Questões sobre Pesquisa em Comunicação

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As pesquisas quantitativas são usadas para verificar opiniões e atitudes por meio de questionários estruturados. A Pesquisa de

  • A. Satisfação de Cliente avalia a satisfação dos empregados em pertencer ao quadro funcional da empresa. Tem a finalidade de evitar problemas relacionados à organização.
  • B. Mercado avalia a imagem da empresa em relação aos diversos públicos, como clientes, fornecedores, mídia e outros.
  • C. Imagem tem como base dados coletados por métodos específicos com o objetivo de oferecer aos gestores informações para o planejamento estratégico e de marketing.
  • D. Clima Organizacional é usada para avaliar a satisfação da clientela sobre atendimentos, produtos e serviços oferecidos pela empresa ou entidade.
  • E. Cliente Oculto analisa o comportamento dos empregados de uma empresa perante os clientes para ajudar os administradores a descobrirem as necessidades de treinamento e melhoria de atendimento.

Em Comunicação é correto afirmar que

  • A. a hipótese do gatekeeping sustenta que as pessoas repercutem em suas conversas os assuntos veiculados pela mídia.
  • B. a hipótese principal sobre recepção das informações é que, ao mudar de opinião, os leitores buscam aproximação das opiniões que julgam predominantes.
  • C. a teoria da dissonância cognitiva entende que o receptor sentirá desconforto psicológico diante de duas referências psicomotoras.
  • D. estudos sobre a espiral do silêncio concluem que as pessoas temem ficar isoladas se expressarem plublicamente opiniões diferentes das do grupo dominante.
  • E. a hipótese do agenda setting considera que as notícias são filtradas por um responsável de acordo com critérios de noticiabilidade.

Considere o texto e as charges abaixo.

  • A.

    somente I

  • B.

    somente II

  • C.

    somente III

  • D.

    somente I e III

  • E.

    somente II e III

Pesquisa, em sentido geral, é todo procedimento sistemático de investigação ou de busca minuciosa para averiguar e estudar a realidade, com o fim de descobrir ou estabelecer fatos ou princípios relativos a um campo qualquer de conhecimento. Atualmente, as modalidades de pesquisa em comunicação são muitas; entre elas, a pesquisa de opinião pública. Assinale a alternativa que apresenta característica(s) da pesquisa de opinião pública.

  • A.

    Conhecer mais profundamente a reação psicológica do público com referência a determinada marca, produto, acontecimento ou serviço; determinar as razões pelas quais os consumidores adquirem certa marca ou tipo de produto.

  • B.

    Influir na comercialização de um produto ou serviço, mediante processo de coleta, registro e análise interpretativa dos fatos relacionados a problemas de distribuição e venda ao consumidor.

  • C.

    Envolver testes de mercado para serviços recém-criados (incluindo sua necessidade, utilidade para o consumidor e possibilidades de aceitação), a procura de novas utilidades para serviços já existentes e até estudos sobre a eficácia da embalagem (pacotes turísticos, como exemplo).

  • D.

    Determinar as características de um mercado e medir a sua extensão, para avaliar o seu potencial de vendas (ou seja, a estimativa da capacidade de compra de um determinado produto, serviço ou ideia pelos consumidores).

  • E.

    Levantar as atitudes e as opiniões do público acerca de determinado assunto, acontecimento notório, instituição etc.; emprega-se essa denominação principalmente para sondagens relacionadas a objetivos sociológicos, jornalísticos ou políticos.

No que se refere às pesquisas de opinião, de mercado e de mídia, julgue os itens a seguir.

A técnica de pesquisa denominada entrevista em profundidade é indicada para pesquisa que envolva um grande número de pessoas, pois sua realização é mais rápida do que a aplicação de questionário padronizado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Julgue os itens seguintes, relativos a métodos e técnicas de monitoramento e análise de mídia.

A análise de conteúdo, metodologia de enfoque quantitativo, tem como referenciais básicos a frequência com que determinados valores semânticos aparecem na mídia e a mensuração dos espaços concedidos a uma temática.

  • C. Certo
  • E. Errado

As pesquisas de mídia e a sua validação por órgãos especializados representam mais que indicadores estatísticos; elas têm valor institucional no mercado publicitário. Considerando essa informação e os dados do fragmento de texto acima, julgue os itens que se seguem.

O IVC é uma entidade que tem por objetivo verificar a qualidade do conteúdo dos meios impressos, garantindo, dessa forma, a idoneidade do investimento publicitário nos veículos associados ao instituto.

  • C. Certo
  • E. Errado

Um instituto de pesquisa apresentou os resultados de uma pesquisa feita sob encomenda, ou seja, a partir das necessidades específicas de um cliente. Nesse caso, o contratante participa ativamente na estrutura do trabalho, definindo prioridades ou enfoques em conjunto com a coordenação de análise do instituto (www.ibope.com.br − adaptado).

Esse tipo de pesquisa é chamado de pesquisa

  • A.

    comportamental.

  • B.

    mercadológica.

  • C.

    Ad Hoc.

  • D.

    de análises e índices.

  • E.

    pro bono.

Numa pesquisa quantitativa utilizam-se apenas perguntas fechadas, nas quais as alternativas de resposta estão prédeterminadas no questionário. Em uma pesquisa eleitoral sobre intenção de voto, as alternativas de resposta devem ser apresentadas ao entrevistado, sem induzi-lo, em

  • A.

    entrevista participante, na qual o entrevistador aleatoriamente nomeia os candidatos.

  • B.

    questionário, aparecendo os nomes dos candidatos em ordem alfabética.

  • C.

    questionário, contendo os nomes dos candidatos em uma ordem determinada por sorteio.

  • D.

    disco de pesquisa colocado nas mãos do entrevistado.

  • E.

    material que contenha apenas as fotos dos candidatos.

Considere:

I. São utilizados em testes de conceito e como préfase de estudos quantitativos maiores.

II. Os promotores estão interessados nas expressões faciais, linguagem corporal e opiniões pessoais dos participantes sobre determinados temas ou produtos.

III. Por vezes são criadas transcrições da gravação, dos pontos mais importantes debatidos pelo grupo.

IV. Os resultados da pesquisa são representativos, pois possibilitam a generalização para a população investigada.

Em relação a técnica de discussão de grupo denominada focal groups, está correto o que se afirma APENAS em

  • A.

    I e III.

  • B.

    I e II.

  • C.

    III e IV.

  • D.

    I, II e III.

  • E.

    II e IV.

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