Questões sobre Teorias da Comunicação

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O prefeito do município de Arapongas – PR enviou um e-mail convocando todos os servidores para uma reunião sobre atendimento ao público. Diante da situação hipotética e dos conceitos dos elementos da comunicação, assinale a alternativa CORRETA:

    A) O código utilizado para redigir a mensagem foi o correio eletrônico.

    B) O canal utilizado para divulgar a mensagem foi a língua portuguesa.

    C) O referente foi a reunião sobre atendimento ao público.

    D) Os emissores da mensagem foram todos os servidores.

    E) O receptor da mensagem foi o prefeito.

Jürgen Habermas, pensador da assim chamada “Segunda Geração” da Escola de Frankfurt, propôs a consecução de formas de se relacionar socialmente para superar a busca do sucesso individual (ação estratégica) para dinâmicas dialogadas buscando o entendimento mútuo (ação comunicativa). Durante sua trajetória, particularmente na ascensão dos debates sobre a globalização, ele se debruça sobre o entendimento e construção de um espaço socialmente reconhecido, não institucionalizado, em que circulam ideias, propostas debates, pontos de vistas do cotidiano. A comunicação é elemento vital para a circulação de tais informações nesse espaço, o qual é denominado pelo autor como

    A) Teoria Crítica.

    B) Indústria Cultural.

    C) Reprodutibilidade Técnica.

    D) Dialética do Esclarecimento.

    E) Esfera Pública.

Sobre a indústria cultural, é correto afirmar que foi uma expressão

    A) idealizada por Walter Benjamin para explicar a perda de aura da cultura popular, que seria produzida pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    B) criada por Adorno e Horkheimer para se diferenciar da cultura erudita, que é espontaneamente aprendida pelas massas. A indústria cultural se apropria da cultura erudita para produzir cultura popular.

    C) cunhada por Adorno e Horkheimer para evitar a confusão com cultura de massa, que seria a cultura gerada espontaneamente pelas massas. A indústria cultural utiliza o processo de serialização e padronização dos bens culturais.

    D) pensada por Adorno e Habermas para explicar a padronização da circulação de bens culturais dentro da esfera pública. A indústria cultural seria o mecanismo de agendamento das ideias da opinião pública.

    E) explicada pela primeira vez por Umberto Eco na obra Viagem à Irrealidade Cotidiana. A indústria cultural seria a forma de integrar os indivíduos dentro da sociedade democrática, na medida em que as massas entram em contato com a reprodução de obras de arte.

Ícone, índice e símbolo, dentro da classificação dos signos proposta por Charles Sanders Peirce, em suas teorias sobre semiótica, referem-se à relação do signo

    A) de maneira geral.

    B) consigo mesmo.

    C) com seu interpretante.

    D) com seu interpretado.

    E) com seu objeto.

Na teoria do agendamento, a mídia induz não o que as pessoas pensarão, mas sobre o que elas debaterão. A seleção de assuntos pode ser de acordo com aquilo que um selecionador entende por interesse público (conteúdo jornalístico) ou com a veiculação promocional fundamentada em necessidades comerciais, organizacionais e/ou programáticas (conteúdo publicitário). No processo de comunicação, de acordo com essa teoria, a “saliência” é o conceito que se refere

    A) ao valor dado pelo receptor a um determinado assunto da agenda, realizando a interface entre a percepção individual e a opinião pública.

    B) à forma como um assunto será tratado nos diversos foros sociais de debate (trabalho, casa, vizinhança etc.) provocados pela mídia.

    C) ao tempo em que o tema agendado pela mídia levará da veiculação à agenda do público e à influência sobre a opinião pública.

    D) à falta de confiança do receptor na informação, gerando uma busca por confirmação com informações mais detalhadas e confiáveis.

    E) à frequência e à ênfase com que um conteúdo é veiculado, demonstrando que é julgado muito importante nos círculos publicadores.

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