Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir. A escolha de notícias pelos jornalistas é compreendida, geralmente, dentro da teoria do gatekeeping, por meio da qual o profissional é visto como aquele que seleciona o que vai ou não ser publicado.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir. A circulação e o consumo são partes integrantes do processo de produção jornalística.

  • C. Certo
  • E. Errado

Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir. Dada a multiplicidade de fatores a ser considerada no conceito valor-notícia, é necessário que o processo de produção jornalística seja rigidamente pré-fixado para evitar distorções.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de características, técnicas e linguagens de produção jornalística, julgue os itens subsequentes. Os princípios da linguagem das mídias tradicionais são extensivos ao texto do jornalismo na Web.

  • C. Certo
  • E. Errado

A respeito de jornalismo na Internet ou Webjornalismo, julgue os próximos itens. No texto jornalístico para a Web é comum, e até aconselhável, o uso de mídias unidas por elos virtuais não sequenciais a fim de viabilizar diferentes direções de leitura.

  • C. Certo
  • E. Errado

Constituem etapas da produção de uma nota para a imprensa:

  • A. Apuração da informação por meio de entrevistas com os gestores da instituição e, após a redação, distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa.
  • B. Redação da nota seguindo os princípios do texto informativo, com linguagem conotativa e destaque no lead para o posicionamento da instituição sobre o acontecimento.
  • C. Apuração da informação e levantamento de dados complementares para redação seguindo os princípios do texto informativo, mas com destaque para o posicionamento da instituição já no lead.
  • D. Apuração e redação da informação, seguida de anúncio de coletiva de imprensa para a divulgação da nota.
  • E. Distribuição no horário de fechamento dos veículos de imprensa, seguindo de Folow up, ou seja, distribuição para o mailing de jornalistas.

Sobre esses conceitos, é correto afirmar que

  • A. inexistem diferenças entre a reportagem e a opinião.
  • B. toda reportagem apresenta a opinião clara do repórter.
  • C. a reportagem mostra as circunstâncias sem partidarização.
  • D. a opinião sempre trabalha com isenção total.
  • E. a opinião e a reportagem são feitas a partir de entrevistas.

A elaboração de uma peça na produção publicitária compreende inúmeras etapas. Entre as primeiras a serem desenvolvidas encontra-se aquela em que os envolvidos na produção da campanha apresentam inúmeras ideias para serem discutidas, algumas às vezes até disparatadas, com o objetivo de elaborar uma peça bastante criativa. Esse processo é chamado de

  • A. briefing.
  • B. slogan.
  • C. jingles.
  • D. feedback.
  • E. brainstorm.

Na criação de um house organ por uma empresa ou instituição é recomendável que o veículo possua um Conselho Editorial formado por representantes da assessoria de comunicação, por representantes da direção e dos empregados. A principal finalidade desse Conselho Editorial é

  • A. zelar pelos interesses e assuntos da direção.
  • B. atender todos pedidos dos stakeholders.
  • C. discutir as pautas e avaliar os seus resultados.
  • D. priorizar os produtos ou serviços da empresa.
  • E. fiscalizar os textos a serem publicados.

Para a produção de um telejornal faz-se necessário o domínio e o conhecimento de várias técnicas que, ao serem bem utilizadas, garantem o seu êxito. Quando não foi possível captar as imagens ou não houve tempo para editá-las, o repórter apresenta diretamente à câmara o que foi apurado na realização da matéria. Esse recurso é chamado de

  • A. PAN.
  • B. gossips.
  • C. teaser.
  • D. off.
  • E. stand up.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...