Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística

Lista completa de Questões sobre Técnicas de apuração, redação, objetividade, edição e produção jornalística para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Acerca dos instrumentos release, press-kit, notas oficiais e entrevistas coletivas utilizados pela assessoria de imprensa em eventos culturais, julgue os itens subsecutivos. As entrevistas coletivas de imprensa correspondem a eventos organizados por entidades, organizações ou personalidades para comunicar determinado fato de interesse massivo e, por sua complexidade, levam muito tempo para ser planejadas.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca dos instrumentos release, press-kit, notas oficiais e entrevistas coletivas utilizados pela assessoria de imprensa em eventos culturais, julgue os itens subsecutivos. Uma nota oficial corresponde a um texto distribuído à imprensa em situações críticas, como, por exemplo, um acidente ocorrido em um determinado evento cultural; pelo fato de expor situação crítica, não pode constituir matéria paga.

  • C. Certo
  • E. Errado

Acerca de clipping e marketing institucional, julgue os itens seguintes. O clipping de um evento cultural não pode servir para montagem de portfólio dos artistas e(ou) do produtor deste evento.

  • C. Certo
  • E. Errado

Analise o fragmento a seguir.

“Com quatro tiros de pistola, disparados à queima roupa, o comerciário José da Silva matou sua esposa Cristina Santos da Silva, ontem, na residência do casal, na rua Marechal Deodoro, 25, porque a vítima era suspeita de ter um caso extraconjugal com o vizinho.”

Apesar de responder às seis perguntas que definem o lide clássico, o trecho acima valoriza o

  • A. “Como?”
  • B. “Quando?”
  • C. “Quem?”
  • D. “Onde?”
  • E. “Por que?”

Assinale a opção que indica exemplos de textos opinativos em rádio, genericamente chamados de comentários.

  • A. Off e passagem.
  • B. Notícia e sonora.
  • C. Manchete e abertura.
  • D. Suite e crônica.
  • E. Editorial e crítica.

O texto noticioso para a mídia impressa diária se caracteriza por

  • A. estruturas rebuscadas e vocabulário técnico para demonstrar a erudição do jornalista.
  • B. frases curtas e em ordem direta de modo a tornar o texto mais claro.
  • C. grande quantidade de adjetivos usados como estratégia de aproximação com os leitores.
  • D. ser estilisticamente pobre e descuidado devido à sua efemeridade.
  • E. apresentar predominância de orações na voz passiva para aumentar a coesão textual.

Matérias jornalísticas elaboradas com a finalidade de divulgar conhecimento são aquelas que

  • A. se espalham dentro das comunidades científicas nos âmbitos das disciplinas específicas, conforme classificação CNPq.
  • B. divulgam os resultados mais espetaculares de ciências exatas e naturais, como a astrofísica, a biologia e a medicina.
  • C. aplicam linguagem científica à divulgação de informações normalmente elaboradas no modelo da pirâmide invertida.
  • D. traduzem a divulgação realizada dentro das comunidades científicas para termos compreensíveis ao público leigo.
  • E. pontuam dentro de uma publicação quando está tratando de temas não ligados à economia, à política e aos esportes.

Uma empresa de autopeças recebeu prêmio de qualidade de uma das duas maiores montadoras de automóveis do mundo. O assessor de comunicação recebeu a tarefa de produzir um texto para os veículos internos, um release para comunicar a imprensa e também de escrever um texto que seria publicado no jornal de uma cidade do interior em que esta empresa tinha uma filial. Considere as proposições abaixo.

I. Os jornalistas adotam critérios de seleção (o que vai ser, ou não, publicado) e de construção (como a notícia será escrita). Mesmo em situações como a do cenário acima, o assessor de comunicação deve adotar critérios diferentes de constru ção. Nem todos os textos deverão seguir a mesma abordagem.

PORQUE

II. Apesar dos critérios de seleção serem os mesmos (a empresa recebeu um importante selo de qualidade), o release para os veículos de imprensa não deve conter aspas do presidente da empresa, enquanto no texto para o jornal do interior estas aspas são facultativas e, nos que serão publicados nos veículos internos, obrigatórias.

É correto afirmar que

  • A. ambas são corretas e a segunda explica a primeira.
  • B. a primeira é correta, a segunda está incorreta e não explica a primeira.
  • C. ambas são corretas, mas a segunda não explica a primeira.
  • D. as duas estão incorretas.
  • E. a segunda está correta e a primeira está incorreta.

Na redação publicitária, sua importância é muito grande, tendo entre suas características principais a concisão, ser facilmente repetível, resumir os conceitos da marca e os diferenciais do produto. As qualidades apresentadas são inerentes ao

  • A. título.
  • B. briefing.
  • C. slogan.
  • D. box.
  • E. texto-legenda.

Tendo em vista os princípios e os processos da produção jornalística, julgue os itens a seguir. Erudição, ordem direta, clareza, concisão e modismos são princípios que devem nortear o texto jornalístico.

  • C. Certo
  • E. Errado
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...