Questões sobre Pesquisa em Comunicação

Lista completa de Questões sobre Pesquisa em Comunicação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Considerando a importância das pesquisas de opinião, tanto como instrumentos de averiguação quanto de intervenção, julgue os itens subsequentes.

Público-alvo é a amostra focal que, uma vez apreendida em suas tendências, possibilita a projeção ampla e generalizada dos resultados de uma sondagem de opinião.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os itens a seguir.

A amostragem constitui o conjunto de dados criteriosamente selecionado, que, representativo de um todo, deve ser analisado com base nos referenciais metodológicos da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os itens a seguir.

Nas pesquisas realizadas para orientar a formulação do plano de comunicação, os dados primários são coletados de acordo com os objetivos específicos da pesquisa; o plano de coleta de dados secundários refere-se às informações geradas por outras pesquisas, com outras finalidades, mas necessárias para complementar a análise, podendo a coleta desses dados ser feita em fontes especializadas externas à empresa.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito da pesquisa científica na área de comunicação, julgue os itens a seguir.

A pesquisa qualitativa destina-se a qualificar a precisão dos dados, coletados por meio de técnicas estatísticas como percentual, média, desvio padrão, coeficiente de correlação, análise de regressão; a quantitativa visa à análise das informações colhidas em entrevistas abertas ou fechadas, em relatos de histórias de vida, em análises de revistas e jornais. A escolha da metodologia de abordagem adequada deve ser orientada pelo objetivo da pesquisa.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de planejamento de campanhas publicitárias, julgue os itens que se seguem.

A pesquisa, importante ferramenta tanto do ponto de vista científico quanto do ponto de vista mercadológico, é utilizada na avaliação de produtos, serviços, embalagens, entre outros objetos.

  • C. Certo
  • E. Errado

Com relação aos métodos e as técnicas de pesquisa, julgue o item a seguir.

A auditoria de comunicação consiste na revisão e análise sistemática da eficácia de comunicação da organização com seus públicos internos e externos.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.

Pesquisas qualitativas examinam com maior profundidade dados acerca de situações investigadas previamente por pesquisas quantitativas.

  • C. Certo
  • E. Errado

O marketing opera a partir da pesquisa de imagem, de mercado e de opinião. Com base nessa assertiva, julgue os itens a seguir.

A pesquisa de opinião pública pode ser utilizada nas relações com os mais diferentes públicos, como empregados, imprensa, consumidores ou acionistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.

Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.

O viés é um erro constante e sistemático, existente ou associado a alguma fase da coleta de dados ou de seu processamento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Em uma das eleições em São Paulo, o candidato A, confiando nas pesquisas de opinião, deixou-se fotografar na cadeira de prefeito. Mas ganhou o candidato B, que até desinfetou a cadeira antes de tomar posse. A explicação de especialistas em opinião pública ficou por conta de um viés.

Tendo como referência inicial o texto acima e acerca do conceito de viés, julgue os itens a seguir.

O viés, tal como o erro amostral e tal como a margem de erro é um fator previsível e mensurável.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...