Questões sobre Pesquisa em Comunicação

Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No que tange à pesquisa de opinião, assinale a alternativa correta.

  • A. Também conhecida como sondagem, a pesquisa de opinião é um levantamento estatístico com amostra abstrata. Ela indica as opiniões de uma determinada população por meio de perguntas feitas para uma fatia desse grupo e extrapolando a tabulação das respostas para um grupo maior.
  • B. A manipulação e o direcionamento de uma pesquisa de opinião são recursos do chamado lobby.
  • C. A primeira pesquisa de opinião de que se tem conhecimento foi realizada em 1824, por ocasião de uma disputa pela Presidência dos Estados Unidos da América (EUA). Mas foi a eleição de John Kennedy, em 1960, prevista por George Gallup, que lançou as sondagens a um novo patamar.
  • D. O resultado da recente eleição presidencial realizada nos EUA pôs por terra os resquícios científicos do processo de pesquisa de opinião.
  • E. Se, por um lado, as pesquisas de opinião são vistas como o canal para a voz das maiorias silenciosas, por outro, suscitam questionamentos acerca do uso dela para a manipulação por parte da classe dominante.

Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. Os grupos focais são utilizados em pesquisas de exploração e de avaliação, com um tema predeterminado, e, geralmente, estão associados a outras formas de pesquisa de opinião qualitativas e quantitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Grupo focal é a metodologia utilizada em pesquisas sociais de opinião, principalmente na área de comunicação, políticas públicas e marketing. Acerca dessa metodologia, julgue os itens subsequentes. O tema de pesquisa deve ser o principal critério de escolha dos participantes do grupo focal, o que significa que o grupo precisa ser homogêneo em relação ao tema pesquisado e avaliado.

  • C. Certo
  • E. Errado

O pesquisador Carlos Eduardo Lins da Silva realizou uma investigação de cunho científico sobre a recepção de um telejornal em diferentes comunidades. Para fazer sua pesquisa, o autor incentivou as pessoas interrogadas a raciocinar sobre a informação recebida do telejornal, interferindo no diálogo dos participantes para que tivessem ativo papel crítico a respeito das matérias escolhidas. Isto é, o pesquisador teve participação ativa no embate de ideias sugeridas pela recepção do noticiário. Essa metodologia é chamada de

  • A. grupo de pesquisa.
  • B. estudo de caso.
  • C. pesquisa-ação.
  • D. investigação incentivada.
  • E. pesquisa comunitária.

Alguns pesquisadores da comunicação no interior das organizações entendem que ela se opera por meio de quatro fluxos principais: ascendente, descendente, horizontal e transversal. Este último

  • A. se caracteriza pela circulação de críticas, apelos e sugestões por meios oficiais mantidos pela organização, como jornais e boletins, ou por cartas pessoais dos funcionários para a direção da organização.
  • B. corresponde às determinações oriundas da alta administração para o corpo de funcionários, por meio de publicações oficiais dirigidas a todo o universo funcional da organização.
  • C. é representado pela comunicação informal entre os vários segmentos da organização e não respeita os limites hierárquicos criados pela burocracia organizacional.
  • D. acontece por meio de canais tecnológicos como intranet e e-mail e tem o poder de subverter as hierarquias, por permitir mensagens entre funcionários de diversos setores.
  • E. evidencia a existência de uma cultura subjacente à cultura oficialmente estruturada pela organização para atingir as suas metas e acontece, principalmente, nos eventos extraexpediente.

No que diz respeito à pesquisa de opinião e mercado e pesquisa de mídia, julgue os itens que se seguem. A pesquisa de mídia é utilizada para determinar os veículos que apresentam os menores valores de veiculação.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à pesquisa de opinião e mercado e pesquisa de mídia, julgue os itens que se seguem. A pesquisa de opinião pública destina-se a influir na comercialização de um produto mediante análise interpretativa dos fatos relacionados aos problemas de distribuição e venda ao consumidor.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que diz respeito à pesquisa de opinião e mercado e pesquisa de mídia, julgue os itens que se seguem. Na pesquisa IBOPE Mídia, realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, aferem-se dados de audiência regular em várias capitais e cidades brasileiras.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem. As experiências de ouvidoria nos órgãos públicos brasileiros se enquadram entre os mecanismos de prestação de contas e responsabilidade social. Essas experiências visam fortalecer o exercício da cidadania.

  • C. Certo
  • E. Errado

No que se refere à comunicação pública, julgue os itens que se seguem. A função da ouvidoria na comunicação pública corresponde à do ombudsman nos veículos de comunicação. Se, na indústria informativa, o ombudsman opera como vigilante dos sistemas de comunicação, na comunicação pública a ouvidoria atende aos princípios da transparência e da qualidade no atendimento aos usuários.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...