostra permite refletir com absoluta precisão a opinião da população estudada;

  • B.

    o questionário deve ser cuidadosamente testado para se ter certeza que as informações desejadas serão obtidas;

  • C.

    a amostra pode ser selecionada segundo dois métodos básicos: a amostragem por quota e a amostragem por probabilidade;

  • D.

    os entrevistadores devem ser treinados e experientes no ofício de fazer perguntas;

  • E.

    uma análise cuidadosa será capaz de fornecer base confiável para que a empresa tome decisões.

No âmbito dos estudos da comunicação, em relação à idéia básica do agenda-setting, considere as afirmativas abaixo, identificando com V a(s) verdadeira(s) e com F, a(s) falsa(s):

( ) A capacidade dos mass media em influenciar a projeção dos acontecimentos na opinião pública confirma o seu importante papel na figuração da realidade social, isto é, de um pseudo-ambiente montado quase completamente a partir dos mass media.

( ) O agenda-setting é um modelo pensado para a apresentação da notícia em que os fatos são apresentados na ordem decrescente de importância.

( ) O pressuposto do agenda-setting é de que a compreensão que as pessoas têm de grande parte da realidade social lhes é fornecida, por empréstimo, pelos mass media.

( ) O agenda-setting baseia-se na chamada Teoria Crítica.

A seqüência correta é:

  • A. V V F F
  • B. F F F V
  • C. V F V F
  • D. V F F V
  • E. F V V F

O relatório Os Donos da Mídia, elaborado pelo Instituto de Estudo e Pesquisa em Comunicação (EPCOM), detalha as bases do poder econômico e político, no Brasil, constituído a partir das redes de televisão. O documento demonstra uma concentração ostensiva de propriedade das emissoras de televisão no país nas mãos de apenas seis grupos privados (Globo, SBT, Bandeirantes, Record, CNT e Rede TV). Sobre os serviços de radiodifusão, a legislação brasileira prevê que a exploração desses serviços depende, na forma da lei, de permissão ou concessão

  • A. privada
  • B. estadual.
  • C. municipal
  • D. federal.
  • E. da Associação Brasileira das Empresas de Rádio e Televisão (ABERT).

Devido aos custos inerentes ao processo, a pesquisa de mercado é solicitada quando o objetivo principal do estudo é:

  • A.

    identificar deficiências e lacunas existentes na comunicação interna da empresa.

  • B.

    levantar as necessidades do público consumidor e medidas possíveis a serem adotadas para sua satisfação.

  • C.

    diagnosticar problemas setoriais dentro de uma organização empresarial.

  • D.

    aferir o impacto de um conjunto de medidas administrativas junto à alta diretoria.

  • E.

    verificar a opinião do público interno quanto às normas e processos da organização.

A técnica de observação utilizada para pesquisa de mercado consiste em

  • A.

    captar o fenômeno social no seu ambiente natural com observações transversais e longitudinais.

  • B.

    criar um ambiente quase artificial para tentar controlar fatores espúrios e manipular variáveis.

  • C.

    usar questionário para testar hipótese específica envolvendo um grande número de entrevistados.

  • D.

    usar formulário para mapear a população e o target de forma a permitir comparação entre os dois universos.

  • E.

    fazer entrevistas aleatórias para criar uma base de dados que será usada para determinar o mercadoalvo.

Em uma pesquisa de opinião, o ponto de partida é a definição do universo de pesquisa. Contudo, quando não se conhece o tamanho desse universo, a amostra a ser pesquisada pode ser selecionada por

  • A.

    conveniência, julgamento ou cota.

  • B.

    estratificação social e nível de renda.

  • C.

    escolaridade, faixa salarial e distribuição geográfica.

  • D.

    sorteio.

  • E.

    auto-indicação.

Com referência à afirmação acima, julgue os itens subseqüentes.

As pesquisas comunicacionais brasileiras tiveram seu ápice na década de 20, na Amazônia, em função da relação das universidades com o Projeto Rondon.

  • C. Certo
  • E. Errado

Pesquisa é um dos principais instrumentos para o sucesso da atividade de comunicação. Com referência a esse tema, julgue os itens a seguir.

O tipo de pesquisa predominante nas atividades de comunicação é o da pesquisa básica, que exige comprovação de todas as hipóteses.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...